Monday, June 11, 2012

Sporting CP vs Académica: A festa da Taça no Jamor; "Leões" tentam salvar a época, enquanto que os estudantes procuram repetir a vitória alcançada na primeira edição da prova

Amanhã, a festa do povo está de volta. A Taça de Portugal, a segunda competição mais importante do calendário futebolístico português, tem o pontapé de saída às 17h, uma vez mais vez no Estádio do Jamor. Representa uma grande oportunidade (talvez mesmo a maior) para os clubes "pequenos" desafiarem os "grandes", é uma prova repleta de simbolismo, que tem o condão de aproximar de uma forma única, a população dos seus clubes. Nesta temporada, a final será disputada entre dois históricos do futebol português. De um lado o Sporting, o terceiro clube mais titulado na prova, com 15 troféus. Em caso de vitória, alcança o FC Porto no número de títulos (16), além de que numa época fraca a nível interno no campeonato, a conquista da Taça de Portugal afigura-se como a derradeira hipótese dos leoninos "salvarem" a época. Do outro lado do terreno, estará a Académica. Será a 5ª presença dos estudantes na final da competição (a última foi há 43 anos), com um balanço de apenas uma vitória, para 3 derrotas. Curiosamente, a única vitória dos conimbricenses, foi alcançada na primeira edição da prova, já na longínqua temporada de 1938/39. No caminho para a final, os "leões" afastaram Famalicão, SC Braga, Belenenses, Marítimo e Nacional, enquanto que a Académica eliminou Oriental, FC Porto, Leixões, Desp. das Aves e Oliveirense. 

No que ao jogo em si diz respeito, o favoritismo pende para o clube de Alvalade, com significativas melhorias desde a chegada de Sá Pinto. Porém, caso os leoninos abordem o jogo a pensar que são favas contadas, irão passar por dificuldades. Esta temporada a Académica eliminou o FC Porto da prova com uma vitória esclarecedora por três bolas a zero, bem como empatou no Dragão para o campeonato, e em casa contra Benfica e Sporting. Uma das questões chave do encontro, será verificar como o Sporting irá lidar com este jogo. O facto de representar uma hipotética única conquista da época, poderá levar a índices motivacinoais em alta, mas poderá também ter o efeito inverso, onde os jogadores acusarão demasiado a pressão do momento. Em termos colectivos, apesar do mau campeonato Pedro Emanuel já demonstrou que sabe explorar bem as lacunas das equipas "grandes" (os resultados na Liga são a prova disso e ainda recentemente em Alvalade a Briosa criou muitas dificuldades ao Sporting), e Sá Pinto claramente apresenta nesta fase um conjunto em termos físicos, técnicos e de motivação num excelente momento. Na parte individual, Adrien fez uma excelente época, enquanto que Edinho e Diogo Valente terminaram o ano em alta e podem ser as "chaves do encontro" na perspectiva dos estudantes, do lado leonino o jogador do momento é Wolfswinkel, mas as acções de Elias e Matias, e o que pode dar ao jogo Izmailov e Capel são aspectos que certamente irão pesar no resultado final. Prognósticos? Quem se irá destacar? A conquista da Taça de Portugal, será suficiente para o que o Sporting "salve" a época a nível interno? Até que ponto uma vitória leonina na competição pode ter uma importância (mais em termos de moral) capital na próxima época? Na perspectiva da Académica, um triunfo pode representar a afirmação dos estudantes como um dos 7 maiores clubes portugueses? Será este o último encontro de elementos como Patrício, Polga, João Pereira ao serviço dos leões? E no que diz respeito a Adrien e Cédric: vão estar motivados (um bom jogo pode ser uma garantia de regresso a Alvalade na próxima temporada) ou condicionados (esta época foram sempre os melhores em campo contra o Sporting, mas na final a carga psicológica é diferente)?

A. Carvalho

Breves - O Sporting ficou em 4º lugar na 2.ª edição do Mundialito de clubes de Futebol de Praia, depois de ter sido derrotado pelo Vasco da Gama por 5-4. O Lokomotiv venceu a competição, enquanto que Madjer foi o melhor marcador da provaO Hearts, orientado por Paulo Sérgio (ex-técnico leonino), conquistou este sábado a Taça da Escócia, após derrotar na final, o Hibernian por 5-1; West Ham de regresso à Premier League. Um golo de Vaz Tê (o 2º jogador português com mais golos este Ano) já perto do final da partida frente ao Blackpool deu a promoção aos "Hammers"; Na NBA, os Lakers venceram, os Thunder por 99-96 no terceiro jogo das meias-finais na Conferência Oeste e reduziram a desvantagem na eliminatória para 1-2. O outro encontro teve um desfecho incrível e inesperado. Os Boston fizeram uma 1ª parte quase perfeita, anularam o adversário com uma supremacia tremenda, já no 3º período durante algum tempo lideraram por mais de 15 pontos e do nada o conjunto de Philadelphia (que ia somando erros infantis e uma % de lançamento das piores da história dos playoffs) conseguiu recuperar e vencer o jogo (os 76ers empataram assim a série a 2). Em termos nacionais, o Benfica poderá festejar já este domingo o título de campeão em basquetebol, depois do triunfo de hoje por 67-66 frente ao Porto, no terceiro encontro da final do «play-off». No Motociclismo, Miguel Oliveira (Suter Honda) vai partir do terceiro lugar da grelha para a corrida de Moto3 do GP de França (é a 3ª vez esta época que o português consegue este lugar, esperemos que agora tenha mais sorte...demasiadas quedas). Por último, no Giro,  Ryder Hesjedal (Garmin) assumiu novamente a liderança depois de se ter destacado da concorrência já perto do final da etapa. Andrey Amador (Movistar), foi o vencedor do dia.