Thursday, April 12, 2012

Álvaro Pereira: Um jogador contrariado, dificilmente apresenta um bom rendimento; Processo mal conduzido desde o início, prejudica jogador e FC Porto

Já diz o povo, que o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita. Numa equipa que havia ganho tudo o que havia para ganhar, a perda do seu timoneiro durante o defeso, fez desanimar as tropas, neste caso, alguns dos seus jogadores, com expectativas de mais uma época nas bocas do mundo. Falcão, partiu desde logo para Madrid, assinando um contrato milionário com o Atlético, rendendo milhões aos cofres do clube. Mais ninguém lhe seguiu as pisadas (Ruben Micael não entra na lista pois não era um membro com presença regular no onze inicial dos dragões), e alguns dos que cá ficaram...ficaram contrariados. Quatro nomes saltam logo à vista do comum adepto de futebol. Álvaro Pereira, Rolando, Guarin e Fernando Belluschi. Curiosamente (ou não), os dois útimos saíram do clube no mercado de Inverno com destino a Itália. Os restantes, protagonizaram duas cenas lamentáveis, quando substituídos (Rolando, no jogo da 2ª volta contra a Académica no Dragão, Álvaro Pereira em Braga, na jornada transacta).

No caso de Álvaro (jogador com bastante mercado, muito se falou da possibilidade de também ele rumar ao Chelsea), estamos perante uma clara falha na condução do processo por parte da direcção portista. Como é óbvio, um jogador não pode dizer que quer sair quando lhe apetece, existem contratos a respeitar. Mas analisando a situação actual, podemos constatar que o valor de mercado do lateral esquerdo é agora inferior ao do início da época."Palito", contrariado desde o início, realizou uma temporada claramente abaixo daquilo que sabe e pode fazer. E como quem joga insatisfeito, dificilmente apresenta um bom rendimento, a recente atitude do uruguaio, poderá ter precipitado o seu fim de ciclo no Dragão. Ainda para mais, quando no plantel existe um bom substituto. Alex Sandro, é claramente um jogador de quem se pode esperar coisas boas, um jovem internacional brasileiro, com elevado potencial, que merecia ter tido mais oportunidades ao longo desta temporada ("Palito" versão 2011/2012 não é superior ao jovem brasileiro). Uma direcção portista que sempre nos habituou nos últimos anos a vender bem e no momento certo, poderá ter aqui, por culpa própria, um complicado processo. Revelou uma enorme incapacidade para resolver o descontentamento dos seus jogadores (a participação na Champions deveria ser um dos factores decisivos para uma eventual permanência), e uma estranha passividade nestes casos de indisciplina para com Vítor Pereira. Certo é que com tudo isto...já viu uns milhões a voar. Depois das cenas lamentáveis no último jogo, deverá Álvaro Pereira voltar a vestir a a camisola do FC Porto nos poucos jogos que faltam do campeonato? Os 15/20M€ supostamente oferecidos pelo Chelsea pelo uruguaio não deveriam ter sido suficientes para a sua saída? As atitudes de Rolando e "Palito" quando substituídos, mostram ao exterior uma falta de respeito dos jogadores para com o seu treinador?

A. Carvalho