Monday, April 16, 2012

Mercado: Nico Gaitán no Man Utd por 25 milhões mais Fábio e Macheda? Fabiano, Adriano ou Beto: Quem deverá suceder a Helton no Porto?

Tanto o jornal britânico “The Telegraph” como o jornal O JOGO insistem hoje na transferência de Nico Gaitán para o Man Utd. Os Red Devils irão pagar 25 milhões de euros ao Benfica pelo passe do internacional argentino, cedendo igualmente por empréstimo Fábio e mais um elemento que pode ser Macheda ou Bebé. VM - Nos últimos 4 meses os rumores que dão como certa a ida de Gaitán para o Man Utd foram-se repetindo na imprensa, como tal esta noticia pouco surpreende. No entanto, 25 milhões parece-nos um excelente negócio (o Man Utd não costuma dar essas quantias por jogadores de 24 anos que não são titulares nas suas selecções). Já a cedência por empréstimo de alguns jogadores, como os leitores do VM sabem somos totalmente contra. Aliás o Benfica é o exemplo máximo de como esta política é errada, já que no passado recente valorizou jogadores como Miccoli e Salvio e nada (em termos financeiros) recebeu em troca. No que diz respeito aos jogadores. Fábio apesar de inicialmente ter ocupado a posição de lateral esquerdo quando chegou a Inglaterra, nos últimos 2 anos actuou preferencialmente a lateral direito, inclusive foi nesse lugar que jogou a última final da Liga dos Campeões entre o Man Utd e o Barcelona. Lateral raçudo, polivalente, que dá uma boa profundidade ao seu flanco e que aos 21 anos ainda apresenta uma margem para evoluir. Esta época tem sido menos utilizado que na transacta, mas foi titular em 5 jogos da Liga dos Campeões. No que diz respeito a Macheda, não foi feliz na Sampdoria e no QPR, mas parece reunir as características necessárias para ser uma solução no futuro para a selecção italiana: técnica, capacidade física e finalização. Os seus 20 anos dão-lhe perspectivas de evolução. Bom negócio para o Benfica? 25 milhões correspondem ao valor de mercado de Gaitán? Caso este negócio se confirme é mais uma prova de que Benfica e Porto com este tipo de encaixes que conseguem todos os anos (vendas superiores a 17 milhões) estão a "cavar um fosso" para Braga e Sporting? As características de Fábio (lateral que pode fazer a direita e esquerda) é o tipo de jogador que os encarnados devem atacar no próximo defeso? Curiosamente, hoje, Júnior Caiçara, lateral do Gil é igualmente apontado às águias. O brasileiro faz igualmente a lateral esquerda e direita. Boa opção?

No Porto a possível saída de Helton no final desta temporada (o brasileiro está em final de contrato),  possibilita uma especulação sobre o seu sucessor. Fabiano  do Olhanense volta hoje a ser associado aos dragões, também Adriano do Gil Vicente é apontado aos portistas pelo CM - o Visão de Mercado sabe que o brasileiro está na mira do Braga - e Beto (que está emprestado ao Cluj) aguarda pela oportunidade de finalmente ser titular na baliza de um "grande". Conseguirá o Porto renovar com Helton? Se o dono da baliza portista nos últimos anos sair no final desta época a custo zero, qual a melhor solução para o substituir: Kadu, Beto, Adriano, Fabiano ou outro?