Friday, March 16, 2012

Porto vence na Madeira e pressiona os rivais; Golo caricato de Janko derruba um Nacional muito superior que fez de Helton a grande figura da partida

Nacional 0-2 Porto (Janko 20' e Alex Sandro 90´+ 4)
Mesmo que à condição, o Porto alargou para 4 pontos a vantagem na Liga, depois de uma vitória injusta diante do Nacional. Um golo caricato de Janko (pode ver na página do VM no Facebook) e mais de uma dezena de intervenções (de grande nível) de Helton contribuíram para um resultado que não traduz o que se passou em campo: o conjunto de Vítor Pereira falhou muitos passes, jogou francamente mal, cometeu muitos erros defensivos e pode agradecer ao seu guardião este triunfo.

No que diz respeito à partida, o Nacional entrou melhor, Pecnik colocou logo Helton à prova no 2º minuto e até ao minuto 20 os madeirenses estavam melhor. Nesse minuto aconteceu o lance do jogo. Moreno com todo o tempo do Mundo atrasou a saída de bola, permitiu a pressão de Alvaro e quando chutou a bola bateu no uruguaio e de maneira caprichosa ressaltou e isolou Janko (o austríaco só teve de encostar para o 1-0). Depois do golo o Porto controlou a partida até ao intervalo e Rolando completamente isolado podia mesmo ter feito o 2-0. No 2º tempo, Janko logo na 1ª jogada dispôs de boa oportunidade para fazer o 2-0 mas permitiu a defesa a Vladan, e depois desse lance foram 45 minutos de sentido único. O conjunto azul e branco desapareceu da partida (parecia algo cansado ou até mesmo a pensar no clássico frente ao Benfica na próxima terça), e o Nacional foi somando oportunidades de golo. Mateus dispôs de 7/8 boas situações (a defesa do Porto ia cometendo erros infantis) mas nunca conseguiu desfeitear Helton. Até que nos descontos Alex Sandro aproveita o adiantamento do conjunto madeirense e fecha o marcador (à excepção do lance de Janko, de uma situação de James e de uma bola parada onde Rolando e Maicon atiraram à barra, foi um dos poucos ataques do Porto no 2º tempo). Em suma, um resultado injusto considerando o maior número de momentos ofensivos e oportunidades de golo do Nacional, mas que acaba por premiar a exibição de Helton.

Destaques


Porto - Mais uma exibição muito pobre. É certo que isto é um campeonato de pontos e não de bom futebol, no entanto exigia-se outra qualidade futebolística ao líder da Liga. Muitos passes errados, pouca intensidade e inúmeros erros defensivos podiam ter tido outra consequência caso o Nacional apresentasse outra eficácia.

Helton - A grande figura da partida. Várias defesas de bom nível e decisivas fizeram do brasileiro de longe a melhor unidade em campo.

Mateus - Foi o destaque dos madeirenses. Actuou mais recuado que é habitual, mas foi subindo no terreno e à medida que o fazia ia criando oportunidades de golo. Dispôs de 7/8 boas situações mas nunca conseguiu levar a melhor perante Helton.

Nacional - Caixinha que até apelidado de ser um treinador defensivo entrou em campo com 5 unidades ofensivas: Diego Barcellos, Pecnik, Candeias, Rondón e Mateus. E a verdade é que apesar da derrota, os madeirenses foram superiores (principalmente pelo que fizeram na 2ª parte) e conseguiram criar várias situações de ataque. Rondon e Candeias criaram muitos desequilíbrios com a sua velocidade; Barcellos voltou a demonstrar pormenores de grande qualidade técnica, e na defesa Neto voltou a fazer uma exibição imperial.

Maicon/Otamendi - Duas das piores unidades do Porto. O brasileiro (a jogar a lateral direito) cometeu muitos erros, e o argentino não fez melhor protagonizando uma exibição muita fraca recheada de erros de marcação e de posicionamento (a sua substituição não surpreendeu).

Alvaro Pereira - Apesar da contribuição que teve no 1º golo realizou uma partida muito pobre. Em termos ofensivos pouco acrescentou e defensivamente deixou muito espaço para os seus opositores. Alex Sandro (jogador que é na opinião do VM o 2º com mais técnica do Porto depois de James) não pelo golo que marcou, mas pelo (mau) momento do uruguaio já merecia mais oportunidades.

Defour/Moutinho - Exibição esforçada dos 2 médios em termos defensivos, mas sem acrescentarem nada ao nível da construção e da posse de bola. Mesmo no domínio do meio campo, este Porto sentiu muito a ausência de Fernando.

Janko/Lucho - O austríaco apesar do golo voltou a denotar as suas lacunas em termos técnicos e na movimentação; enquanto que o argentino apesar de ter sido das melhores unidades do Porto na 1ª parte, no 2º tempo como a própria equipa desapareceu.