Sunday, March 18, 2012

Neto (Nacional), Sereno (Colónia) ou Nuno A. Coelho (Braga): Qual deveria ser o 4º central de Portugal no Euro 2012?

Considerando que Bruno Alves e Pepe devem formar a dupla de centrais de Portugal no Euro 2012, e que Rolando será o 3º central (não que o esteja a justificar mas a verdade é que o leque de opções em termos de quantidade e qualidade é muito curto), na teoria sobra um lugar no centro da defesa para ocupar na convocatória. Ora, partindo daquela regra principal do Visão de Mercado que só os jogadores titulares no seu clube deviam ser chamados, as opções para 4º central são muito escassas. Ricardo Costa não é titular no Valencia e não apresenta qualidade para representar a nossa selecção, Manuel da Costa é igualmente suplente no Lokomotiv e como tal não pode ser convocado, o que deixa Bento (na nossa opinião) dependente destas opções:
Neto - Principalmente a partir de Janeiro (desde que saiu Felipe Lopes) tem se afirmado no Nacional e na nossa Liga. Central forte no jogo aéreo e com uma boa leitura de jogo;
Sereno - Titular na Bundesliga ao serviço do Colónia apresenta a vantagem de jogar igualmente a lateral;
Nuno A. Coelho - Não jogou a 1ª metade da época devido a lesão, mas nos últimos jogos tem sido titular no Braga e até já fez esquecer Ewerton.
Paulo Jorge - Ajudou o APOEL a chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões;
Carriço - Com Sá Pinto tem jogado com regularidade, mas mais a médio defensivo;
Tonel - Dos poucos portugueses que joga sempre a titular numa equipa que luta por títulos;
Yohan Tavares - Outro português titular, e que tem sido competente esta época.

As opções são escassas, nenhuma apresenta qualidade para ser titular na nossa selecção, mas neste momento devido à política de aposta maciça em jogadores estrangeiros por parte dos nossos clubes, é o que temos. Qual a melhor opção? Como será o futuro da nossa selecção se os clubes continuarem com esta aposta zero nos jogadores portugueses? Qualquer dia para encontrarmos um português titular num clube da I divisão temos de ir ao Chipre? Nesta fase, devido ao nosso critério de só convocar titulares, Ricardo Carvalho nunca poderia ser chamado.