Saturday, March 17, 2012

Muamba "assusta" e preocupa o Mundo do Futebol; Messi a 4 golos de bater o recorde do Barça; Árbitro do Leiria-Rio Ave mostra 2 amarelos ao mesmo jogador mas não o expulsa

Inglaterra - No jogo entre Tottenham e Bolton (1-1), o jogador dos Wanderers, Fabrice Muamba caiu inanimado no relvado, quando a partida se aproximava no intervalo (o encontro foi interrompido e adiado). Na hora, as notícias eram alarmosas (houve recurso ao desfibrilhador), e o jogador não respirava quando seguiu para o hospital. O último comunicado oficial sobre este drama, refere que o estado do jogador ainda é crítico. Depois de Marc-Viven Foe, Feher e Puerta (entre outros), temeu-se o pior no White Hart Lane. O jovem Muamba (23 anos) fugiu da guerra do Zaire/RD Congo em 1999 e era considerado como o "novo Patrick Vieira", quando passou pelas escolas do Arsenal. 

La Liga – O Barcelona foi ao terreno do Sevilha vencer por 2-0 e reduzir a diferença para o Real (7 pts, mas os merengues jogam amanhã). Xavi abriu o marcador (18´) e Messi fechou logo aos 25´, com um grande golo (podem ver no Facebook do VM). Melhor golo do ano? O argentino está apenas a 4 golos de se tornar o máximo goleador da história dos catalães, isto, apenas com 24 anos. Nas outras partidas do dia, destaque para o golo de Hélder Postiga no Saragoça-Osasuna (apenas valeu um ponto, pois Rovérsio empatou pouco tempo depois, aos 88´) e para Carlos Martins (o português abriu o activo na vitória do Granada por 2-1 sobre o Sp. Gijón e ainda foi expulso aos 90´). O Getafe derrotou a Real Sociedad por 1-0 e aproximou-se dos lugares europeus, o mesmo se passando com o Rayo Vallecano, que venceu o Bétis por 3-0. 

Ligue 1 – O PSG não foi além de um empate na visita a Caen (2-2, com Jallet a empatar para os parisienses aos 90´), mas aumentou para 2 pontos a distância para o Montpellier, que perdeu por 1-0 no terreno do Nancy (o clube do sul de França jogou desde os 60 minutos com menos 2 jogadores, devido a expulsão). O Ol. Lyon voltou a aproximar-se do 3º lugar, depois de vencer o derby regional na casa do St-Etienne (Gomis aos 81´), enquanto que o Ol. Marselha está em queda livre (5 desaires consecutivos), depois de mais uma derrota (1-2 no Velodrome, frente ao Dijon). O Evian foi o grande vencedor do dia (2-0 em Auxerre) e afastou-se definitivamente dos lugares perigosos da classificação. 

Bundesliga – Os três da frente ganharam, contudo, o Bayern Munique voltou a esmagar a concorrência. Os bávaros foram à capital derrotar o Hertha por 6-0 e marcou o 20º golo nos últimos 3 encontros. O Borussia Dortmund mantém os 5 pontos de vantagem para o Bayern, depois de vencer o Werder Bremen por 1-0 (Kagawa). O Borussia Moechengladbach também não desarmou da luta pelo título e vencer por 2-1 no difícil terreno do Bayer Leverkusen. Augsburgo (2-1 ao Mainz) e Friburgo (3-1 em Hamburgo), conquistaram importantes vitórias na fuga aos últimos lugares. 

Serie A – Duelo de titãs na frente da Liga Italiana, com AC Milan e Juventus a lutar pelo scudetto. Os milaneses foram a Parma vencer por 2-0 (Ibrahimovic e Emanuelson), contudo, a vecchia signora respondeu em grande e derrotou a Fiorentina por 5-0, em Florença. Vucinic abriu o activo, depois Cerci foi expulso (20´) e foi um passeio da Juventus até final (Vidal, Marchisio, Pirlo e Padoin marcaram os restantes golos). 

Liga ZON-Sagres - Na partida da tarde, a União de Leiria derrotou o Rio Ave por 1-0 (Bruno Moraes), numa vitória importante para os comandados de Dominguez (excelente estreia). Contudo, o jogo ficou marcado por um grave erro de avaliação do árbitro Rui Silva. Anselmo (Rio Ave) viu cartão amarelo aos 78´e depois viu outro aos 90´, mas o árbitro não deu ordem de expulsão. 

Destaques desta jornada (nacional e internacional)?

Modalidades - FC Porto derrota Benfica (66-62) e garante presença na final da Taça de Portugal em Basquetebol frente à Académica (67-65 frente ao Sampaense); o Benfica perdeu por 29-23 na Eslovénia (Celje), na 1ª mão dos quartos-de-final da Taça das Taças de Andebol, enquanto que o Sporting venceu o CSU Suceava na Roménia, por 33-24, nos quartos-de-final da Taça Challenge; FC Porto derrota Liceu da Corunha por 3-2 e ainda sonha com passagem à Final-8, enquanto que Oliveirense (8-2 ao Coutras) já garantiu presença. Ao Benfica (8-2 ao Iserlohn), basta empatar na recepção ao Vic, enquanto que o Candelária (2-5 em Noia) precisa de uma vitória sobre o Barcelona ou uma derrota do Viareggio; John Isner derrotou Novak Djokovic (2ª derrota do ano) nas meias finais de Indian Wells (7-6, 3-6 e 7-6) e vai defrontar na final Roger Federer, o suíço superou o trauma e bateu Nadal com relativa facilidade.