Monday, April 16, 2012

Portugal: Bruno Alves e Nani, protagonizaram uma época bastante fraca e nesta fase são mais suplentes que titulares nos seus clubes...Pepe e Ronaldo são os únicos jogadores portugueses indiscutíveis numa equipa de Top Mundial, motivo de preocupação?

A sensivelmente dois meses do ínicio do Euro 2012, aproxima-se a hora das grandes decisões que antecedem a competição. Paulo Bento já não deverá ter grandes dúvidas em relação aos 23 eleitos que irão vestir as nossas cores, na Polónia/Ucrânia, mas existem dois aspectos, que poderão, ou não, ser motivo de preocupação. Em primeira instância, as situações de Bruno Alves e Nani. Dois jogadores que foram vitais durante toda a qualificação da selecção nacional, têm realizado uma época miserável nos seus clubes. O defesa central tem até agora sido mais suplente do que titular no Zenit, enquanto que o extremo, fruto de algumas lesões é certo, pouco tem jogado, tendo inclusive perdido recentemente a titularidade para Valencia. Isto poderá possibilitar que cheguem ao europeu na máxima força, sem os efeitos, normais, de uma época sobrecarregada de jogos, mas também poderá tem um efeito negativo, baixando os índices anímicos dos jogadores.

Consequentemente, a presença destes dois jogadores no banco das suas equipas, leva a que Portugal (5ª classificada no ranking da FIFA), apenas apresente no seu onze inicial habitual, dois elementos que são titulares indiscutíveis em equipas de topo do futebol europeu, mais propriamente Pepe e Cristiano Ronaldo, no Real Madrid (Fábio Coentrão e Raul Meireles actuam em conjuntos de topo, mas não podem ser catalogados como indiscutíveis). Os restantes membros, actuam em Portugal (Rui Patrício, João Pereira e Moutinho), ou encontram-se em equipas da classe média/baixa do futebol europeu (Carlos Martins, Hélder Postiga, Hugo Almeida, Miguel Veloso, entre outros). Motivo de preocupação? Como explica, que certos jogadores saiam de clubes portugueses que disputam as competições europeias e lutam por títulos, com destino a Saragoça, entre outros exemplos? Qual a sua opinião em relação à situação de Bruno Alves e Nani? Boa ou má para Portugal? É justo afirmar que Bruno Alves, Pepe, Ronaldo e Nani são os 4 elementos mais importantes da nossa selecção? Se assim for, se 2 deles são suplentes nos seus clubes, até que ponto poderemos ser favoritos a vencer o Euro 2012?

A. Carvalho