Monday, June 11, 2012

Montpellier vence a Ligue 1; Nápoles conquista Taça de Itália (clube napolitano quebra jejum de 22 anos sem títulos); FC Porto é campeão nacional de Juvenis; NBA: Lakers já perdem por 3-1, Lebron James (exibição monumental) empata a série frente aos Pacers

Ligue 1 - Pela primeira vez na sua história, o Montpellier sagrou-se campeão gaulês, após derrotar o Auxerre por 2-1. O emblema do sul de França alcançou um triunfo inesperado, já que tinha a concorrência do PSG, um dos novos ricos do futebol europeu. Uma equipa extremamente bem orientada por René Girard, sem grandes estrelas mas com um colectivo forte. Ainda assim, em termos individuais, destacaram-se o médio Belhanda e o goleador Giroud, principalmente (Cabella e Camara também foram importantes). Campeão justo? Quais os principais destaques (clubes, curiosidades e jogadores) da Ligue 1 versão 2011-12?

Taça de Itália - O Nápoles bateu a Juventus na final por 2-0 (Cavani e Hamsik fizeram os golos). Com este triunfo o conjunto napolitano quebrou um jejum de 22 anos sem títulos (desde 1990 que a ex-equipa de Maradona estava em branco), já a Juve perdeu pela 1ª vez esta temporada e logo no encontro de despedida de Alessandro Del Piero, o avançado italiano terá envergado pela última vez a camisola do clube de Turim. Conseguirá o Nápoles em 2012-13 intrometer-se na luta pela Série A? Que balanço faz da carreira de Del Piero ao serviço da Juventus?

NBA - Os Heat venceram os Pacers por 101-93 e empataram a meia-final da Conferência Este a 2. Lebron James foi decisivo e protagonizou uma exibição monumental (40pts, 18reb e 9 assistências), também Wade deu uma resposta depois do terrível jogo 3 e marcou 30 pontos. Nos encontros de ontem, destaque para a derrota dos Lakers em casa frente aos Thunder (Durant nos últimos segundos com um triplo deixou OKC a liderar a série por 3-1), e para o triunfo dos Spurs em LA diante dos Clippers (no final no 1º período perdiam por 11-33, mas deram a volta e caso vençam esta noite qualificam-se para a final da Conferência Oeste). 

FC Porto - Sagrou-se campeão nacional de juvenis ao vencer na 6.ª e última jornada da fase final o V. Guimarães por 5-2. Destaque para as declarações curiosas de Nuno Capucho (o técnico da equipa no final do jogo): "A formação do FC Porto está de parabéns, esta equipa começou a ser formada há quatro cinco anos. Vamos ver se os jovens portugueses começam a ter mais espaço, agora com as equipas B." Irá ter o FC Porto uma equipa B? Esta declaração pode ser interpretada como uma indirecta para o próprio clube (nos últimos anos a aposta dos azuis e brancos em jovens jogadores portugueses foi nula)?

Breves - Panathinaikos, de Jesualdo Ferreira, assegurou a presença na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões; Joaquin Rodriguez (Katusha) é novamente o líder da Volta a Itália, o espanhol fez segundo no alto de Piani dei Risinelli. Matteo Rabottini (Farnese Vini), foi o vencedor do dia; O FC Porto venceu, o jogo 4 frente ao Benfica no pavilhão da Luz por 74-65 e igualou a dois a final do «play-off» do campeonato de basquetebol. Na quarta-feira, no Dragão Caixa, tudo ficará decidido. Prognósticos?; Na Volta a Califórnia,  Robert Gesink (Rabobank) venceu a competição, enquanto que Tiago Machado ficou em 9º. Já Boasson Hagen venceu a Volta à Noruega. Sharapova sagra-se bicampeã em Roma; No Motociclismo, Miguel Oliveira voltou a cair e não acabou o GP de França, já Lorenzo venceu a prova em MotoGP.