Wednesday, April 11, 2012

Izmailov: O regresso em grande do "Czar"! O melhor jogador do Sporting foi mais um dos beneficiados com a "vitamina Sá Pinto"

“Izmailov! Izmailov! Izmailov!” ecoa nas bancadas do Alvalade XXI, jogo após jogo, inclusive quando o russo não se encontra em campo. É uma relação harmoniosa, de autêntico amor, a vivida entre o “Czar” e os adeptos leoninos, em oposição ao ambiente, por vezes vivido entre as equipas técnica e médica, e o jogador (são públicas, as desavenças entre Domingos, Gomes Pereira e Izmailov, ainda na presente época). Não surpreende que devido a essa empatia com os adeptos o russo se recuse a festejar e a sorrir quando marca golos, pois considera que ainda deve muito ao Sporting e principalmente aos sportinguistas.

Formado nos russos do Lokomotiv de Moscovo, Marat sempre foi um jogador que se distinguia da maioria (grande promessa do futebol russo, eleito melhor jogador jovem do campeonato do seu país, em 2001 com apenas 19 anos). Estreou-se pelo Sporting, emprestado pelo Lokomotiv, decorria a temporada 2007/2008, e logo com um golo, por sinal decisivo, na vitória do clube leonino por uma bola a zero, frente ao FC Porto. Era a primeira de duas Supertaças conquistadas pelo jogador, títulos aos quais soma uma Taça de Portugal. Dado o seu bom desempenho na primeira temporada, o Sporting avançou para a sua aquisição definitiva, pela quantia de 4.5M€. No entanto, devido a várias lesões nos últimos anos pouco ou nada jogou, algo que acabou por ter uma consequência directa nas recentes más épocas leoninas. Até que Sá Pinto assumiu o comando técnico do Sporting e tudo mudou. O Czar regressou à competição e com a marca de "decisivo". Incrível a sua prestação frente ao City, Benfica, Metalist, e a maneira como catapultou este leão para outro patamar. Se hoje o clube leonino joga de igual por igual com qualquer equipa muito se deve à classe e qualidade do russo.

Possui uma valia técnica e táctica acima da média, tem o dom de pensar melhor e mais depressa que os restantes, ao que alia uma grande capacidade ao nível do remate, a longas distâncias. Exímio a abrir espaços na defesa contrária, e extremamente competente a defender com e sem bola, Marat Izmailov, é aos 29 anos, o melhor jogador do Sporting (o VM referiu isso mesmo numa eleição que promoveu no inicio desta época, ler aqui), mais um dos jogadores que saíram beneficiados com a chegada de Sá Pinto ao comando técnico da equipa leonina. São notórias as melhorias anímicas e consequentemente físicas do jogador (é mais um dos que já aguenta os 90 minutos a um ritmo elevado, bem como jogos europeus intercalados com jogos do campeonato nacional). Notável, portanto, o trabalho psicológico que Sá Pinto tem desenvolvido com o seu plantel. Independentemente do que venha a acontecer daqui para a frente, ficará no ar o pensamento de que a carreira de Izmailov podia ter atingido ainda outro patamar. O russo é claramente uma mais valia para o nosso campeonato, é um jogador destinado a grandes palcos. Mas as lesões…e também a cabeça, ainda não o permitiram…e os anos vão passando. Na sua opinião, qual é o melhor jogador do Sporting actualmente? Como no caso Matias, quem tem o maior mérito na melhoria dos índices psicológicos? Izmailov ou Sá Pinto? Caso tivesse uma carreira mais regular, onde poderia estar o "Czar" neste momento? É justo afirmar que é o jogador mais "consensual" do futebol português? Ou seja, o único que ninguém aponta um dedo e que todos reconhecem qualidade (por exemplo jogadores como Hulk, Capel e Gaitán são alvo de diferentes apreciações pelos adeptos do futebol).

A. Carvalho