Tuesday, June 12, 2012

Rep. Checa: Segurança de Cech, talento de Rosicky e poder de finalização da dupla Baros-Necid, será suficiente para os checos repetirem o sucesso do passado?

Desde a independência em 1993, os checos nunca falharam uma presença num Campeonato da Europa. Com mais ou menos craques, a verdade é que a máquina checa tem sempre o Europeu como mira. Depois da fantástica estreia em 1996 (perderam a final no prolongamento), seguiu-se uma fraca prestação em 2000, nova mostra de qualidade em 2004 (futebol ofensivo bastante interessante) e outra fraca prestação em 2008. Seguindo a lógica, o ano de 2012 seria novamente glorioso para a Rep. Checa, contudo, dificilmente poderão repetir a passagem pelas meias finais do Europeu. Apesar de contar com nomes interessantes, como Cech (considerado o melhor guarda-redes do Ano para o VM), Rosicky (caso esteja nas melhores condições físicas), Necid, Baros, Hubschman e Kadlec, esta Rep. Checa está longe de apresentar a qualidade futebolística dos seus antecessores. No entanto, o grupo A promete grande equilíbrio e o estatuto de "outsider" irá retirar pressão aos checos (em 2008, a crítica até referia que os checos iam ficar à frente de Portugal no grupo, mas no fim, nem sequer ultrapassaram a fase de grupos). 

Lista de convocados:
GR: Petr Čech (Chelsea), Jaroslav Drobný (Hamburgo) e Jan Laštůvka (Dnipro Dnipropetrovsk)
DEF: Theodor Gebre Selassie (Slovan Liberec), Roman Hubník (Hertha Berlim), Michal Kadlec (Bayer Leverkusen), David Limberský (Viktoria Plzeň), Tomáš Sivok (Beşiktaş) e Marek Suchý (Spartak Moskva)
MED: Vladimír Darida (Viktoria Plzeň), Tomáš Hübschman (Shakhtar Donetsk), Petr Jiráček (Wolfsburg), Daniel Kolář (Viktoria Plzeň), Milan Petržela (Viktoria Plzeň), Václav Pilař (Wolfsburg), Jaroslav Plašil (Bordéus), František Rajtoral (Viktoria Plzeň) e Tomáš Rosický (Arsenal FC)
AVA: Milan Baroš (Galatasaray), David Lafata (Jablonec), Tomáš Necid (CSKA Moscovo), Tomáš Pekhart (Nürnberg) e Jan Rezek (Anorthosis).
11 provável (442): Cech; Gebre Selassie, Hubnik, Sivok e M. Kadlec; Hubschman, Rosicky, Pilar e Plasil; Baros e Necid VM - Baros e Necid formam uma dupla de respeito na frente de ataque, Cech é um dos melhores guarda-redes do Mundo , mas o sucesso da Rep. Checa passa muito pelo momento de forma de Rosicky. Se o médio do Arsenal estiver a 100% (o que tem sido raro nos últimos tempos) as hipóteses dos checos aumentam consideravelmente.
Grupo A: Grécia, Polónia e Rússia
Estrelas:  Čech, Rosický e Baros
Objectivo: Ultrapassar a fase de grupos
Previsão do VM: Fica pela fase de grupos - Apesar de contar com Cech, Rosicky e Baros, pensamos que não chegará para ultrapassar o grupo A. Até onde irá a Rep. Checa? Conseguirão repetir os feitos de 1996 e 2004?