Monday, June 11, 2012

"Revelações" da época 2011-12 a nível internacional: John Guidetti (6.º); Lebron James eleito o MVP da fase regular; Sporting vence campeonato nacional de Juniores

A aposta nos jovens jogadores, que precisam de tempo de jogo para evoluir, não é possível num clube que viva exclusivamente de resultados. John Guidetti, de 20 anos (feitos há menos de um mês), foi a vítima da política de um dos novos ricos do futebol europeu. Sem espaço no Manchester City, foi emprestado ao Feyenoord, e com excelentes resultados. Naquela que é praticamente a sua 1ª época em termos seniores, o "Rooney da Suécia", como é conhecido, foi a grande figura do conjunto de Roterdão e revelou-se um jogador com um killer instinct muito interessante, marcando golos (somou 20 na Eredivisie, falhando os últimos jogos por lesão) de todas as maneiras e feitios. Forte fisicamente (1m85), rápido, de boa técnica, é um avançado com um sentido de oportunidade notável. Uma boa notícia é que o empréstimo ao Feyenoord permitiu que demonstrasse todo o seu potencial e cativasse a atenção de outros emblemas (não deverá voltar a Inglaterra). A má notícia é que em princípio falhará o Euro por lesão, desfalcando a selecção sueca. Sucessor de Ibrahimovic? Tendo em conta a recente aposta no mercado holandês por parte dos emblemas nacionais, poderá Guidetti continuar a sua carreira em Portugal? Considerando o que atingiu esta temporada (fez a época toda com 19 anos) até onde poderá chegar este avançado em termos de referência na sua posição?

NBA - Lebron James, foi eleito pela 3ª vez na sua carreira o MVP da fase regular. O SF dos Heat iguala assim Moses Malone, Larry Bird e Magic Jonhson que também foram nomeados por 3 vezes (Michael Jordan foi eleito por 5 vezes e Kobe Bryant apenas uma vez). Prémio justo? Ou Kevin Durant justificava a nomeação? 

Breves - O Sporting sagrou-se, este sábado, campeão nacional de juniores. Os leões (conheça melhor os jogadores e as suas características aqui) derrotaram o Vit. Guimarães por 3-1 (o momento decisivo desta fase final foi a derrota do Benfica em Braga na passada jornada) e conquistaram assim o 6º título neste escalão nos últimos 8 anos (o 16º na história do clube leonino); O FC Porto recebeu e venceu o Benfica por 77-71 no primeiro encontro da final do campeonato de basquetebol; No Giro, a 1ª etapa a terminar no alto foi ganha por Paolo Tiralongo (Astana), o italiano superou Michele Scarponi nos metros finais da subida de segunda categoria de Rocca di Cambio. Na geral, Ryder Hesjedal tornou-se no primeiro canadiano a vestir a camisola rosa de líder da Volta a Itália. Por último, o Sporting venceu o Corinthians, por 4-3, na primeira jornada do 2.º Mundialito de clubes de futebol de praia, que se está a disputar em São Paulo.