Friday, March 16, 2012

JOGADORES DO PASSADO – DENNIS RODMAN

Nome: Dennis Keith Rodman
Data de Nascimento: 13 de Maio de 1961 (50)
Nacionalidade: Norte-Americana
Altura: 198cm
Desporto: Basquetebol (NBA)
Posição: Power Forward

Na sua biografia no site da NBA, assim o descrevem: "Sem dúvida o melhor Forward ressaltador da história da NBA”. Ele é Dennis Rodman e foi um dos jogadores mais marcantes e polémicos da história do jogo. Conhecido por muitos pelo seu estilo extravagante (pinturas de cabelo, piercings, etc) e pela sua atitude menos correcta, ‘Dennis The Menace’ marcou uma geração e a década de 90. Tantas eram as controvérsias, que muitas vezes ofuscavam toda a sua qualidade basquetebolística, que era imensa. A sua principal vertente era a defensiva e aí era inigualável. Capaz de parar qualquer jogador devido à sua grande capacidade defensiva e atitude agressiva, era também dotado de uma grande impulsão, que lhe permitiu liderar a Liga em ressaltos durante várias temporadas (em duas delas, conseguiu médias de 18 ressaltos por jogo). Proveniente de uma família humilde e depois de uma infância muito complicada, ‘The Worm’, outro dos seus alter egos, jogou numa faculdade em Gainesville por 1 ano, mudando-se depois para a Southeastern Oklahoma State University. Desde logo começou a chamar a atenção das equipas da NBA devido aos seus excelentes números de pontos e ressaltos, tendo chegado à Liga contratado pelos Detroit Pistons na 27ª escolha da 2ª ronda do draft! Falha de prospecção ou não, Rodman estava prestes a começar uma carreira memorável. Nos primeiros três anos foi suplente, mas mesmo assim conquistou o seu 1º título em 1989. Na época seguinte é promovido à equipa titular e é reconhecido na Liga como o melhor defensor da competição, voltando a conquistar o título com os Pistons. A época de 1992-1993 foi algo conturbada para ele e no fim da mesma é transferido para os San Antonio Spurs. Apesar de não ter conquistado nenhum título, manteve-se como melhor ressaltador e defensor da Liga. Em 1995 é contratado pelos Chicago Bulls e apesar de algumas dúvidas relacionadas com a sua idade na altura (34) e com o seu comportamento, faz parte de uma das melhores equipas de sempre e conquista três títulos juntamente com Jordan e companhia. Depois deste período dourado, tem passagens fugazes pelos Lakers e pelos Mavericks, assim como por várias equipas da ABA e da Europa. Oficialmente só em 2006 se retira, mas a verdade é que já há muito Rodman tinha partido do Mundo do basquetebol de alto nível.

Na sua carreira conseguiu médias de 7.3 pontos e 13.1 ressaltos por jogo, conquistando 5 títulos da NBA e sendo o melhor ressaltador da Liga em 7 temporadas. Foi nomeado para o All-Star por 2 vezes, foi considerado por 2 vezes o melhor defensor da Liga, fazendo parte também da melhor equipa defensiva por 7 vezes. Há muitos grandes jogadores que nunca conseguiram ganhar títulos, mas com Rodman isso não aconteceu. Apesar de todas as polémicas, de todos os seus devaneios, ninguém é capaz de negar a sua influência na equipa dos ‘Bad Boys’ (nome pelo qual eram conhecidos os Pistons no final da década de 80) e dos Bulls de Jordan. Se muitas vezes se diz que campeonatos se ganham com talento, também é inquestionável que a defesa tem grande impacto nas equipas vencedoras. Nisso, Rodman foi uma verdadeira estrela e como tal será sempre recordado como um dos grandes jogadores da história da NBA.

VM - Apesar de não ser oficial, os teóricos do jogo afirmam que Dennis Rodman conquistou 25% dos ressaltos disponíveis enquanto este em campo, nos 911 jogos da NBA que realizou. Um exímio defensor, lutador nato e, acima de tudo, polémico. Contudo, ao mesmo tempo, uma pessoa com fortes sentimentos. O seu discurso quando foi seleccionado para o Hall of Fame da NBA diz muito sobre a sua personalidade (ver aqui). Fez parte de dois equipas míticas da NBA (Bad Boys e os Bulls) e saíu com 5 anéis, sempre com papel decisivo nas conquistas.

Que memórias têm de Rodman? Como se explica ter sido apenas escolhido na 27ª pick da 2ª ronda do draft? Terá sido ‘The Worm’ o melhor ressaltador de sempre? Até que ponto as suas polémicas e controvérsias tiveram impacto na sua carreira?

Zé P.