Monday, June 11, 2012

Ronaldo, Nani e Quaresma são os 3 extremos eleitos pelo VM para o Euro 2012

A poucos dias de Bento divulgar os seus 23 eleitos para o Euro 2012, o VM nomeia os 3 extremos que deviam defender a nossa bandeira na Polónia/Ucrânia. As escolhas são óbvias, e mais do que abordar os nomes é fundamental tentar perceber o que Nani e Ronaldo (os nossos melhores jogadores) vão render no mês de Junho, pois parece claro que muito do que Portugal pode fazer na competição vai passar pelos pés destes 2 craques.

Cristiano Ronaldo: É o melhor jogador europeu (algo que nos coloca logo no patamar dos candidatos ao título), o jogador mais mediático do Mundo (só a sua presença vai fazer com que todos os holofotes estejam concentrados na nossa selecção), e terá neste Europeu de dar um passo em frente no que diz respeito à conquista da Bola de Ouro. O extremo/avançado do Real Madrid sabe como ninguém que caso venha a desiludir na competição (em termos de exibições e golos) diz "adeus" ao prémio de Melhor do Mundo - só ganhar a La Liga é curto, ainda para mais quando Messi este ano vai vencer a Bota de Ouro e muito possivelmente ser o melhor marcador da LC. Como tal, a sua motivação para fazer um bom Euro deve estar a 200% e Portugal só terá a ganhar com isso (um bom torneio dá-lhe uma margem para a Bola de Ouro que será certamente decisiva).
Nani: Foi o melhor jogador português durante o apuramento, e é claramente o elemento da selecção nacional que pode desequilibrar os jogos a nosso favor. A 100% é um dos 15/20 melhores do Mundo, mas ainda é alvo de um reduzido protagonismo que até o pode favorecer (as atenções dos nossos adversários vão estar centradas todas em Ronaldo e o extremo poderá aproveitar essa estratégia/liberdade para melhor potenciar a sua técnica, velocidade e finalização). O facto de nos últimos tempos ter sido pouco utilizado no Man Utd até poderá indicar que vai chegar ao Euro numa condição física privilegiada.
Quaresma: Em termos de técnica individual nada deve a Ronaldo e Nani (até é superior), no entanto a sua falta de consistência e regularidade não permitiram que tivesse uma carreira com outro fulgor. Caso chegue à Polónia/Ucrânia motivado, a 100% e com a confiança em alta, poderá ser uma peça importante para Paulo Bento, pois é um dos poucos jogadores portugueses que tem aquela capacidade rara de sozinho decidir um encontro.

PS - Com Coentrão, Eliseu, a juntar à versatilidade dos nossos médios e ao nosso 23º elemento (iremos anunciar no Domingo), a nomeação de 3 extremos parece-nos indicada. Ainda para mais quando as alternativas eram Varela (realizou uma época muito fraca no Porto, onde nem sempre foi opção para o banco) e Vieirinha (não conseguiu ser um indiscutível no Wolfsburgo).

Desafio aos leitores: Imaginem que Paulo Bento imitava Sven Goran Eriksson e convocava um jovem jogador, pouco ou nada falado, para adquirir experiência a pensar no futuro da nossa selecção (no Mundial 2006 o sueco convocou Walcott, quando o extremo, na altura tinha apenas 17 anos e militava no Southampton da II Divisão inglesa). Qual seria a vossa escolha?