Saturday, June 9, 2012

Croácia: Único representante da ex-Jugoslávia tenta contrariar favoritos

Desde que declarou a sua independência em 1991, a Croácia apenas falhou presença no Euro 2000 e Mundial 2010, pelo que os croatas estão mais do que habituados a lidar com as grandes competições. O percurso para chegar ao Euro 2012 não foi fácil e apenas foi conseguido num playoff frente à Turquia (vitória por 3-0 em Istambul e 0-0 em Zagreb).  Pese embora o reduzido contingente populacional (4.2 milhões de habitantes), Slaven Bilic tem à disposição um excelente grupo de jogadores. A habitual qualidade técnica dos elementos oriundos da antiga Jugoslávia, a juntar a uma experiência clara da maior parte do elenco . Depois de uma boa participação no Euro 2008, os croatas querem mais em 2012 e espreitarão uma surpresa no grupo C. Com um Espanha-Itália a abrir, os croatas poderão aproveitar um deslize italiano (que colocará maior pressão sobre a squadra azzurra para a 2ª jornada) e decidir a passagem aos quartos-de-final logo na partida frente à Itália.

Lista de convocados:
GR: Stipe Pletikosa (Rostov), Danijel Subasic (Mónaco) e Ivan Kelava (Dínamo Zagreb)
DEF: Jurica Buljat (Maccabi Haïfa), Domagoj Vida (Dínamo Zagreb), Vedran Corluka (Bayer Leverkusen), Josip Simunic (Dínamo Zagreb), Gordon Schindelfeld (Frankfurt), Ivan Strinic (Dnipro) e Daniel Pranjic (Bayern Munique)
MED: Darijo Srna (Shakhtar Donetsk), Tomislav Dujmovic (Saragoça), Ognjen Vukojevic (Dínamo Kiev), Ivan Rakitic (Sevilha), Luka Modric (Tottenham), Ivan Perisic (Borussia Dortmund), Niko Kranjcar (Tottenham), Milan Badelj (Dínamo Zagreb) e Ivo Ilicevic (Hamburgo)
AVA: Niko Kalinic (Dnipropetrovsk), Nikica Jelavic (Everton), Mario Mandzukic (Wolfsburgo) e Eduardo da Silva (Shakhtar Donetsk).
11 provável (442): Pletikosa; Corluka, Simunic, Schindelfeld e Strinic; Srna, Kranjcar, Modric e Rakitic; Jelavic e Eduardo. VM - Slaven Bilic tem à sua disposição um meio campo de grande classe, juntamente com excelentes unidades ofensivas (Perisic e Mandzukic deverão ficar de fora do 11). O sector mais recuado é o mais frágil.
Grupo C: Croácia, Itália, Espanha e Rep. Irlanda
Estrelas: Modric e Srna
Objectivo: Ultrapassar a fase de grupos
Previsão do VM: Fica pela fase de grupos - Inserido num grupo complicado, em princípio, a Croácia não irá conseguir dar a volta a Espanha e Itália. Contudo, a surpresa poderá sempre acontecer (em 2008, derrotaram a Alemanha na fase de grupos). Até onde poderá chegar a Croácia? Conseguirão dar a volta aos favoritos Espanha e Itália?