Sunday, April 29, 2012

Sporting é a 2ª equipa que fez mais pontos desde que Sá Pinto é o treinador dos leões; Leiria defrontou o Feirense com apenas 8 jogadores; FC Porto é tetracampeão no Andebol; Hat-trick de Torres na goleada do Chelsea; Zenit é bicampeão; Barcelona derrota o Rayo por 7-0 (Messi bisou e apanhou Ronaldo no topo dos melhores marcadores)

Liga ZON-Sagres - A União de Leiria apresentou-se a jogo com apenas 8 elementos e aguentou o 0-0 frente ao Feirense até perto do intervalo. Miguel Pedro deu vantagem aos fogaceiros aos 45´+2, Pedro Queirós aumentou a vantagem aos 51´, Miguel Pedro bisou aos 59´e Buval fechou o marcador em 4-0 aos 89´. Com este resultado, o Feirense saltou para fora da zona de despromoção em troca com a Académica (joga amanhã em Alvalade). Um dos episódios mais vergonhosos da história do futebol português? Nas outras partidas da tarde, o Nacional foi a Setúbal derrotar o Vitória por 3-0, com golos de Diego Barcellos e Mario Rondon (x2), enquanto que o Beira-Mar igualou o Paços de Ferreira na tabela, depois de vencer os pacenses por 2-0 (golos de Artur e Balboa), numa partida com 3 cartões vermelhos.

Sá Pinto - Desde que assumiu o comando técnico do Sporting, os leões foram o 2º clube que mais pontos conquistou na Liga Zon-Sagres (só fizeram menos 3 que o campeão Porto e bateram por larga margem o Benfica, mais 6 mas podem ser 9 em caso de triunfo sobre a Académica). A juntar a isto, o treinador leonino sabe que se vencer amanhã à Académica garante o 4º lugar (Domingos tinha deixado o Sporting em 5º) e fica a depender de si na luta pela vaga à Liga dos Campeões. Entrando no campo do "SE", caso os leões tivessem despedido Paciência e promovido Sá Pinto mais cedo, poderia o Sporting estar agora a lutar por outra posição? Até que ponto o 3º lugar (é óbvio que o orçamento dos leões aumenta se o clube leonino conseguir o apuramento para os playoffs da LC e com isso irá contratar melhores jogadores) pode ter um impacto decisivo na próxima época leonina? Se o Sporting ficar em 4º este ano, terá menos hipóteses (irá vender mais e comprar menos neste defeso) de ser campeão em 2012-13?


Premier League - Nas partidas já disputadas, o Chelsea goleou o QPR por 6-1, com Fernando Torres a marcar o seu 1º hat-trick ao serviço dos blues. Sturridge, Terry e Malouda marcaram os restantes golos do Chelsea, enquanto que Djibril Cisse marcou o tento de honra do QPR. O Arsenal não foi além de um empate 1-1 no terreno do Stoke City, enquanto que o Newcastle foi goleado no terreno do Wigan por 4-0. Teremos novamente Torres ao nível do passado (em 2008 foi eleito o 3º melhor do Mundo)? Sério candidato a melhor marcador do próximo Europeu?

La Liga - O Real Madrid ficou mais próximo do título depois de bater o Sevilha por 3-0. Cristiano Ronaldo somou o 43º golo no campeonato, cabendo a Benzema marcar os restantes dois golos da partida. Com mais 3 golos, o Real chegou aos 112 na Liga Espanhola. O Barcelona também não facilitou e foi ao terreno do Rayo vencer por 7-0 (Messi bisou e chegou aos 43 golos). Na luta pela Liga dos Campeões, o Málaga deu um passo decisivo ao derrotar o Valencia por 1-0. Ambos os conjuntos somam 55 pontos, mais 3 que o Levante (3-1 ao Granada). O Atl. Madrid não foi além de um empate 2-2 frente ao Betis e poderá ter dito adeus a um lugar na Liga dos Campeões, o mesmo acontecendo com o Ath. Bilbao (derrota por 2-0 em Saragoça). Na fuga à despromoção, a equipa de Postiga e Ruben Micael aproximou-se do Villarreal, tal como o Sp. Gijon (vitória por 3-0 no terreno do Espanyol). Os dois conjuntos estão ainda a 4 pontos do "submarino amarelo". Quem será o melhor marcador da La Liga: Ronaldo ou Messi?

