Saturday, June 9, 2012

Final inédita em Roland Garros (Nadal vs Djokovic); U. Leiria definitivamente fora da Liga de Honra

Roland Garros - Rafael Nadal e Novak Djokovic vão disputar entre si mais uma final de um Torneio Grand Slam, desta vez, em Paris. Uma final inédita, pois o sérvio nunca tinha chegado ao dia decisivo de Roland Garros. Já Nadal, procura o 7º título em Paris, que lhe permitirá coroar-se como o rei da terra batida (Bjorn Borg conquistou 6 títulos em RG). Será uma final inédita em Paris, mas entre velhos conhecidos, pois nos últimos 2 anos, Djokovic e Nadal encontraram-se por diversas vezes em finais. O sérvio e o espanhol seguem numa série de 4 finais consecutivas em Grand Slam´s (Djokovic venceu as 3), contudo, parece claro que na terra batida, Nadal leva vantagem. Ambos não tiveram grandes dificuldades em ultrapassar as meias finais, pois Ferrer e Federer foram completamente arrasados. Djokovic, depois de grandes dificuldades perante Seppi e Tsonga, derrotou o suíço por 6-4, 7-5 e 6-3, enquanto que Nadal aplicou 6-2, 6-2 e 6-1 em David Ferrer. Qualquer que seja o vencedor do torneio, fará história. Rafael Nadal poderá conquistar o seu 7º Roland Garros, enquanto que Djokovic irá fazer o seu Grand Slam (poderá conquistar o 4º Grand Slam consecutivo, embora não seja no mesmo ano). O sérvio, com a chegada à final, igualou 8 tenistas que conseguiram o feito de chegar à final dos 4 Grand Slam´s e juntou-se a Agassi, Federer e Nadal por ter chegado à 4ª final consecutiva. Djokovic segue com uma série de 27 jogos ganhos em Grand Slam´s, igualando Roger Federer e está a apenas duas vitórias de Rod Laver (29 jogos ganhos). No confronto entre Nadal e Djokovic, o espanhol leva vantagem (18-14), que é maior quando jogam em terra batida (11-2). Em 2012, o espanhol derrotou Djokovic nas finais de Monte Carlo e Roma, enquanto que o sérvio derrotou Nadal no Open da Austrália. Prognósticos?

No quadro feminino, Sharapova tem, finalmente, uma grande oportunidade de conquistar Roland Garros. Contudo, não poderá facilitar perante Sara Errani. A tenista italiana está em clara ascensão na hierarquia do ténis feminino e vai lutar pela conquista do seu 1º Grand Slam. A italiana já tem motivos para festejar, pois conquistou, juntamente com Roberta Vinci, o RG em pares femininos (veremos se não vai pesar na final de singulares). Depois dos quartos-de-final na Austrália, com a chegada à final de RG, a tenista italiana já garantiu a subida ao 10º lugar do ranking WTA. Por seu turno, Sharapova também procura o 1º triunfo em Paris e, ao mesmo tempo, completar o Grand Slam. A tenista russa pode entrar no lote restrito onde estão apenas 9 tenistas, que ganharam os 4 Grand Slam´s no WTA (Serena Williams, Steffi Graf e Navratilova foram as últimas três a conseguir esse feito). Sharapova regressou esta semana ao 1º lugar do ranking WTA e poderá conquistar o seu 1º Grand Slam em 4 anos. Prognósticos?

U. Leiria/Sp. Covilhã - A Comissão Executiva da Liga Portuguesa de Futebol Profissional excluiu o clube leiriense de participar na Liga de Honra em 2012-13. A União não cumpriu com os requisitos legais para a inscrição e foi automaticamente despromovida para a II Divisão. Quem beneficia com esta decisão é o Sp. Covilhã, que depois de ter sido despromovido em campo, vai permanecer na Liga de Honra por via administrativa. Poderão ser despromovidos mais clubes?