Tuesday, April 24, 2012

Sporting recebe apenas 6 milhões de euros caso vença da Liga Europa; Greve no Leiria pode beneficiar Braga (mais 3 pontos, passa a ter 9 de vantagem para os leões e fica igual às águias no 2º lugar ), Benfica e Feirense

Sporting - Os leões já arrecadaram 3.16 milhões de euros, com a chegada às meias finais da Liga Europa, sendo que o máximo que poderão ganhar será 6.16 milhões de euros (com uma vitória na final). A presença na fase de grupos da prova (mais os 6 jogos) valeu 1 milhão de euros, a que se juntou 200 mil pela passagem aos 16-avos de final, 300 mil pela passagem aos oitavos de final, 400 mil pela passagem aos quartos de final e 700 pela chegada às meias finais. Pelas 4 vitórias conquistadas na fase de grupos, o Sporting ganhou mais 560 mil euros. Tendo em conta que Benfica (quartos-de-final da LC) e FC Porto (eliminado na fase de grupos da LC) ganharam 19.1 e 9.8 milhões, respectivamente, mesmo que os leões ganhem a Liga Europa, vão ficar bastante longe dos dois rivais portugueses. VM A diferença de valores monetários entre a Liga dos Campeões e a Liga Europa, só prova como era vital em termos de proveitos directos, ao Sporting, ir à LC na próxima temporada. É certo que uma eventual vitória afirma a Instituição em termos internacionais (algo que na aquisição de jogadores acaba por ser importante) e principalmente valoriza os activos, no entanto este tipo de situações aliado ao (mau) timing de venda de alguns elementos e aos valores que são vendidos (ao contrário de Benfica e Porto o clube leonino raramente tem feito encaixes significativos nos últimos anos) continua a cavar um fosso entre os leões em relação a águias e dragões. Michel Platini devia fazer alterações na prova, para a tornar mais apelativa em termos desportivos e principalmente financeiros, e assim evitar estas disparidades entre as duas principais provas da UEFA e que equipas como o Tottenham, por exemplo, andem a rodar os seus planteis, com vista apenas ao sucesso na Premier League? Se sim, quais? Até que ponto a não-participação do Sporting na próxima LC poderá ter um impacto negativo em Alvalade no que diz respeito à entrada e saída de jogadores?

U. Leiria - O plantel leiriense lançou um pré-aviso de greve para a partida frente ao Feirense do próximo domingo. Os jogadores não receberam qualquer salário nos últimos 4 meses, pelo que optaram por uma medida radical. Caso a direcção não pague 1 mês até à véspera dos últimos 3 jogos da Liga (no total, serão 3 meses para saldar), os jogadores não entrarão no Estádio para disputar as partidas. Tendo em conta que estamos no final da temporada e ainda existe muito em discussão, o facto da União de Leiria ainda jogar contra Feirense e Benfica, irá colocar em causa a verdade desportiva. Se a U. Leiria faltar já a este jogo de domingo, será automaticamente despromovida e, numa situação extrema, se o clube desistir das divisões profissionais, terminaria a Liga com 0 pts, o que levaria a que Beira-Mar (+ 5 pts), Sp. Braga (+ 3 pts), Vit. Setúbal (3), V. Guimarães (3), Rio Ave (3), Gil Vicente (2), Académica (2) e Nacional (2) ganhassem mais pontos no final do campeonato. Na situação mais provável Feirense, Benfica e Nacional poderão ganhar mais 3 pontos sem entrar em campo para jogar, o que colocava a Académica em "maus lençóis", tal como o Rio Ave e Beira-Mar. Académica essa, que voltou a perder para a Liga. Os estudantes bem tentaram, encontraram um Fabiano inspirado, mas quem marcou mesmo foi o Olhanense (Rui Duarte). 0-1 no marcador, 15º jogo sem ganhar na Liga e 5ª derrota consecutiva. Teremos pela 1ª vez uma falta de comparência na I Divisão nacional? O que é a Liga de Clubes poderia fazer para evitar isto? Como é que se explica o facto de os clubes continuarem a inscrever jogadores e a inscrever-se nas Ligas Profissionais, sem que apresentem condições para tal? Até que ponto o campeonato pode ficar desvirtuado se os pontos do Leiria forem anulados?