Tuesday, May 22, 2012

Chelsea oficializa saída de Drogba; Villa falha o Euro 2012; As "situações" Funes Mori e Ganso

Didier Drogba - Os blues anunciaram que o avançado costa-marfinense vai sair do Chelsea no Verão, altura em que o seu contrato com o clube inglês termina. Ao todo, foram 8 temporadas ao serviço dos blues naquele que terá sido o melhor jogador da história da equipa de Stamford Bridge. 338 jogos e 157 golos (100 golos na Premier League e 34 na Liga dos Campeões) depois, Drogba sai de Londres com a conquista da Liga dos Campeões, a que junta 3 campeonatos, 4 Taças de Inglaterra, 2 Taças da Liga e 2 Supertaças (o Chelsea tem 19 títulos, 11 deles com o contributo de Drogba). Mais importante que os golos marcados (foi o melhor marcador da Premier League por duas vezes), foi o carisma e a qualidade demonstrada nos relvados ingleses que levaram Didier Drogba ao topo do futebol mundial. Um dia importante para o costa-marfinense, para o Chelsea, e que irá agitar o mercado de transferências de Verão. Em que lugar da história do Chelsea está o avançado africano? Nos últimos 10 anos, em que lugar fica Drogba no top de avançados? Por onde passará o futuro de Drogba (China ou um clube de Top Europeu)?

As "situações" Funes Mori e Ganso - O avançado argentino continua a ser associado ao Benfica pela imprensa argentina. Num 1º momento era Saviola, agora é Enzo Pérez que é relacionado com uma possível troca com o River Plate. VM - Voltamos a referir o que mencionamos desde há um ano e pouco quando Funes Mori começou a ser associado a clubes portugueses. É um avançado que está demasiado valorizado, que apesar de ter margem para evoluir (Falcao também marcou muito mais na Europa do que no clube argentino) neste momento nem é titular no River, é um elemento inclusive pouco apreciado pelos adeptos devido aos golos que falha, e claramente não nos parece uma mais-valia para um dos "grandes". Passa por Funes Mori a melhor maneira de o Benfica "despachar" Enzo e Saviola? No que diz respeito a Ganso, o rumor/amor que o associa ao FC Porto é antigo e nos últimos dias ganhou novamente alguma repercussão devido a uma entrevista de Danilo. VM - É um dos jogadores com mais classe a jogar na América do Sul, um 10 à antiga, com uma técnica individual, visão de jogo, e qualidade ao nível do remate fora do normal, mas que devido a ser algo lento poderá ter algumas dificuldades no futebol europeu (nada melhor que passar 1º pelo futebol português para ganhar intensidade antes de "dar o salto" para uma liga mais cotada). Jogador muito cotado no mercado, titular da selecção brasileira, e que poderá ser aquela contratação de Top (ler aqui) que o Porto poderá tentar caso Hulk venha a sair do Dragão. Se o Incrível deixar os azuis e brancos qual deverá ser a política de mercado dos portistas: substituir por um jogador de Top (avançado, médio ou ala), ou contratar 2/3 jogadores na linha de Danilo e James?

Mercado Internacional - Rodrigo Palacio (Génova) assinou pelo Inter; Sevilha contratou Diego Lopez ao Villarreal (foi o 1º de vários que vão abandonar a equipa que desceu de divisão por um valor inferior, veja os outros aqui); Edinho, avançado que esteve emprestado à Académica pelo Málaga, está na lista de dispensas do clube espanhol.

David Villa - Já era mais ao menos um dado adquirido agora é oficial, o avançado do Barça vai falhar o Euro 2012. Imaginando que Del Bosque vai convocar 3 avançados (sendo que 1 ao que tudo indica será Torres), quem irá completar a convocatória: Llorente, Negredo, Raul, Adrian ou Soldado?

Mercado Nacional - O Beira-Mar anunciou, a contratação do médio malaio de 17 anos Nazmi Mansor para as próximas três temporadas. É o primeiro jogador da Malásia a jogar num clube europeu. Marketing?; Gil Vicente contrato Brito (Torreense); Manuel José deixou comando técnico do Al Ahly. 

Breves - Frederico Gil foi eliminado do qualifying de Roland Garros, ao perder com o polaco Jerzy Janowicz por 5-7, 6-4 e 2-6. Gastão Elias também já foi eliminado, enquanto que Pedro Sousa e João Sousa continuam em prova; Jon Izagirre (Euskatel) venceu a 16ª etapa do Giro, numa etapa onde não houve diferenças entre os favoritos ("Purito" Rodriguez continua de rosa); A Selecção Nacional de Ténis de Mesa subiu ao 7º lugar do ranking Mundial, naquela que é a sua melhor classificação de sempre. Stan Van Gundy (treinador) e Otis Smith (manager) foram despedidos dos seus cargos nos Orlando Magic, depois de uma temporada menos positiva. SVG é um dos 5 melhores técnicos da actualidade na NBA e o melhor da história do franchise de Orlando, como tal esta decisão faz pouco sentido. Quanto a Otis Smith, depois das últimas trocas mal sucedidas, já se sabia que o seu futuro não passava por Orlando. Brian Shaw, actual treinador adjunto dos Pacers, poderá ser o substituto de SVG.