Saturday, April 21, 2012

Ronaldo derrota o Barcelona e "oferece" a La Liga ao Real Madrid; Os merengues (Mourinho ganhou o outro duelo do jogo) anularam o habitual tiki-taka dos catalães (Guardiola inventou com o 11 que colocou), foram personalizados, competentes, tiveram Ozil, Benzema e CR7 (venceu o duelo com Messi e chegou aos 42 golos) em grande e justificaram o triunfo


Barcelona 1 - 2 Real Madrid (Alexis 70'; Khedira 17' e Ronaldo 73')

O Real Madrid foi a Camp Nou derrotar o Barcelona, fechando praticamente as contas de La Liga. Os merengues, extremamente personalizados, anularam o habitual tiki-taka dos catalães, com uma pressão alta e grande intensidade durante todo o encontro. Nunca se remeteram exclusivamente à defesa, jogaram no campo todo, fazendo com que a habitual supremacia dos blaugrana na posse de bola, não criasse muitas situações de perigo. Guardiola, que começou o jogo com 8 canteranos, adoptando um claro 3-4-3 (Dani Alves completava o trio ofensivo dos catalães), surpreendeu ao iniciar a partida com Thiago e Cristian Tello, nos lugares de Fàbregas e Alexis. Já Mourinho, escalou o mesmo onze do jogo de Munique, a meio da semana.

O jogo começou com duas situações de perigo para ambas as equipas. Valdés defendeu para canto um cabeceamento dividido entre Ronaldo e Puyol, enquanto que na outra baliza, Casillas, com uma excelente saída, compensou o erro causado por um mau passe de Pepe, que deixou Dani Alves em boa posição para inaugurar o marcador. À passagem do minuto 17, Khedira marcou para o Real Madrid, depois de muitas cerimónias de Puyol em aliviar uma bola defendida por Valdés, após cabeceamento de Pepe. Até final dos primeiros 45 minutos, o Barcelona foi trocando a bola, sem causar perigo, exceptuando num lance, em que Xavi, assistido por Messi, em excelente posição, remata ao lado da baliza dos merengues.

No segundo tempo, faltou por vezes uma referência no centro do ataque blaugrana, já que Messi, muito bem vigiado, apenas vindo de trás conseguiu causar perigo. O domínio territorial do Barcelona, apenas surtiu efeito ao minuto 70, quando Alexis, que entrara há 2 minutos, colocou a bola no fundo das redes da baliza de Casillas, após uma sequência de remates de Tello e Adriano, em que a bola caprichosamente foi parar aos pés do avançado chileno. Não tardou a resposta do Real Madrid, que três minutos mais tarde passou de novo para a frente do marcador. Ronaldo, após brilhante passe de Ozil, contornou Valdés, e rematou para o fundo das redes. Até final do encontro, o Barcelona nunca conseguiu aplicar o seu jogo, que foi sempre controlado pelos merengues, que inclusive criaram perigo em saídas rápidas em contra-golpe.

Destaques:

Real Madrid - Vai voltar a ganhar o campeonato, após vitória em casa do seu maior rival (algo que já não acontecia desde a temporada 2007/2008). Leva já 109 golos na competição, um recorde, quanto ainda faltam disputar quatro jornadas. Mérito para a forma como anularam a melhor equipa da actualidade.

Mourinho - Depois de Portugal, Inglaterra e Itália...agora Espanha. Após alguns jogos muito fracos do Real contra os catalães, parece ter encontrado o "antídoto" para contrariar os blaugrana. Mérito para a forma como montou a equipa, sai de Camp Nou com os três pontos, o título, e uma das vitórias mais saborosas desde que está em Espanha.

Arbeloa/Pepe/S. Ramos/Coentrão - Enorme exibição do quarteto defensivo madrileno. Arbeloa ganhou praticamente todos os lances a Tello, Pepe à excepção do lance inaugural, esteve, juntamente com Sérgio Ramos, imperial no centro da defesa. Já Coentrão, fez um dos seus melhores jogos com a camisola do Real. Anulou Dani Alves, e ganhou crédito junto da "afición".

Ozil/Khedira/Benzema - Ozil destacou-se pelo passe para o golo da vitória...e pelo que defendeu. Foi sempre o primeiro tampão no meio campo merengue, ajudando Khedira e Alonso, nas tarefas defensivas. Khedira, aumentou os índices de agressividade comparativamente ao jogo com o Bayern, foi fulcral no domínio do jogo, contribuindo ainda com um golo. Já Benzema, actuou bastante móvel na frente de ataque, colocando sempre em alerta a defensiva blaugrana.

Ronaldo - Decisivo. Efectuou várias arrancadas pelo franco esquerdo merengue na 1ª parte, onde apenas foi parado com recurso à falta. No 2º tempo, apareceu e decidiu o campeonato. Mais um golo, o 42º. Este valeu o título.

Guardiola - Errou ao escolher o onze inicial, onde Tello foi uma aposta claramente falhada. Pela primeira vez na sua carreira, não ganha o título espanhol.

Barcelona - Nunca conseguiu impor o seu jogo como normalmente. Xavi este bastante apagado, enquanto que Messi, apenas vindo de trás conseguiu causar perigo. Duas derrotas consecutivas, algo anormal nos tempos recentes.

Busquets/Alexis - O trinco foi o menos mau dos catalães, enquanto que o chileno, entrou e marcou, justificando uma entrada mais cedo no jogo.