Wednesday, April 18, 2012

Pinto da Costa: O maior presidente (em termos de resultados desportivos) da história do futebol português; 30 anos de sucesso na presidência dos dragões

Fez ontem precisamente 30 anos, que Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu a presidência do FC Porto. De adepto a director, de director a presidente, a vida de Pinto da Costa sempre esteve ligada aos azuis e brancos. Homem culto, mas extremamente polémico, quer pelos seus relacionamentos extra-futebol, ou pelas diversas acusações que foi alvo, não esquecendo ainda, as inúmeras, acesas trocas de palavras com dirigentes de clubes rivais e federativos, o presidente portista já marcou claramente uma era no futebol português, e principalmente, no clube da cidade Invicta.

Assumiu a presidência de um clube que vivia na sombra dos rivais de Lisboa, conquistando até hoje 18 títulos de campeão nacional (incluindo um pentacampeonato, feito único no futebol português), 12 Taças de Portugal, e 17 Supertaças. Mas nem só de conquistas nacionais alimenta o ego dos seus adeptos. Apresenta também no seu currículo, duas Taça/Liga dos Campeões Europeus, uma Taça Uefa, uma Liga Europa, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia, perfazendo ao todo, 54 títulos, isto apenas no futebol sénior. Tendo em conta que o FC Porto apenas apresentava 16 títulos no seu palmarés quando Pinto da Costa assumiu a presidência do clube, podemos concluir que nestas 3 décadas, o número mais que triplicou! Impressionante! Grande apoiante das modalidades amadoras (chegou a ser director), são também dezenas, os troféus aí vencidos. No andebol, são 18 os títulos conquistados (7 Campeonatos, 3 Taças de Portugal, 5 Supertaças e 3 Taças da Liga), enquanto que no basquetebol, o número ascende já a 27 (5 campeonatos, 11 Taças de Portugal, 5 Supertaças, 5 Taças da Liga e 1 Troféu António Pratas). Com excelentes resultados nas secções de natação e bilhar, merece também nota de destaque, a actual série de 10 campeonatos nacionais consecutivos em hóquei em patins.

Aos 74 anos, com o actual mandato a terminar no próximo ano, são já algumas, as vozes de incentivo a mais uma recandidatura. Porque para os adeptos portistas, não faz sentido um FC Porto sem o "seu" presidente, sem o homem que fez ecoar o nome de um clube e de uma cidade pelos quatro cantos do mundo. Com 30 anos na presidência do clube, a história de Pinto da Costa...pode até ser confundida com a história do clube. Na sua opinião, seria justo que um dia o estádio do FC Porto tivesse o nome do maior presidente da sua história? Até que ponto, os azuis e brancos teriam tido sucesso sem Pinto da Costa? Estamos perante uma das maiores figuras da história do futebol português? Que balanço faz destes 30 anos de PC no Porto? Qual o melhor 11, melhor equipa, melhor treinador, maior feito?


A. Carvalho