Saturday, March 17, 2012

Braga com mais uma demonstração de força vence Feirense, e soma a 12ª vitória consecutiva! Gverreiros não descolam de Porto e Benfica!

Feirense 1 - 4 Braga (Buval 75'; Hélder Barbosa 7', Lima 55', Mossoró 58', Hugo Viana 73')

O Braga venceu tranquilamente o Feirense, vitória que permite aos minhotos continuarem no topo da tabela, em posição de discutir o título de campeão nacional. A vitória foi construída desde cedo, e a partida teve praticamente sentido único. Já os fogaceiros, com esta derrota e a vitória da União de Leiria esta jornada, passam a ser o novo "lanterna-vermelha" da Liga.

Início forte do clube de Braga em Santa Maria da Feira, com Hélder Barbosa a marcar na primeira oportunidade da partida, após boa jogada de Custódio na linha lateral direita. Nesta fase o Feirense via-se incapaz de conter a posse de bola e domínio do meio campo do adversário, e ia passando por vários calafrios na defesa, mas Custódio, Lima, Hélder Barbosa e Mossoró não conseguiram marcar. A equipa da casa apenas em lances pontuais conseguia chegar à baliza de Quim, e numa delas, a melhor ocasião, viu o golo negado por uma boa defesa do guardião português.

No segundo tempo, a equipa de Quim Machado entrou disposta a equilibrar a partida, e com maior posse de bola e velocidade de execução no meio campo contrário, conseguiu encostar o Braga perto da sua área, no entanto apenas por dez minutos. Lima, numa falha defensiva provocada pela pressão alta dos jogadores do Braga (constante ao longo do jogo) ampliou a vantagem, e pouco depois Mossoró faz o terceiro, numa bola que sobrou já dentro da área após lance de ataque minhoto. O Braga comandava a partida e criava com facilidade lances de golo, prova disso é o falhanço quase caricato de H. Barbosa após grande jogada de Mossoró. Hugo Viana fechou o marcador para os gverreiros com uma bomba após marcação de livre, e minutos depois Buval marca de cabeça o tento de honra, quando já nada havia a fazer para impedir a derrota. Destaque ainda para um remate à barra de Mika, ao cair do pano.

Destaques

Braga - Mais uma exibição personalizada e consistente de uma equipa que ganhou a capacidade de jogar em qualquer campo com a vitória como objectivo, capaz de assumir as despesas do jogo, criar vários lances de golo com jogadas simples, tudo isto apoiado por um meio campo pressionante e uma defesa sólida e eficaz. Este Braga continua a demonstrar que evoluiu com Leonardo Jardim, não se ressente das inúmeras lesões que tem tido (desta vez voltaram a não jogar Alan, Rúben Amorim, e foi a vez de Salino - já de si um lateral adaptado - sair por lesão) e apresenta cada vez mais argumentos para se assumir como um sério candidato ao título.

Mossoró - Saiu perto dos 70 minutos mas foi para nós o melhor elemento em campo. Correu muito, soube pressionar, mas foi com a bola nos seus pés que se viu o melhor futebol no Marcolino de Castro, com pormenores técnicos de um verdadeiro mágico, e um golo cheio de efeito para completar a exibição.

Hugo Viana - Não fosse um Mossoró em grande destaque e teria sido (mais uma vez) o português a levar o título de melhor em campo. Com as suas já conhecidas capacidades de passe, visão de jogo, ocupação de espaços e remate, dominou o meio campo e fez o ataque do Braga funcionar. Mais um belo golo de livre na sua carreira.

Custódio/Hélder Barbosa - Custódio recuperou inúmeras bolas no meio campo e ainda apareceu sempre que possível perto da área quer para cruzar (assistência para o 1º golo foi dele) quer para tentar a sua sorte no remate. Já o extremo esteve bastante activo, foi um dos melhores da partida, fez a ala esquerda funcionar (hoje até mais que a direita entregue a Paulo César) e podia ter bisado.

Lima - Mais alguns lances de golo desperdiçados, no entanto o tento marcado hoje coloca-o novamente empatado com Cardozo no topo dos melhores marcadores da Liga.

Feirense - Jogo pouco conseguido por parte dos fogaceiros. Apenas conseguiram dominar a partida no início do segundo tempo e nunca foram uma real ameaça para a baliza de Quim. Meio campo incapaz de segurar jogo, defesa com muitas falhas individuais, foi no ataque que estiveram os pontos mais fortes de hoje, com destaque para Fonseca e Ludovic, elementos com maior capacidade técnica da equipa mas que ainda assim estiveram aquém do que conseguem produzir.