Monday, June 11, 2012

Sporting derrota o Braga no último jogo da Liga Zon-Sagres 2011-12; Hat-trick de Wolfswinkel (já leva 25 golos esta época); Sá Pinto fez o pleno em Alvalade (11 jogos 11 vitórias); Lima marcou, igualou Cardozo, mas perdeu o prémio de melhor marcador do campeonato devido à diferença de jogos

Sporting 3-2 Sp. Braga (Wolfswinkel 34´, 61´ e 84´; Hélder Barbosa 57´ e Lima 88´g.p.)

Uma vitória justa do Sporting (o resultado até pecou por escasso já que o Braga pouco fez para justificar os 2 golos que marcou) colocou um ponto final na Liga Zon-Sagres 2011-12. Wolfswinkel esteve em grande nível, fez um hat-trick e acabou por derrotar um Braga apático (pouco motivado e acusar as recentes más exibições) que nunca conseguiu responder à maior força do clube leonino (os leões terminam o campeonato muito fortes em termos de dinâmica ofensiva e capacidade de pressão/recuperação de bola).

As exibições de Wolfswinkel (chegou aos 25 golos na presente época, foi a figura do jogo e até podia ter aumentado o seu registo não fosse Quim ter respondido por duas vezes em grande), Elias/Schaars (encheram o campo), Carrillo (participação activa nos 2 primeiros golos do Sporting), João Pereira (deu profundidade no seu corredor) e Jeffren (bons apontamentos, principalmente no princípio da 2ª parte) do lado leonino, e a falta de meio campo do Braga, os erros de Amorim (culpas claras no 1º golo) e Elderson, e a grande partida de Quim (várias defesas de bom nível), foram as notas principais desta partida. Destaques?

Liga Zon-Sagres - Óscar Cardozo, do Benfica, ganhou a Bola de Prata, troféu que distingue o melhor marcador da temporada. O paraguaio, terminou a época com 20 golos, o mesmo número de Lima, mas leva vantagem já que fez menos um jogo que o brasileiro (29-30).

Sá Pinto/Leonardo Jardim - Protagonizaram das melhores entrevistas rápidas que se viu nos últimos tempos (não surpreende já que ambos em termos de respeito e educação pela instituição que defendem, jornalistas e adversários este ano claramente se destacaram dos demais). O técnico leonino (conseguiu o pleno com 11 vitórias em 11 jogos em Alvalade) fez uma análise técnico-táctica perfeita e ainda demonstrou uma preocupação pela viagem do adversário, já o madeirense deu os parabéns aos sportinguistas pela excelente moldura humana e valorizou o futebol português (o Sporting bateu a média de espectadores numa época desde a construção do novo estádio).

Rui Patrício - Foi substituído por Tiago já nos descontos e a sua reacção nesse momento e já depois do final do jogo soou a despedida. O guardião deu uma volta ao estádio, demonstrou alguma emoção pelo momento e fez questão de se despedir dos adeptos. A saída do guardião leonino é inevitável? Tottenham ou outro clube? Por onde passa o seu futuro?

Breves - O Dortmund, venceu hoje o Bayern por 5-2 na final da Taça da Alemanha e conseguiu a primeira “dobradinha” da história do clube. Lewandowski fez um hat-trick. Kagawa e Hummels também marcaram para o Dortmund, Robben e Ribéry fizeram os golos do Bayern; O Galatasaray empatou no terreno do Fenerbahçe e conquistou o 18.º título no campeonato turco; Na despedida de Guardiola em termos de La Liga, o Barcelona empatou (2-2) com o Bétis, em Sevilha. Messi desta feita não marcou, no entanto um enorme destaque para os 50 golos que marcou no campeonato espanhol; O Shakhtar Donetsk garantiu o sétimo título de campeão ucraniano do seu historial; Hazard foi eleito o melhor jogador da Liga Francesa, o belga superou Giroud e Nene.