Sunday, June 10, 2012

À atenção dos "grandes": UEFA exclui Besiktas de Simão, Quaresma, Almeida e Manuel Fernandes, das competições europeias; FC Porto e os guarda-redes!

O Besiktas foi excluído pela UEFA de participar nas competições europeias durante a temporada 2012/2013. Os problemas económicos do emblema de Istambul estiveram na base desta decisão. VM - Mesmo considerando que os turcos vão apresentar um recurso, esta decisão a que se junta os conhecidos ordenados em atraso pode proporcionar um cenário interessante no defeso. É certo que os jogadores portugueses que militam no Besiktas auferem salários incompatíveis com a realidade dos clubes nacionais, no entanto, todos (também motivado por esta instabilidade que afecta o clube turco) já manifestaram vontade de voltar a Portugal. E este pode ser o defeso indicado para tal (pelo menos algumas "novelas" estão garantidas). Simão já foi apontado ao Benfica e pode funcionar como um "trunfo" de Vieira, Quaresma é todos os defesos associado aos "grandes" de Portugal e a 100% é claramente um jogador acima da média (no Porto antes de Hulk era o Mustang que carregava os azuis e brancos "ao colo"), Manuel Fernandes é um médio de enorme qualidade e na nossa opinião encaixava na perfeição no meio campo de qualquer clube nacional, e Hugo Almeida não sendo um goleador é um avançado que desgasta as defensivas contrárias e apresenta a vantagem de ser português (na próxima época os "grandes" vão ter ainda menos portugueses no plantel e todos os internacionais são alvos apetecíveis). Até que ponto, Benfica, Porto e Sporting podem aproveitar a crise no Besiktas para "atacar" os internacionais portugueses? Que elementos "encaixavam" melhor nas equipas citadas? Bebé está emprestado pelo Man Utd, e Júlio Alves (com o seu empresário nunca se sabe) não apresenta qualidade para ser uma mais-valia nos "grandes".

No defeso de 09/10 os azuis e brancos contrataram Beto, em 10-11 Kieszek, em 11-12 Bracalli e para 12-13 está já garantido Fabiano. Ao todo foram 4 guarda-redes em 4 épocas. Se juntarmos a estes os outros guardiões com contrato: Kadu, Ventura e Helton, o FC Porto apresenta nas suas fileiras nestes momento 7 jogadores para a baliza. Se Kadu deverá alternar entre os juniores e a equipa B, Ventura deve ser novamente emprestado, e Fabiano pode ficar mais um ano no Olhanense, o guarda-redes que se vai juntar a Helton no elenco do FC Porto em 2012-13 é ainda uma incógnita. No entanto, parece claro que Beto e Bracalli (o brasileiro que foi desviado do Braga) dificilmente vão ter uma oportunidade de serem o nº1 no Dragão. Como se explica esta contratação excessiva de guarda-redes por parte do FC Porto? Por onde passa o futuro de Beto? A aposta em Bracali (guardião de 31 anos) compreende-se? Quem deverá ser o suplente de Helton na próxima época (isto considerando que o 3º guarda-redes será Kadu)? Deveria Fabiano ter já uma oportunidade em 2012-13?