Tuesday, June 12, 2012

Espanha: O "alvo a abater"

A selecção espanhol era tida por muitos como aquela que chegava às fases finais das grandes competições e depois falhava rotundamente. Contudo, tudo mudou em 2008, quando finalmente os espanhóis conquistaram o Europeu na Suíça e Áustria (a conquista de 1964 foi noutra era). Dois anos volvidos, a conquista do campeonato do Mundo elevou esta geração de craques espanhóis à melhor de sempre no seu país e a uma das melhores da história do futebol. Na Polónia e Ucrânia abre-se espaço para tentarem mais um feito. Contudo, a tarefa não vai ser fácil, pois como campeões da Europa e do Mundo, a Espanha será o alvo a abater pela concorrência. Del Bosque tem nos 23 convocados dois top-5 mundial (Iniesta e Xavi), grande qualidade em todos os sectores, restando saber como é que a Espanha vai sentir a ausência de um dos seus líderes (Puyol) e do seu melhor goleador em fases finais (Villa).

Lista de convocados:
GR: Casillas (Real Madrid), Valdés (Barcelona) e Reina (Liverpool)
DEF: Arbeloa (Real Madrid), Juanfran (At. Madrid), Sérgio Ramos (Real Madrid), Pique (Barcelona), Albiol (Real Madrid), Javi Martínez (At. Bilbau) e Jordi Alba (Valencia).
MED: Busquets (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Xavi (Barcelona), Iniesta (Barcelona), Cazorla (Málaga), Mata (Chelsea), Silva (Man. City) e Fàbregas (Barcelona)
AVA: Navas (Sevilha), Pedro (Barcelona), Llorente (At. Bilbau), Torres (Chelsea) e Negredo (Sevilha)
11 provável (4231):  Casillas; Arbeloa, Ramos, Pique e Alba; Busquets, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta e Silva; Torres. VM - O 11 espanhol não tem nada que enganar, pois existem poucas mexidas em relação às últimas competições. Face às ausências de Puyol e Villa (por lesão) e de Capdevilla, Del Bosque vai colocar Arbeloa, Alba e Silva. Um meio campo de classe mundial, com um Torres à procura dos melhores momentos (relembramos que "El Niño" ofereceu o título europeu à Espanha em 2008).
Estrelas: Xavi, Iniesta, Silva e Pique
Objectivo: Título
Previsão do VM: Final - Com um plantel de luxo e um grande entrosamento entre todos os elementos, espera-se que a Espanha chegue novamente à final do Europeu. Até onde irá a Espanha? Conseguirão os espanhóis conquistar novo título internacional, depois do Euro 2008 e Mundial 2010? Quem os poderá travar?

PS - Juanfran que só este ano foi adaptado a lateral direito no Atl. Madrid substitui o lesionado Iraola, já a presença de Navas e Pedro que fizeram uma época inferior a Muniain, e de Torres e Negredo em detrimento de Soldado e Adrián, considerando o que  protagonizaram esta temporada acaba por ser injusta (não está em causa a qualidade de Pedrito e de El Nino, aliás até acreditamos que podem ser importantes na competição). No restante, acaba por ser a convocatória esperada (a presença de Albiol que nos últimos 2 anos praticamente não jogou é apenas para contrariar a política do VM de só convocar titulares e para dar razão aos que argumentam contra ao nosso critério, do género "Se os campeões do Mundo convocam suplentes, porque razão as outras selecções não podem fazer o mesmo").