Saturday, April 21, 2012

Soluções de Mercado: Jogadores "de borla"

O final da época aproxima-se e os clubes portugueses já se movimentam para um Verão muito agitado. Para além do Europeu que se irá realizar na Polónia e Ucrânia, o próximo defeso promete trazer novidades nos diversos clubes portugueses, sobretudo nos chamados “grandes”. Numa altura de turbulência financeira, onde é preciso investir barato e bem, o Visão de Mercado apresenta uma lista de jogadores em final de contrato que, eventualmente, poderiam chegar a Portugal, colmatando saídas e acrescentar qualidades aos clubes nacionais, sabendo antecipadamente do menor poderio económico que as equipas da Liga ZON-Sagres apresentam face ao resto da Europa. 

Farfán – Brilhou no PSV antes de assinar pelo Schalke 04. Aos 27 anos, o internacional peruano é o típico segundo avançado, que gosta de entrar pelos flancos. O seu jogo vive, sobretudo, da velocidade, mas destaca-se também pela sua capacidade de marcar golos. "Alvo" caro, que recentemente rejeitou abordagens do Atlético e Sevilha.
Kalou – A sua saída do Chelsea é um dado praticamente adquirido. Aos 26 anos e depois de dar nas vistas na Eredivisie, ao serviço do Feyenoord, o jogador africano deverá embarcar numa nova aventura. Portugal poderia ser o destino para relançar uma carreira que prometeu muito, mas tem ficando aquém das expectativas. Pode jogar em qualquer posição do ataque, garantindo velocidade e robustez (184cm; 79Kg).
Sivok – Começou a carreira como médio mas actualmente desempenha funções mais defensivas. Aos 28 anos, Sivok é um jogador já feito e internacional pela Rép. Checa. Marcará presença no próximo Europeu e, tendo em conta os problemas financeiros do Besiktas, poderia ser um excelente negócio para qualquer equipa portuguesa.
Ederson – Tem 26 anos e muito talento, mas as lesões prejudicaram a sua afirmação em pleno no Lyon. O seu nome tem sido apontado ao Sporting, embora se fale num pré-acordo com a Lázio. Nada é oficial, e tendo em conta as suas qualidades técnicas, tácticas e físicas, seria um reforço “bomba” para qualquer conjunto português.
Guardado – Depois de no ano passado ter sido capa em diversos diários portugueses, o seu nome voltará à agenda no Verão. Fisicamente frágil (169cm; 60Kg), Guardado é um canhoto tecnicamente evoluído, embora apresente deficiências no aspecto táctico. A sua velocidade é outro ponto forte, mas falta alguma objectividade ao seu jogo.
“Cebola” Rodríguez – Vai abandonar o FC Porto no final da temporada e poderá protagonizar a transferência (mais uma) polémica deste Verão. Aos 26 anos, o internacional uruguaio já nos mostrou do que é capaz. Ágil, com facilidade em fazer golos, um agitador nato, que se estiver bem fisicamente (175cm; 76Kg), consegue provocar mudança no decorrer do jogo.
Simão Júnior – Um verdadeiro “panzer”. Actualmente no Panathinaikos, o jovem africano de 23 anos tem confirmado todo o potencial que lhe foi diagnosticado. Fortíssimo fisicamente (178cm; 80Kg), o internacional moçambicano garante os equilíbrios da equipa, actuando como pivot-defensivo à frente da defesa.
Maduro – Formado no Ajax, começou a carreira como médio-defensivo. Com o passar dos anos foi recuando no terreno, e actualmente também se destaca como defesa-central. Aos 27 anos, Hedwiges Maduro procura relançar a carreira (prometeu muito no Valência mas perdeu importância na equipa “che”) e Portugal poderá ser o destino perfeito para o internacional holandês.
Vanden Borre – Um jogador polivalente. O internacional belga de 24 anos já actuou na Serie A e na Premier League, tendo voltado à Bélgica. Ao serviço do Genk, Vanden Borre voltou a demonstrar todo o seu potencial. Pode actuar como defesa ou médio e a sua regularidade oferece segurança à equipa.
Aissati – Aos 23 anos, Aissati já jogou no PSV, Twente e, mais recentemente, Ajax. É um jogador desconcertante, que tem uma excelente visão de jogo e uma técnica afinada. Consegue aliar imaginação, garra e entrega durante os 90 minutos.
Lodeiro – Tarde em confirmar todas as qualidades que o destacaram no Nacional de Montevideu. Chegou ao Ajax em 2010, mas nunca se conseguiu adaptar ao clube holandês. Para isso, também contribuíram as sucessivas lesões de que tem sido alvo, embora a sua saída no próximo Verão seja praticamente uma certeza. El Insoportable é um alvo muito apetecível.
Douglas – É o patrão da defesa do Twente. O seu nome foi associado ao Sporting no ano passado, e tendo em conta que termina contrato é expectável que volte a surgir na órbita dos clubes portugueses. Uma autêntica muralha (192cm; 80Kg) é muito forte em lances de bola parada, quer na defesa, quer no ataque. Aos 24 anos, mas com mais de uma centena de jogos na Eredivisie, a antecipação será essencial para que Douglas aterre em Portugal, pois poderá marcar presença no Euro 2012, actuando pela Holanda (tem dupla-nacionalidade).
“Chori” Castro – Perto de completar 28 anos, este médio-ofensivo, que também pode actuar na frente de ataque, destaca-se pela sua entrega ao jogo. Nunca vira a cara à luta, apesar de não ser um portento físico (176cm; 68Kg).
Breno – A sua saída de Munique é certa. Resta saber o destino. Fala-se na Lázio, mas nada é oficial. Nunca se afirmou na Baviera, e aos 22 anos está a tempo de confirmar todo o potencial que lhe foi reconhecido no início da carreira. Imponente (187cm; 90Kg), Breno tem sido notícia pelas aventuras que tem protagonizado fora do relvado.

Entre FC Porto, Benfica, Sporting e Sp. Braga, quem precisa de se reforçar mais? Que jogadores  "livres" poderão ser aproveitados pelos chamados "grandes" do nosso país? Quem iria acrescentar qualidade à nossa Liga? Será um defeso (devido às condicionantes financeiras) em termos nacionais recheado de reforços a custo zero? Quem irá suceder a Djalma, Artur e A. Rodríguez em termos de transferências "livres" internas?

A. Mesquita