Saturday, May 12, 2012

Feirense e U. Leiria despromovidos (Académica escapa à descida e qualifica-se para a Liga Europa); Porto vence em Vila do Conde (PC garantiu a continuidade de Vítor Pereira); Benfica derrota o Vit. Setúbal (Cardozo marcou no último minuto e chegou aos 20 golos)

Tudo decidido na I Liga em termos de classificação. A Académica venceu em Guimarães por 2-1 e atirou com o Feirense para a II Liga. O conjunto de Coimbra com este triunfo subiu ao 13º lugar, passou o Rio Ave e garantiu a qualificação para a Liga Europa (apenas Porto, Benfica, Braga, Sporting, Marítimo, Académica e Rio Ave se inscreverem nas competições europeias), já a turma de Santa Maria da Feira perdeu por 3-1 frente ao Gil Vicente e caso não venha a disputar a dita Liguilha acompanha a União de Leiria na descida de divisão. Desfecho justo? Ou o Feirense acabou por ser penalizado (não em relação à Briosa mas no geral) por ser um clube que cumpre com as suas obrigações em termos salariais?

Rio Ave 2-5 FC Porto (João Tomás 42', pen. e Atsu'; Djalma 13', James 17' e Kléber 49', 74' e 90'+1) - O Hattrick de Kléber, a ausência de Hulk no 11 inicial, James a 10 (o VM já afirma há ano e meio que rende mais nesta posição) e João Tomás (o avançado do Rio Ave volta a terminar a Liga como o melhor marcador português, desta feita com 11 golos) foram as principais notas desta partida. Destaques? Noutro âmbito Pinto da Costa garantiu que Vítor Pereira vai continuar (adiantando que no Porto os contratos são para cumprir e que a continuidade nunca teve em causa). O presidente do Porto voltou ainda para voltar a disparar na direcção do Benfica e depois de ter ironizado com o facto dos encarnados já terem as faixas de campeão encomendadas, referiu que mal do clube da Luz se um dia Jesus lhe vira as costas.

Vit. Setúbal 1-3 Benfica (Rafael Lopes 12'; Bruno César 35' e 62', Cardozo 89') - Destaque principal para o 20º golo de Cardozo na Liga. Um excelente golo mesmo em cima do minuto 90 que dá boas perspectivas ao paraguaio na luta pelo prémio de melhor marcador, aquele que era um objectivo público dos encarnados (Lima para o superar necessita de marcar 2 golos ao Sporting). Além de Tacuara, Bruno César bisou e acabou a época como o 3º melhor marcador do Benfica na Liga. Destaques?

Liga Zon-Sagres - Nos restantes encontros, destaque para os triunfos do Nacional e Olhanense, em Leiria e Aveiro, respectivamente. E para o empate do Paços na Madeira frente ao Marítimo.