Nos últimos 30 anos, raramente a Holanda falhou uma fase final, sendo que, ainda mais raro foi falhar na fase de grupos de uma grande competição internacional. Depois da geração de Cruyff, de Van Basten (única coroada com êxito), de Bergkamp, segue-se a geração de Robben, que tem nova oportunidade para chegar ao topo, depois da final perdida no último Mundial. Qualidade técnica e poder de fogo não serão problemas, pelo menos do meio campo para a frente. Os holandeses têm no plantel o melhor marcador da Premier League, Bundesliga e o 2º melhor da Eredivisie, a que juntam Robben, Van der Vaart, Sneijder e Van Bommel, entre muitos outros. Inseridos no grupo B, com Portugal, Alemanha e Dinamarca, será o seu sector defensivo a colocar em risco uma presença nos quartos-de-final, pois os seus adversários vão certamente explorar as debilidades da "laranja mecânica".
Lista de convocados:
GR: Maarten Stekelenburg (Roma), Michel Vorm (Swansea) e Tim Krul (Newcastle).
DEF: Khalid Boulahrouz (Stuttgart), John Heitinga (Everton), Joris Mathijsen (Málaga), Ron Vlaar (Feyenoord), Wilfred Bouma (PSV), Gregory van der Wiel (Ajax) e Jetro Willems (PSV).
MED: Ibrahim Afellay (Barcelona), Mark van Bommel (Milan), Nigel de Jong (Manchester City), Stijn Schaars (Sporting), Wesley Sneijder (Inter de Milão), Kevin Strootman (PSV) e Rafael van der Vaart (Tottenham).
AVA: Klaas-Jan Huntelaar (Schalke 04), Luuk de Jong (Twente), Dirk Kuyt (Liverpool), Luciano Narsingh (Heerenveen - ver aqui referência do VM), Robin van Persie (Arsenal) e Arjen Robben (Bayern de Munique).
11 provável (4231): Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Schaars; Mark van Bommel, Strootman, Wesley Sneijder, Robben, Van Persie; Klaas Jan Huntelaar
VM - Com grande qualidade nos 23, fica difícil encontrar o 11 ideal dos holandeses. Na defesa é que parece não haver grandes dúvidas, com Schaars a ser o lateral esquerdo de recurso para van Marwijk. Van Bommel e Strootman formam um forte pivot defensivo, enquanto que Sneijder, Robben e Van Persie serão setas apontadas às balizas adversárias. Huntelaar será o ponta-de-lança da "laranja mecânica".
Estrelas: Robben, Van Persie, Sneijder e Huntelaar
Objectivo: Título
Previsão do VM: Fica na fase de grupos - Apesar de contar com um plantel forte, as grandes debilidades de defensivas serão bem exploradas por Portugal e pela Alemanha. Até onde irá a Holanda? Conseguirão os holandeses repetir nova final? Em que lugar estão no top de candidatos ao título?