Wednesday, April 18, 2012

Sporting vs Athletic Bilbao: Duelo de leões dentro e fora do relvado; O último obstáculo na caminhada do clube leonino até Bucareste...Vencer sem sofrer golos, aproveitar as lacunas defensivas dos bascos (principalmente sem Javi Martinez) e segurar Llorente são as "chaves" desta 1ª mão

Amanhã, Sporting e Athletic defrontam-se na primeira parte de uma luta intensa por um lugar em Bucareste. Está em jogo o orgulho e alegria de leões bascos e portugueses, dois clubes com algumas semelhanças, não apenas na simbologia mas em muitas outras características interessantes, que apresentam em comum. Ambas formações estão entre as maiores e mais históricas dos respectivos países, com diversos títulos nacionais conquistados, mas têm estado ausentes das grandes conquistas no passado recente. O Sporting, nos últimos trinta anos, conquistou 3 campeonatos nacionais e 5 taças de Portugal, sendo que o Bilbao, no mesmo período temporal, venceu o título espanhol por duas vezes, juntando-lhe também uma Taça do Rei, facto condicionado com toda a certeza por não poderem actuar estrangeiros no clube, o que fez com que de alguns anos para cá perdessem o comboio dos grandes. Os dois clubes podem também orgulhar-se de pertencer ao restrito grupo de equipas que nunca desceram de divisão. A aposta na formação é igualmente um factor em comum, se nos bascos é o que dá vida ao clube, o Sporting deve às suas camadas jovens uma parte importante da sua história, sendo mundialmente reconhecido como um dos maiores formadores de jovens, é inclusive o único clube que formou dois Fifa World Player diferentes. As semelhanças não se ficam pela história e simbologia, pois este ano até nos resultados se equiparam, ambos estão na final da taça dos respectivos países e claro, na meia-final da liga Europa, quem diria, após eliminarem, lá está, os grandes de Manchester.

No que diz respeito à 1ª mão, será fundamental para o Sporting vencer sem sofrer golos, já que o Bilbao se transcende em sua casa - o San Mamés é um verdadeiro inferno e os seus seguidores demonstram um entusiasmo monumental cada vez que “los leones” entram em campo, fazendo daquele estádio uma fortaleza. O actual 8º classificado da La Liga (está apenas a 7 pontos do 3º) já foi devidamente analisado pelo VM (aqui), é orientado por um dos melhores treinadores do Mundo (ler aqui), uma das equipas que pratica o futebol mais espectacular da actualidade e Sá Pinto deve ser mais uma vez astuto para contrariar o futebol de posse e intensidade dos bascos. Apesar da técnica de Muniain na esquerda, da capacidade de desequilíbrio de Herrera e De Marcos na zona central, da profundidade que dá Iraola  (o lateral direito dá outra dinâmica ao 4-3-3 do Athletic e faz com que muitas vezes o conjunto basco tenha 6/7 jogadores no momento ofensivo), a principal preocupação dos leões deverá ser com Fernando Llorente, o seu 1m95 aliado ao bom jogo de área fazem dele um dos avançados mais temíveis da actualidade (a nível de jogo aéreo claramente um Top5 Mundial). Para contrariar a dinâmica e maior força física dos bascos (vários elementos altos e fortes no jogo aéreo), será importante que Capel saiba explorar as subidas de Iraola, que Wolfswinkel aperte Amorebieta (é um central muito alto, mas demasiado impetuoso, provocando quase sempre falta quando aborda os lances, algo que poderá ser depois aproveitado por Matias), que El Crá faça mais um jogo ao seu nível, e que Izmailov explore a juventude de Aurtenetxe (a defesa do Bilbao comete muitos erros e sem Javi Martinez os leões devem aproveitar isso para marcar 2 ou mais golos). Isto em termos ofensivos, na parte defensiva. João Pereira não poderá cometer as suas habituais falhas defensivas, Carriço e Schaars terão de ser agressivos na recuperação de bola e Xandão não poderá perder a batalha aérea com Llorente. Prognósticos? Irá Sá Pinto apostar no seu 11 habitual da Liga Europa: Patrício, João Pereira, Insúa, Polga, Xandão, Carriço, Schaars, Matias, Izmailov, Capel e Wolfswinkel? Ou Onyewu era uma "arma" mais eficaz para travar o jogo aéreo de Llorente? Como é que os leões vão travar a dinâmica ofensiva do Bilbao (esta época já marcou 3 golos em Manchester e 4 no terreno do Schalke)? Qual a principal referência dos bascos? Quem poderá ser a figura da partida? Até que o ponto o facto de San José, De Marcos, Herrera e Muniain do lado dos bascos e Polga, Izmailov, Carrillo e Wolfswinkel da parte do Sporting estarem em risco para o encontro da segunda mão, pode condicionar as suas acções?

F. Paiva