Wednesday, April 11, 2012

Breves - Sporting denuncia possível corrupção de árbitro; Real vence derby de Madrid com hattrick de Ronaldo (2 golaços); Borussia Dortmund mais perto do título; Man Utd "escorrega"; Montpellier, Juventus e City conseguem triunfos importantes

Sporting - Os leões denunciaram uma possível suspeita de corrupção sobre o árbitro assistente José Cardinal, que terá recebido 2000 euros em notas antes da partida entre Sporting e Marítimo para os quartos-de-final da Taça de Portugal. A PJ está a investigar o caso, onde, segundo o DN, o árbitro assistente terá recebido o dinheiro proveniente de um banco da Madeira. José Cardinal acabou por falhar essa partida por razões pessoais, mas a FPF ao saber do caso, terá procedido à substituição do mesmo. A denuncia chegou a Alvalade de forma anónima, com um talão de depósito dos 2000 euros. Os leões remetaram toda a informação para a FPF que, por sua vez, reuniou-se com a PJ.

La Liga
- O Real Madrid voltou a ficar com 4 pontos de vantagem para o Barcelona, depois de bater o rival Atletico por 4-1. A partida do Vicente Calderon até teve algum equilíbrio no primeiro tempo, contudo, a defesa dos colchoneros tremeu sempre que os merengues aceleravam. Cristiano Ronaldo abriu o activo aos 25´, de livre directo (impressionante o tiro, que deixou Courtois sem reacção), contudo, Falcao empatou aos 55´. O génio de Ronaldo voltou ao de cima, com mais um tiraço do "meio da rua" para dentro da baliza do Atletico (68´). O avançado português completou o hat-trick com uma grande penalidade convertida aos 83´e Callejon fechou o marcador aos 88´. Cristiano Ronaldo voltou a passar Lionel Messi na lista dos melhores marcadores (40-39) e chegou à marca da temporada passada na La Liga quando ainda faltam jogar 6 partidas. O Valencia derrotou o Rayo Vallecano por 4-1 e regressou ao 3º lugar, enquanto que o rival Levante perdeu 3-2 em Gijon e atrasou-se na luta pela Liga dos Campeões. Ambas as equipas estão à espera do resultado do Málaga em Villarreal. Na outra partida do dia, Granada e Ath. Bilbao empataram 2-2 (Llorente e Susaeta marcaram os golos dos bascos nos últimos 10 minutos, depois de Romero e Geijo terem colocado os andaluzes com 2 golos de vantagem). Quem vai levar a melhor: Real Madrid ou Barça? CR7 ou Messi?

Bundesliga - O Borussia Dortmund deu um passo decisivo rumo ao bi-campeonato, depois de bater o Bayern Munique por 1-0. Lewandowski marcou o único golo da partida, aos 76´, aproveitando um remate de um colega seu (desvio de calcanhar, deixando Neuer sem reacção). O jogo do ano na Alemanha foi intenso, com algumas oportunidades de golo e que premiou a melhor atitude da equipa da casa. Para além do golo do avançado polaco, o GR do Dortmund também quis ser protagonista e cometeu uma grande penalidade escusada sobre Robben. O mesmo Robben preparava-se para igualar a partida, contudo, Weidenfeller acertou no lado e defendeu a grande penalidade. Até final, Robben ainda teve tempo para falhar um golo de baliza aberta, enquanto que Lewandowski ainda rematou à trave. Com apenas 4 jornadas para o final, mesmo tendo em conta que o Borussia ainda se desloca ao terreno do Schalke 04 e recebe o Moechengladbach, os 6 pontos de vantagem dão uma grande tranquilidade ao detentor do título. Destaque para a série de 19 vitórias e 5 empates do Borussia Dortmund, nos últimos 24 jogos da Bundesliga. Nas outras partidas, o Schalke 04 foi goleado em Nuremberga por 4-1, enquanto que o Estugarda deu um importante passo rumo à Liga Europa (vitória por 3-1 em Augsburgo). No fundo da tabela, o Kaiserslautern (1-3 em Leverkusen) está praticamente condenado, enquanto que Hertha Berlim (1-2 frente ao Friburgo), Colónia (0-4 em Mainz), Augsburgo e Hamburgo (0-4 em Mainz) ainda estão em risco de despromoção.

Premier League - A Liga Inglesa volta a estar ao rubro, depois da surpreendente derrota do Manchester United na curta visita até Wigan. Um golo solitário de Shaun Maloney (50´) ofereceu o triunfo aos "latics", que assim deram um salto para fora da zona de despromoção. O City está agora a 5 pontos do United, depois de ter batido o WBA por 4-0 (Aguero x2, Tevez e Silva). Destaque ainda para a vitória do Arsenal em Wolverhampton por 3-0 (Van Persie, Walcott e Benayoun) e para a vitória do QPR por 3-0 sobre o Swansea, que permitiu ao clube londrino sair da zona de despromoção. Poderá o Manchester City protagonizar uma reviravolta na Liga Inglesa?

Serie A - A Juventus aguentou a pressão do AC Milan e voltou ao 1º lugar. A vecchia signora derrotou a Lazio por 2-1, com Del Piero a marcar o golo da vitória aos 82´. Os romanos não perderam terreno na luta pelo 3º lugar, pois a Udinese perdeu frente à AS Roma (3-1 no Olímpico) e o Nápoles foi surpreendido em casa pela Atalanta (1-3). A equipa de Totti e companhia foi mesmo a grande vencedora da jornada, pois voltou a aproximar do lugar que oferece uma vaga na Liga dos Campeões (4 pontos a menos que a Lazio). O Inter também se aproximou dos lugares europeus, depois de bater o Siena por 2-1. Na fuga à despromoção, a vitória do Lecce em Catania por 2-1, colocou em sentido o Genova (1-1 frente ao Cesena), Fiorentina (0-0 contra Palermo) e muitas outras equipas da segunda metade da tabela. Quem vai ser o campeão italiano? E quem vai segurar o 3º lugar, que poderá valer milhões? Teremos novo histórico na II Divisão, depois da descida da Sampdoria em 2010-11?

França - O Montpellier venceu pela 1ª vez no terreno do Ol. Marselha em 24 jogos para a Ligue 1 e tem agora 3 pontos de vantagem para o PSG. Belhanda x2 e Giroud marcaram para o lider da Liga Francesa, enquanto que Mbia ainda fez o momentâneo 1-1. Na Taça de França, depois do Ol. Lyon conquistar a qualificação para a final, foi a vez do US Quevilly do III escalão, assegurar uma presença histórica no Stade de France. A equipa do norte de França derrotou o primo-divisionário Rennes por 2-1, com Anthony Laup a marcar o golo da vitória aos 90 minutos. Montpellier mais perto do título? Como se explica o facto da Taça de França ter 7 equipas secundárias, nas últimas 17 finais?