Friday, March 16, 2012

Encarnados seguem perto dos dragões, numa partida lenta e de sentido único

Benfica 3-1 Beira-Mar (Cardozo 26´e 48´ e Gaitán 44´; Cássio 90´+1)

O Benfica não deixou fugir os dragões na classificação, numa partida com 4 golos, mas sem grande história. Os encarnados entraram num ritmo lento, marcaram três golos e relaxaram até final. O Beira-Mar veio defender o 0-0 e apenas chegou com perigo à baliza de Artur nos últimos minutos.

Os encarnados foram donos e senhores dos acontecimentos na primeira parte, perante uns aveirenses com uma postura bastante defensiva. Nélson Oliveira deu o primeiro aviso, com Rui Rego a responder com grande classe. Depois foi Gaitán a cabecear perto do poste, na sequência de um livre, enquanto que do outro lado, o Beira-Mar apenas conseguiu visar a baliza de Artur num alívio/remate de longe e num cabeceamento sem perigo para a baliza encarnada. Aos 26 minutos, Cardozo inaugurou o marcador, após boa jogada pelo lado direito do Benfica (Aimar desmarcou Witsel, que cruzou para o desvio certeiro do paraguaio). Mesmo em cima do intervalo (já depois de uma boa situação de golo protagonizada por Nélson Oliveira), Gaitán recebeu a assistência de Cardozo para fazer o 2-0.

No início do segundo tempo, quando se esperava uma reacção do Beira-Mar, foi o Benfica a marcar, novamente por Cardozo. O paraguaio recebeu uma assistência espectacular de Nélson Oliveira (de calcanhar), driblou Rui Rego e rematou para a baliza deserta. Os encarnados tinham agora mais espaço para tentar transições rápidas e teve boas oportunidades para avolumar o marcador, contudo, após a saída de Aimar e entradas de Nolito e Rodrigo (Bruno César também saiu), os encarnados começaram a perder bastantes bolas no meio campo e o Beira-Mar começou a aproximar-se da área de Artur. Mesmo em cima do apito final, Balboa escapa a Emerson e cruzou para o remate certeiro de Cássio.

Destaques:

Benfica - Os encarnados voltaram a vencer na Liga, desta vez com grande tranquilidade. O adversário tentou defender com todos os jogadores atrás da linha da bola, pelo que o futebol dos encarnados foi lento. Contudo, quando a bola chegava a Aimar, o argentino conseguia oferecer outra qualidade ao ataque e foi assim que o Benfica foi chegando aos golos. Os últimos 30 minutos do encontro foram disputados num ritmo quase parado e em grande relaxamento, o que permitiu ao Beira-Mar criar situações de perigo.

Beira-Mar - Os aveirenses vinham de uma vitória no campeonato e foram à Luz para defender o 0-0. O ataque não existiu na 1ª parte e só quando o resultado estava em 0-3 é que o Beira-Mar mostrou alguma reacção. Balboa deu bastante trabalho a Emerson, Artur esteve desamparado no ataque e Cássio fez o que melhor sabe (marcar golos) e finalizou a melhor jogada dos aveirenses em todo o jogo.

Cardozo - Foi o homem do jogo, com 2 golos marcados (subiu à liderança dos goleadores da Liga) e uma assistência para Gaitán.

Witsel - O belga começou a partida como defesa direito e terminou no seu lugar habitual. Não teve grandes problemas na defesa e ofereceu o golo a Cardozo, numa subida pelo lado direito do ataque.

Nélson Oliveira - Começou a partida com um excelente remate para defesa de Rui Rego, teve mais alguns lances de desequilíbrio no ataque (apesar de ter tentado fazer quase sempre tudo depressa e revelar algum individualismo) e terminou a sua prestação com uma assistência de grande nível para Cardozo (de calcanhar).

Gaitán/Aimar - O esquerdino voltou a marcar para o campeonato e foi importante na manobra atacante do Benfica, enquanto que Aimar trouxe outra qualidade ao transporte de bola encarnado.

Bruno César/Rodrigo/Nolito - O brasileiro jogou de início, mas esteve bastante desispirado, enquanto que os dois jogadores que saíram do banco, ainda conseguiram fazer pior que Bruno César (muitas perdas de bola e passes errados).

Emerson - Começou a partida em grande ritmo, sempre bem lançado pelo lado esquerdo do ataque, contudo, quando a bola chegou aos seus pés, revelou uma gritante falta qualidade. No final da partida, ainda deixou Balboa escapar para servir o golo do Beira-Mar.