Sunday, June 10, 2012

A época futebolística terminou, e no final ninguém (nenhum dos ditos "candidatos") se "ficou a rir"

Está concluída a época 2011-12 para os clubes nacionais. No que diz respeito aos 4 candidatos ao título - os clubes que claramente se destacam de todos os outros actualmente pelo que conseguem não só nas competições internas como nas competições europeias - a verdade e numa espécie de conclusão é que para Porto, Benfica, Braga e Sporting acabou por ser uma temporada que ficou muito aquém das expectativas. Ao contrário do que aconteceu em 2010-11 com o domínio total dos azuis e brancos, ninguém vai encarar o defeso, o Verão e este período sem futebol (ao nível de clubes) com especiais motivos para "sorrir" (principalmente no que concerne ao gozo no habitual debate sobre futebol).

FC Porto - Campeão nacional, conquistou o que todos ambicionavam, mas considerando o investimento feito (o maior da história do futebol português), as ambições (internas e externas) e os resultados (fora a conquista do campeonato, o que já não é propriamente pouco, a verdade é que os azuis e brancos desiludiram nas taças internas e a nível europeu realizam uma campanha medíocre), não foi propriamente uma época que tivesse preenchido na totalidade os portistas.
Benfica - Apenas a conquista da Taça da Liga foi manifestamente pouco para as ambições dos encarnados, ainda para mais quando o clube da Luz chegou a ter o campeonato (objectivo principal) praticamente na mão (5 pontos de vantagem). A boa campanha europeia, não atenua mais uma época desastrosa (na Taça de Portugal, competição que as águias não conquistam desde 2004 foi somente mais uma demonstração de como esta temporada nem de perto nem de longe correspondeu à valia do plantel às ordens de Jesus).
Sp. Braga - Bom 3º lugar (será o 2º ano em 3 que os minhotos vão à LC, algo notável), mas tudo o resto acabou por não ser suficiente principalmente devido ao que os gverreiros demonstraram num passado recente (os objectivos com naturalidade são cada vez mais elevados). Na Liga com a liderança há 24ª jornada as ambições eram legítimas mas o clube minhoto acabou por desperdiçar uma excelente oportunidade, na Liga Europa a campanha foi digna mas os braguistas tinham condições para ir mais longe, e nas Taças internas ainda não foi desta que Salvador conseguiu o que tanto ambiciona (a derrota contra o Gil Vicente foi um duro golpe). A verdade é que com isto tudo (excelentes épocas, final da Liga Europa, presenças na LC), o Braga não vence um título desde 1966 (a Intertoto é mais um rótulo do que propriamente um troféu que possa ser festejado).
Sporting - Dos 4 candidatos o que acabou por realizar uma época mais decepcionante. As expectativas devido aos reforços e alguns momentos da época eram elevadas, mas tudo correu mal para os lados de Alvalade. Péssimo 4º lugar (num ano em que iam 3 equipas à LC) e último lugar na Taça da Liga (grupo demasiado acessível) foram o exemplo máximo. A excelente campanha na Liga Europa, ficou rapidamente esquecida com a final da Taça de Portugal (a história só recorda os vencedores e a derrota leonina acabou por "abater" os sportinguistas). Em suma, mais uma temporada que agravou o jejum de títulos dos leões (há 4 anos em branco).