Saturday, June 9, 2012

André Santos (Sporting) e Tiago Pinto (Rio Ave) na mira do Deportivo; Portugal (sub-21) derrota a Albânia; Liga aprova árbitros estrangeiros em jogos nacionais; Ferrer vs Nadal nas meias-finais de RG

Arbitragem - A Assembleia Geral da Liga de Clubes aprovou uma proposta que vai permitir a árbitros estrangeiros dirigirem partidas da Liga Portuguesa e da Liga de Honra. Medida interessante para o futebol português? Que impactos poderá ter nos jogadores, clubes e árbitros nacionais?

Deportivo - André Santos (Sporting) e Tiago Pinto (Rio Ave) estão na mira do recém-promovido à La Liga. As boas relações entre Jorge Mendes e o Depor, podem fazer com que o o médio leonino e o lateral esquerdo vilacondense rumem à Galiza. Também Postiga e Micael estão a ser associados ao clube espanhol. Depois de Diogo Salomão (que deve renovar o contrato de empréstimo), Zé Castro e Bruno Gama, veremos a armada lusa do conjunto da Corunha reforçada? Considerando a pouca margem financeira do Deportivo, principalmente no caso do Sporting, o empréstimo de André Santos e Salomão é uma boa política de mercado (podem valorizar numa liga com grande visibilidade, mas por outro lado, e tendo em conta que não são mais-valias para os leões, que sentido faz continuar com estes elementos nos quadros)?

Sub-21 - Portugal derrotou a Albânia por 3-1 e subiu ao 1º lugar do grupo 6 da fase de qualificação para o Europeu em Israel (a Rússia tem menos 2 jogos). Uma entrada forte da selecção permitiu a Agra e Rui Fonte chegarem ao golo logo aos 2´e 8´, respectivamente. A resposta dos albaneses surgiu aos 14´com Bala a reduzir o marcador. Portugal passou por algumas dificuldades, mas foi novamente com uma entrada forte no 2º tempo que o resultado final ficou fixado. Agra fez a sua 2ª assistência da noite, para o bis de Rui Fonte. Com este resultado, à selecção nacional, basta apenas uma vitória na Polónia para garantir um dos melhores 2ºs lugares de todos os grupos (não acreditamos que a Rússia deixe escapar o 1º lugar). Destaque para as exibições de Salvador Agra e Rui Fonte. 

Roland Garros - Rafael Nadal eliminou Nicolas Almagro, em apenas 3 sets, apesar do grande esforço do 12º cabeça de série em Paris. O nº2 do Mundo venceu pelos parciais de 7-6, 6-2 e 6-3. O espanhol vai defrontar outro compatriota nas meias finais, pois David Ferrer eliminou Andy Murray. O tenista britânico interrompeu uma série de 5 presenças consecutivas em meias finais de um Grand Slam, perante o valenciano (chegou pela 1ª vez às meias finais de RG). Ferrer ganhou com os parciais de 6-4, 6-7, 6-3 e 6-2. Quem vai levar a melhor em novo duelo espanhol?

Breves - O holandês Mitchell Van Der Gaag será o treinador do Belenenses na próxima temporada; Gustavo Lima garantiu o apuramento para os Jogos Olimpicos; Sp. Covilhã acredita que irá continuar na Liga de Honra (o presidente dos serranos denuncia, que há clubes da I e II Liga com 4 e 5 meses de salários em atraso). 

Mercado - Giroud na mira de Málaga (substituto de Van Nistelrooy) e Atlético Madrid (caso Falcao venha a sair); Inter quer Handanovic (Udinese); Seedorf muito perto de assinar pelo Botafogo.