Tuesday, April 24, 2012

Chelsea na final da Liga dos Campeões; Fernando Torres, golaço de Ramires e penalti falhado por Messi travam a hegemonia europeia do Barcelona

Barcelona 2-2 Chelsea (Busquets 35' e Iniesta 43'; Ramires 45´+1 e Torres 90')

O Chelsea apurou-se para a 2ª final da Liga dos Campeões da sua história, ao empatar perante o Barcelona (2-2), em Camp Nou. O golaço de Ramires no último minuto da 1ª parte e o penalti falhado por Messi logo a abrir o 2º tempo, acabaram por ser factores decisivos na 2ª mão das meias-finais.

No que diz respeito à partida, o Barça controlou todo o jogo, mas a verdade é que depois de ter feito o 2-0 e da expulsão de Terry ao minuto 36, acabou por conceder o 2-1 ao Chelsea e na 2ª parte mesmo com toda a posse de bola que teve demonstrou alguma fadiga física e mental que não lhe permitiu chegar à final. O penalti falhado por Messi também não ajudou, o argentino já nos últimos minutos ainda atirou ao poste, no entanto os catalães nunca conseguiram ultrapassar o "autocarro" londrino, aliás no 2º tempo poucas oportunidades criaram para tal (na 1ª parte contra o 11 apresentaram inclusive uma dinâmica ofensiva superior). No último minuto, Torres isolado selou em definitivo a eliminatória. Em suma, uma passagem algo injusta do Chelsea à final pelo futebol apresentado, mas que acaba por premiar o esforço, espírito de sacrifício dos blues e que no fundo confirma o que o Visão de Mercado alertou durante a época (apesar de todas as críticas que fomos alvo): O Chelsea com o seu poderio físico é uma das poucas equipas que pode contrariar a supremacia do Barcelona.

Destaques
- Repetição de 2008: Avram Grant que na altura de maneira provisória substitui o despedido Mourinho levou o Chelsea à final da LC, agora foi Di Matteo a substituir de maneira algo peculiar AVB e a levar os Blues à final da LC;
- O Barcelona no espaço de 5 dias perde a La Liga e a Liga dos Campeões. Não é um ano mau (já venceram a Super Taça de Espanha, da Europa, o Mundial de Clubes e ainda podem vencer a Taça do Rei), e muito menos se pode falar do fim da equipa mais forte da história, no entanto, esta dupla derrota poderá ter algumas consequências e levantar algumas dúvidas.
- O Chelsea vingou a semi-final polémica de 2009 de maneira peculiar: no terreno do adversário e com várias contrariedades (Cahill lesionou-se aos 10m, Terry foi expulso aos 36 logo depois do 1-0 do Barça, e os blues fizeram os últimos 60 minutos com Ramires a lateral direito e Bosingwa a central);
- Messi voltou a falhar. Completamente apagado frente ao Real no último sábado, na partida de hoje depois do penalti falhado desapareceu do encontro (no 1º tempo fez a assistência, e já perto do fim ainda atirou ao poste, mas no geral foi uma exibição pobre do argentino).
- Em termos colectivos. Barcelona: Guardiola voltou a apostar no 3-4-3, os catalães voltaram a ter muita posse de bola, mas com o decorrer dos minutos os jogadores foram demonstrando uma fadiga física e mental que lhes impediu de ter o discernimento necessário para bater um conjunto que actuava apenas com 10 jogadores. Falta de motivação (nos últimos anos ganharam tudo), excesso de minutos nas pernas (o Barça sofreu algumas lesões durante a época e chega a esta fase com vários elementos claramente a jogar no limite), ou mérito da defensiva londrina, o que terá provocado este desaire? Chelsea: Os londrinos utilizaram o já esperado 1-9-1 só com Drogba na frente, mas tiveram o mérito de (mesmo com as contrariedades) nunca se desequilibrarem defensivamente. Como aspecto negativo, o facto de Terry, Meireles, Ivanovic e Ramires falharem a final devido a castigo. Esta regra da UEFA é absurda?
- Barcelona: Mascherano foi competente na defesa e ainda tentou a sua sorte no ataque; Busquets juntou ao golo uma exibição positiva e deu o habitual equilíbrio no meio campo; Iniesta foi o elemento mais esclarecido dos catalães. Em termos negativos o já citado Messi, Dani Alves (que entrou para o lugar de Pique) pouco acrescentou, e Xavi (pelo 3º jogo consecutivo esteve algo apagado e não conseguiu desequilibrar com a sua visão de jogo).
- Chelsea: Se não se fez sentir o facto de terem actuado 60 minutos com 10 jogadores, muito se deve ao enorme poder físico desta equipa, mas especialmente à acção de 2 jogadores: Ramires (um golaço e quando já actuava a lateral direito, uma disponibilidade física brutal, uma versatilidade incrível e um jogador que seja a extremo esquerdo, lateral, médio é sempre competente e eficaz) e Drogba (incansável na frente, às vezes parece que consegue fazer ao mesmo tempo o trabalho de 3 jogadores tal é a capacidade de ocupar vários espaços que demonstra, ainda juntou a uma exibição de luta, esforço e importante na maneira como segurou a bola, alguns lances ofensivos, um com Pique no 1º tempo e outro remate quase do meio campo na 2ª parte) que acabaram por fixar sempre a defesa blaugrana). Meireles (uma exibição incrível ao nível da recuperação de bola), Ivanovic (venceu todos os duelos na área e ainda podia ter marcado na sequência de um canto), Cech (muito seguro), Bosingwa (jogou melhor a central do que a lateral), Mikel (importante em termos defensivos), e Torres (marcou o golo decisivo com grande classe, e foi importante nos minutos que teve em campo ao ganhar faltas e metros com a sua classe...ele que é, como os nossos visitantes sabem, um dos favoritos do VM. Será que o espanhol vai voltar a exibir a qualidade futebolística que fez dele o 3º melhor do Mundo em 2008?) estiveram igualmente a bom nível.
PS - Pique depois de um choque com Valdes (ainda esteve alguns minutos em campo) foi substituído e teve de ir para o hospital. Fazemos votos para que não seja grave, na altura o lance "arrepiou" (pode ver na página do Facebook do VM);
PS (2) - Como já frisamos anteriormente, respeitamos os "autocarros"- cada equipa joga com as suas armas e não podem ser obrigadas a jogar de maneira diferente (a menos que se mudem algumas regras), no caso de hoje e desta eliminatória até foi uma prova de que o Chelsea (6 meias-finais da LC na última década também já merecia alguma sorte em certos momentos) sabe que é inferior ao Barça - mas fique claro que não apreciamos este modelo de jogo (não é benéfico para o futebol, não é bom para o espectáculo, no entanto, e no caso de hoje, a verdade é que mesmo com esse dito "autocarro" os Blues conseguiram marcar 2 golos em Camp Nou, certamente para desgosto de Platini que queria uma final da LC entre o Real e o Barça).