Friday, March 16, 2012

Sá Pinto: O treinador que calou os "Lobos, Ritas, Pratas, Borges, Manhas" e quase todos os paineleiros da nossa praça, inclusive os 90% de adeptos leoninos que ficaram indignados com a saída de Domingos, e colocou o Sporting no topo do futebol europeu

Hoje a Europa do futebol fala sobre 3 equipas: APOEL, Bilbao de Bielsa e do Sporting. A prestação brilhante dos cipriotas na LC levou a que Paul Breitner (o embaixador da final da competição e um dos melhores futebolistas da história) rotulasse o conjunto de Nicósia como a grande revelação da época 2011-12, enquanto que a imprensa internacional delira com o futebol espantoso da equipa basca e com o feito histórico da turma de Alvalade ao derrubar um dos 3 grandes colossos (pelo menos em termos financeiros) do futebol Mundial.

Quem diria que passado um mês desde que substituiu Domingos (treinador que na altura tinha sido envergonhado por um Moreirense B em casa, eliminado num grupo fácil na Taça da Liga, e que apresentava uma equipa sem chama, sem ideias, sem fio de jogo e a 16 pontos do 1º classificado no campeonato). Sá Pinto iria não só colocar o clube leonino nas bocas do Mundo, como apresentar um futebol qualitativo (melhoria táctica impressionante e outra qualidade em termos de transições ofensiva e defensiva), eliminar uma das grandes equipas da actualidade (quando todos afirmavam que iam ser goleados, os leões deram um banho táctico aos citizens durante 150 minutos) com os dividendos desportivos e financeiros que isso irá proporcionar ao Sporting, incutir outra motivação e agressividade (no bom sentido) e inclusive potenciar vários jogadores que pareciam perdidos: Matias está a jogar como nunca o fez em Alvalade, Carriço já fez esquecer Rinaudo (um dos muitos que servia de desculpa para Paciência), Pereirinha parece finalmente demonstrar toda a qualidade técnica e táctica que se lhe reconhece; Wolfswinkel regressou aos golos; e Izmailov superou o trauma (que até era mais psicológico) e já actua os 90m.

Nesta fase parece claro a todos que o Sporting está mais forte, ficou mais forte com a mudança de treinador e será ainda mais forte no futuro sob o comando técnico de Sá Pinto. Eliminar um City que conta nas suas fileiras com jogadores da categoria de Silva, Aguero, Yaya Touré, Dzeko, Balotelli, Nasri, Jong, Kolarov, entre tantos outros, depois da má herança deixada por Domingos e sem João Pereira, Rinaudo, A. Rodríguez e Jeffren (este a 100% em termos competitivos) é histórico. No entanto, como o passado não deve ser ignorado é importante voltar a 14/15 de Fevereiro e ler/ouvir todos os testemunhos dos paineleiros da nossa praça (sejam eles da TV, rádio, ou jornais), inclusive de elementos do Sporting como Carlos Xavier, Venancio, etc, e dos próprios adeptos (basta lerem a caixa de comentários do VM desse dia). A opinião de todos era unânime: é um erro o Sporting despedir Domingos (pois estava a realizar um excelente trabalho e precisava de tempo) e ainda é um erro maior substitui-lo por um individuo (supostamente) agressivo e sem experiência. Talvez seja por isso que ainda hoje os Lobos, Pratas, Goberns, Sobrais, Borges, Manhas, etc, da nossa praça desvalorizem os feitos de Sá Pinto e tudo o que já conseguiu alcançar no espaço de um mês, sempre à espera de uma oportunidade (um falhanço completo) para soltar um "nós tínhamos avisado que o Domingos (o tal que na opinião do VM foi o pior treinador da história do SCP) é que era bom e que o Sá Pinto (foi sempre a escolha do Visão de Mercado) é intempestivo e incapaz para liderar os leões". O presente provou que estavam todos errados (principalmente aqueles que tem a capacidade, fruto da visibilidade que possuem, de influenciar as pessoas) e independentemente do que acontecer até final da época, já ninguém poderá tirar o mérito a Sá Pinto por este feito notável.

Conseguirá Sá Pinto conduzir até ao título na próxima época um:
Sporting, que passa da fase do "são uma vergonha" (Vit. Setúbal) do "é impossível" (Man City), à do "são favas contadas" (Metalist)! Com uma facilidade impressionante. 

Como se explica que há um mês o despedimento de Domingos tenha gerado uma onda de contestação por parte dos próprios adeptos leoninos, quando era óbvio que Paciência foi dos treinadores mais limitados que já passou por Alvalade? Estará Sá Pinto a calar todos os que o criticaram (paineleiros à cabeça)? Este feito dos leões, ao eliminar o City, que irá proporcionar certamente dividendos financeiros (não tanto pelas receitas, mas mais por ter potenciado vários jogadores...é óbvio que o Sporting necessita de vender no final da época), deve-se inteiramente ao treinador leonino?