Saturday, June 9, 2012

As 5 Maiores Desilusões da Liga ZON-Sagres 2011/12

O final da época obriga a que se faça uma retrospectiva sobre o que de bom e mau aconteceu no nosso campeonato. Nesse sentido, como tem sido apanágio do Visão de Mercado, oferecemos aos leitores a lista dos jogadores que nesta temporada ficaram muito aquém do esperado, e que, segundo os nossos critérios (rendimento; expectativas e importância que tiveram em anos anteriores), foram as desilusões da Liga ZON-Sagres 2011/12. Depois do desafio que lançámos aos nossos leitores (ler aqui), eis a nossa lista final. 

1º Gaitán - O jovem argentino tinha tudo para "explodir" no Benfica. Se no primeiro ano em Portugal, Gaitán acabou por ser uma surpresa, conseguindo ser um dos melhores jogadores do clube encarnado (talvez mesmo o melhor), este ano foi uma verdadeira desilusão. Há excepção dos jogos da Liga dos Campeões, onde foi um dos melhores assistentes da prova, o médio/extremo argentino deu a sensação de pouco ou nada se entregar nos jogos das provas nacionais. Apenas a espaços deu algum brilhantismo à sua temporada (como o golo no Dragão), que se pautou pela irregularidade e displicência das suas exibições. Muito pouco para um jogador com tanto potencial.
2º Álvaro Pereira - Depois de um ano em cheio, onde conquistou tudo, o internacional uruguaio desejava abraçar um novo desafio na carreira. Contudo, "El Palito" acabou por ficar no Dragão e, tendo em conta o seu rendimento, confirma-se que o fez contra a sua própria vontade. Realizou uma temporada muito irregular, marcada por manifestações públicas em que desejava sair do clube e também por episódios de rebeldia (o momento da sua substituição em Braga não é digno de um profissional). As constantes "piscinas" que sempre o caracterizam foram uma verdadeira miragem este ano, chegando mesmo a ser preterido na recta final do campeonato por Vítor Pereira em função do jovem, Alex Sandro.
3º Pedro Mendes - O internacional português chegou a Guimarães para jogar no "seu" Vitória e esperava-se uma grande época da sua parte. Ora, com apenas 14 jogos realizados na Liga ZON-Sagres, a época de Mendes ficou muito aquém do que era expectável. Os factores externos que rodearam o Vit. Guimarães ao longo da prova não foram ajuda, contudo não podem ser a única explicação. Com 33 anos, o centro-campista português acabou por acusar em demasia o "factor" idade. Para além disso, os constantes problemas físicos limitaram a sua participação ao longo de toda a época. Retirou-se do futebol profissional, terminando assim a carreira enquanto jogador.
4º Jeffrén - Foi contratado ao Barcelona e as expectativas eram grandes. No entanto, o jovem hispano-venezuelano fez apenas 605' minutos de leão ao peito, repartidos por encontros da Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa. É verdade que as lesões prejudicaram (e muito) o seu ano de estreia em Portugal, mas não é a explicação para tudo. O extremo de 24 anos acabou por ter oportunidades (especialmente no último terço da época) mas não as conseguiu agarrar. Faltou-lhe intensidade, capacidade para fazer a diferença e "mexer" com o jogo leonino. Apesar desta sua péssima época de estreia, na opinião do VM a 100% é um dos 3/4 melhores elementos do Sporting e tem tudo para "explodir" no próximo ano.
5º Elias - Tornou-se o jogador mais caro de sempre da história do Sporting. Os leões pagaram 8,8 M€ pelo seu passe ao Atl. Madrid e, a par de Jeffrén, era tido como o melhor e mais sonante reforço para a nova época (o VM colocou os 2 sempre no patamar dos melhores jogadores dos leões e perspectivou que fossem duas das 5 melhores contratações do Ano). Apesar das elevadas expectativas criadas em seu redor , Elias acabou por ser uma desilusão. Se no arranque da época encantou e deixou vincada a sua marca em diversos jogos (um médio moderno que ataca, defende, aparecendo em todas as partes do terreno), a verdade é que o internacional brasileiro perdeu fulgor com o passar do tempo, e tinha a obrigação de fazer muito mais (não só pela sua qualidade, mas igualmente por não ter actuado na Liga Europa). A sua capacidade de incutir velocidade e agressividade ao meio-campo leonino diminui consideravelmente ao longo da temporada (a excepção nesta 2ª metade foi o duelo com o Benfica) e acabou por não justificar (nesta 1ª época, para o ano poderá ser diferente) o dinheiro investido na sua contratação. 

Que outros jogadores (considerando o que já fizeram no passado ou as expectativas que tinham nos mesmos) podem ser considerados desilusões? Como se explica um rendimento desportivo muito aquém do esperado e das reais capacidades de cada um destes 5 nomes?

A. Mesquita