Thursday, June 14, 2012

Benfica derrota o Leiria apenas pela margem mínima (encarnados garantem o 2º lugar mas Cardozo não marcou, já os leirienses confirmam a descida de divisão); Braga segura o 3º lugar e o acesso aos playoffs da LC; Messi chega aos 50 golos na La Liga; Sp. Espinho campeão nacional de Voleibol; Kaia Kanepi conquista Estoril Open; Chelsea vence a Taça de Inglaterra

Benfica - Os encarnados derrotaram a União de Leiria por 1-0 e confirmaram o 2º lugar no campeonato. Por seu turno, com este resultado os leirienses foram despromovidos. Os encarnados conseguiram sair da Luz sem sofrer golos pela 2ª vez na Liga (a União podia ter marcado, mesmo assim já que Ogu e Shaffer desperdiçaram boas oportunidades), enquanto que Cardozo não conseguiu marcar qualquer golo (falhou 3 ocasiões clamorosas). Bruno César foi o único a conseguir bater Oblak (nova excelente exibição), de livre directo, à passagem dos 21 minutos, numa partida onde Jorge Jesus viu lenços brancos no final e o conjunto de Dominguez apesar de ter actuado com alguns juniores demonstrou bons pormenores. Destaques? Último jogo de Jesus ao serviço dos encarnados no Estádio da Luz? Como se explica uma exibição tão fraca perante uma equipa tão débil? 

Sp. Braga 1-0 Beira-Mar (Custódio 56´) - O Sp. Braga garantiu o 3º lugar e consequente apuramento para o playoff da Liga dos Campeões. Até que ponto este acesso à LC pode ter um impacto directo no próximo defeso (que jogadores podem entrar, permanecer e sair)?

Liga ZON-Sagres - Feirense 1-3 Vit. Guimarães (Buval 2´; N´Diaye 41´, Urreta 88´e Soudani 90´), Olhanense 0-0 MarítimoPaços Ferreira 2-2 Rio Ave (Melgarejo 18´e Alvarez 87´; João Tomás 8´e 89´), Académica 1-0 Vit. Setúbal (Edinho 41´), Nacional 3-1 Gil Vicente (Claudemir 45´, Keita 67´e Rondon 90´; Hugo Vieira 35´). VM - O Vitória assegurou o 6º lugar. O Olhanense também garantiu a sua melhor classificação em muitos anos (8º) e a Académica voltou a trocar de posição com o Feirense (1ª vitória nos últimos 16 jogos). Feirense ou Académica: Quem desce?

La Liga - O Real Madrid passou por grandes dificuldades em Granada, mas conseguiu vencer por 2-1, mesmo em cima do apito final. Jara inaugurou o marcador para os andaluzes, Cristiano Ronaldo empatou de grande penalidade e Cortes fez auto-golo nos descontos. Caso ganhem ao Maiorca, os merengues chegam aos 100 pontos. Em Barcelona, os blaugrana não tiveram dificuldades para bater o rival Espanyol, com Messi em destaque no jogo que assinalou a despedida de Guardiola de Camp Nou. O argentino foi o único marcador de serviço, realizando um poker. Em apenas duas jornadas, Messi converteu 4 grandes penalidades e chegou à marca estratosférica de 50 golos na Liga e 72 em todas as competições (bateu o recorde de Muller). A questão pichichi está revolvida? Será possível a algum jogador bater esta marca de Messi? Na luta pela Europa, o Atl. Madrid derrotou o Málaga por 2-1 e ainda acredita numa vaga na Liga dos Campeões. Maiorca, Levante e Osasuna vão entrar para a última jornada em posição de lutar pela Liga Europa, enquanto que na fuga à despromoção, vamos ter grandes emoções. Sp. Gijon e Saragoça estão nos lugares de descida, com 37 e 40 pts, respectivamente, enquanto que Rayo Vallecano (40 pts), Villarreal (41 pts) e Granada (42 pts) ainda não estão salvos. 

Bundesliga – O Bor. Dormund goleou o Friburgo (4-0) na última jornada da Liga Alemã e alcançou um máximo histórico de 81 pontos (nunca uma equipa passou dos 80 pts). O bicampeão terminou o campeonato com uma série de 23 vitórias e 5 empates. No fundo da tabela, o Colónia foi despromovido (juntamente com o Kaiserslautern), depois de perder 4-1 frente ao Bayern e de o Hertha ter vencido o Hoffenheim por 3-1 (a equipa de Berlim vai disputar um playoff). O Hannover vai juntar-se a Bayer Leverkusen e Estugarda na Liga Europa. Com a descida do Colónia, deverá algum português aproveitar a situação de Geromel?

FA Cup – O Chelsea conquistou a Taça de Inglaterra, depois de bater o Liverpool por 2-1. Ramires e Drogba marcaram para os londrinos, enquanto que Carroll reduziu para os reds. O Chelsea conquistou a sua 7ª FA Cup, a 4ª em 6 anos. 

Juniores – O Sporting passou para a liderança do campeonato (mais 2 pontos), depois de vencer na Madeira o Nacional por 3-2 e beneficiar da derrota do Benfica em Braga (2-3). Na última jornada, o Sporting recebe o Vit. Guimarães, enquanto que o Benfica recebe o Nacional.

Estoril Open – Kaia Kanepi venceu o quadro feminino, numa partida disputadíssima frente à espanhola Suarez Navarro. A atleta da Estónia perdeu o 1º set por 6-3, ganhou o 2º por 7-6 e o 3º por 6-4, contudo, Navarro teve dois match-points no tie break do 2º set. No quadro masculino, Del Potro (7-6 e 6-4 sobre Wawrinka) e Gasquet (2-6, 7-6 e 7-5 sobre Albert Ramos) vão discutir o troféu, depois de passarem por algumas dificuldades nas meias finais.

Giro de Itália – O jovem norte-americano Taylor Phinney (BMC) foi o mais rápido no prólogo de abertura da Volta a Itália. Os 8.7 km de Herning (Dinamarca) foram percorridos em 10´26, nove segundos mais rápido que o britânico Geraint Thomas. Destaque para o 10º lugar de Nelson Oliveira, a 27 segundos do norte-americano.

Moto GP - Miguel Oliveira fez o 3º melhor tempo na qualificação para o GP de Portugal em Moto 3. O piloto português apenas foi ultrapassado pelo alemão Sandro Cortese e o espanhol Maverick Vinales. No Moto GP, o campeão do Mundo Casey Stoner foi o mais rápido, ficando à frente de Dani Pedrosa e Cal Crutchlow. 

Voleibol - O Sp. Espinho sagrou-se campeão nacional de Voleibol, depois de derrotar o Benfica por 3-2 no Pavilhão da Luz. Foi o 18º título para os "tigres", que venceram pelos parciais de 25-23, 32-30, 12-25, 19-25 e 15-13.