Ligue 1 - O PSG perdeu esta noite em Lille e poderá ter entregue o campeonato ao Montpellier. Pastore ainda colocou os milionários de Paris em vantagem, contudo, o actual campeão deu a volta ao marcador (Hazard e Nolan Roux). O Montpellier tinha derrotado o Toulouse na sexta-feira, por 1-0, e tem agora 5 pontos de vantagem para o PSG, quando faltam apenas 4 jogos por disputar. Por sua vez, o Lille, tem apenas 2 pontos de desvantagem para o PSG, numa luta pela entrada directa na Liga dos Campeões. 

Bundesliga - O campeão B. Dortmund foi ao terreno do lanterna vermelha golear por 5-2 (Barrios fez hat-trick), enquanto que o Bayern derrotou o Estugarda por 2-0. Bor. Dortmund, Bayern, Schalke 04 e Bor. Moechengladbach vão disputar a Liga dos Campeões, enquanto que Bayer Leverkusen e Estugarda apuraram-se para a Liga Europa. Ficou para decidir para a última jornada o último apurado para a LE (o Hannover parte em vantagem) e a 2ª equipa que vai descer de divisão (Colónia ou Hertha). 

Serie A - Juventus e AC Milan continuam separados por 3 pontos, depois de ambos terem ganho as respectivas partidas. A vecchia signora deslocou-se ao terreno do Novara e goleou por 4-0 (Vucinic x2, Borriello e Vidal), enquanto que os rossoneri aplicaram igual número de golos em Siena (4-1 com golos de Cassano, Ibrahimovic x2 e Nocerino). Na luta pela última vaga para a Liga dos Campeões, Nápoles, Udinese, Inter e Lazio seguem com 55 pontos, o que vai fazer das últimas 3 jornadas uma corrida aos milhões.

Rússia/Holanda - O Zenit sagrou-se bicampeão russo, depois de bater o Dinamo de Moscovo por 2-1. Shirokov e Kerzhakov marcaram os dois golos da equipa de Luciano Spalletti, que conquistou o 3º título da sua história desde o fim da era soviética. Na Liga Holandesa, o Ajax ficou a apenas 1 ponto de conquistar o bicampeonato, depois de ter ido ganhar ao terreno do Twente (2-1).

Andebol - O FC Porto conquistou o tetracampeonato em andebol, depois de bater o Águas Santas por 30-25 e igualou o Sporting em número de campeonatos (17); Sporting falha presença na final da Taça Challenge, depois de perder por 28-26 frente ao Wacker Thun (suíços passaram devido aos golos fora).

Futsal - O Barcelona conquistou a UEFA Futsal Cup pela 1ª vez, depois de bater o Dinamo Moscovo por 3-1. Nas meias finais, os catalães já haviam derrotado o Sporting por 5-1. Para o museu, fica mais um título europeu, depois do futebol, andebol, basquetebol e hóquei. Os leões acabaram por ficar na 4ª posição da final four, depois de perder frente ao Marca Futsal nas grandes penalidades (3-3 3-4 g.p.). 

Outras modalidades - Casey Stoner ficou em 1º lugar no GP de Espanha, à frente da dupla espanhola (Lorenzo e Pedrosa). O campeão do mundo segue na 2ª posição da geral, atrás de Jorge Lorenzo; Rafael Nadal conquistou pela 7ª vez o torneio de Barcelona, depois de bater David Ferrer por 7-6 e 7-5; Sharapova derrotou Azarenka na final de Estugarda por 6-1 e 6-4; Rui Costa terminou a Volta à Romandia na 3ª posição, atrás de Bradley Wiggins e Andrew Talansky.

PS - Jesus negou hoje depois do empate frente ao Rio Ave ter um acordo com o Porto para a próxima época. O que hoje é verdade amanhã é mentira? Ou este rumor tinha 1 de 2 objectivos:
- Denegrir a imagem de Jorge Jesus perante os adeptos do Benfica;
- Fazer com que a SAD Encarnada fique com Jesus (uma espécie de forçar a sua permanência só para não ir para o Porto)