Friday, May 25, 2012

Sá Pinto renova com o Sporting até 2014; Barcelona vence Taça do Rei, Catalães aplicam um 3-0 ao Bilbao na despedida de Guardiola; U. Leiria não cumpriu os requisitos exigidos e fica impedida de jogar na II Liga

Copa do Rei - Athletic 0-3 Barcelona (Pedro 3´e 24´e Messi 20´) - Os catalães não deram quaisquer hipóteses ao Ath. Bilbao e conquistaram a 26ª Copa do Rei da sua história. O Estádio Vicente Calderon assistiu a um início de partida alucinante, por parte do Barcelona, que rapidamente chegou ao 3-0. A inexperiência basca voltou a fazer sentir-se em nova final, com erros defensivos a serem cobrados pelo ataque catalão. "Pedrito" Rodriguez aproveitou uma falha, após pontapé de canto, para rematar certeiro para o 1-0, Messi recebeu um excelente passe de Iniesta para o 2-0 e Xavi deixou a bola para novo golo de "Pedrito". Os catalães incutiram grande dinâmica ofensiva no 1º tempo, o que teve os seus frutos, ao passo que os bascos, só a partir do 3-0 é que conseguiram aproximar-se da baliza de Pinto. No segundo tempo, o Athletic podia ter chegado ao golo, contudo, com o passar do tempo, o Barcelona foi resguardando a posse de bola à espera do apito final. VM - O início do encontro ficou marcado por uma assobiadela clássica ao hino espanhol, que também foi encurtado para não ferir susceptibilidades bascas/catalãs. Guardiola realizou a última partida como treinador do Barcelona (247 jogos, 179 vitórias, 47 empates e 21 derrotas), tendo conquistado 14 troféus (3 campeonatos, 2 Copas, 3 Supertaças, 2 Ligas dos Campeões, 2 Supertaças Europeias e 2 campeonatos do Mundo). Lionel Messi marcou o 73º golo do ano, em apenas 60 jogos oficiais. "Pedrito" Rodriguez juntou mais 2 golos em finais de competições (já leva 6). Marcelo Bielsa voltou a falhar nos momentos decisivos, mas a "afición" de Bilbao quer a permanência do técnico argentino. Principais destaques?

Sá Pinto - O Sporting, informou ter acordado a renovação do vínculo contratual com o seu treinador por mais uma temporada, o qual continuará, assim, a orientar a equipa de futebol profissional nas épocas de 2012/2013 e 2013/2014. VM - Uma noticia que não surpreende já que Godinho referiu há 2 meses que Sá Pinto era o seu treinador até final do mandato, mas que lançada nesta fase acaba por colocar um ponto final em alguma especulação e contestação que tinha sido alimentada depois da derrota no final da Taça. Na nossa opinião, parece claro que Sá Pinto é o treinador certo para o Sporting e como tal esta renovação justifica-se. Demonstrou qualidade, competência, liderança e inclusive resultados (meias-finais da Liga Europa, vitória diante do Benfica algo que os leões não conseguiam há 3 anos, um percurso 100% vitorioso em casa, e até mesmo o 4º lugar apenas a 3 pontos do Braga...apanhou uma equipa em 5º lugar, sem fio de jogo e a 8 pontos do 3º). Será curioso perceber como irá preparar a pré-época (desde Materazzi que os leões falham neste período e depois acabam por pagar a factura durante a temporada), e entrar em 2012-13 (o clube leonino tem começado sempre mal as épocas e com toda esta contestação para os lados de Alvalade, Sá Pinto sabe como ninguém que ao mínimo deslize é o 1º alvo abater). Por outro lado, e isso é um dado adquirido, com o actual plantel o Sporting não vai chegar ao título, como tal, mais do que as saídas (as vendas de João Pereira, Tiago, Polga, mais 2 ou 3 a juntar aos crónicos lesionados até ajudam o clube leonino) importa saber quem é que o emblema de Alvalade vai contratar. O técnico leonino pode ter um papel activo ao lado de Freitas no que diz respeito às entradas e saídas, fez por merecer um melhor elenco, sendo certo que sem ovos não se fazem omeletes, e não é com Nuno Reis, Salomão, Wilson Eduardo que os leões vão resolver os problemas...Labyad foi uma contratação de Top mas é curto, o Sporting necessita de adquirir pelo menos 2 centrais, 1 médio, 1 extremo e 2 avançados que sejam claras mais-valias. Irá o Sporting dar a Sá Pinto um elenco melhor para 2012-13? Ou o técnico leonino está condenado a encarar a próxima época com o regresso de elementos emprestados, e com um orçamento muito inferior ao dos rivais (o Dortmund e o Montpellier demonstraram que os orçamentos não ganham campeonatos)? Conseguirá o ex-capitão dos leões cumprir o mandato até ao fim (ou o clima em Alvalade não está propício a uma certa "tranquilidade")?

U. Leiria - O clube leiriense não cumpriu os requisitos mínimos exigidas pela Liga no processo de candidatura aos campeonatos profissionais e ficou impossibilitado de disputar a Liga de Honra na temporada 2012-13. Os leirienses caíram para a II Divisão e, em princípio, serão substituídos pelo Sp. Covilhã. Como se explica (sendo público que vários clubes estão com salários e dívidas ao fisco em atraso) que apenas a Leiria não tenha preenchido os requisitos?