Sunday, April 15, 2012

Adeptos do Benfica insultam Jesus, Vieira e os jogadores encarnados durante e depois da vitória na Taça da Liga; Ajax quase campeão; Ligue 1 ao rubro; Chelsea junta-se ao Liverpool na final da FA Cup depois de uma vitória polémica diante do Tottenham; Paulo Sérgio (ex-treinador do Sporting) leva o Hearts à final da Taça da Escócia; João Sousa vence Challenger de Mersin; Nico Rosberg consegue a 1ª vitória da carreira no GP da China em F1

Benfica - Vários adeptos encarnados vaiaram a equipa na chegada ao Estádio da Luz, depois da conquista da Taça da Liga (ver aqui). Para além disso, à saída do Municipal de Coimbra já se ouviam vozes de insatisfação para com Luís Filipe Vieira e Jorge Jesus (ver aqui). Terão Jorge Jesus e LFV os dias contados no Benfica? Como se explica a recepção apoteótica por parte dos adeptos encarnados depois da derrota com o Chelsea e os apupos depois da conquista da Taça da Liga? 

La Liga - Depois das vitórias de Real e Barcelona, jogaram-se hoje as restantes partidas da Liga Espanhola (falta o Getafe-Sevilha de amanhã). Destaque para a goleada do Espanyol frente a um irreconhecível Valencia (4-0), que poderia ter tido outras consequências para os valencianos, caso o Málaga tivesse ganho à Real Sociedad (1-1). Levante (1-2 frente ao Barça) e Osasuna (0-1 no terreno do Betis) também não ganharam, o que abriu portas ao Ath. Bilbao (1-0 ao Maiorca - Llorente), Atl. Madrid (1-0 no terreno do Rayo Vallecano - Falcao), Espanyol e Sevilha para atacarem um lugar na Liga Europa. O Saragoça derrotou o Granada por 1-0 e aproximou-se do seu rival de hoje (5 pts), bem como do Villarreal, que não fez melhor que um 1-1 frente ao lanterna vermelha, Racing Santander.

Premier League/FA Cup - Numa jornada cortada em alguns jogos, devido à FA Cup, o Manchester United aguentou a pressão do City (vitória por 6-1 em Norwich) e derrotou o Aston Villa por 4-0 (Rooney x2, Welbeck e Nani). Depois do Liverpool ter derrotado o Everton por 2-1, hoje foi a vez de Chelsea e Tottenham medirem forças nas meias finais. Os blues levaram a melhor por 5-1, numa partida marcada por graves erros de arbitragem contra os spurs (podem ver no Facebook do VM). Drogba, Mata, Ramires, Lampard e Malouda marcaram para o Chelsea, enquanto que Bale fez o momentâneo 1-2 para o Tottenham.

Bundesliga - O Bor. Dortmund venceu o derby do Vale do Ruhr (1-2 no terreno do Schalke 04) e aproveitou o empate 0-0 entre Bayern e Mainz para ficar a apenas 1 ponto do bicampeonato. Na luta pelo 3º lugar, o Bor. Moechengladbach aproximou-se do Schalke 04, depois de bater o Colónia por 3-0. No fundo da tabela, o Kaiserslautern segue numa série negra (9 empates e 12 derrotas) e está bem próximo de ser despromovido, enquanto que Hertha e Colónia lutam para escapar ao penúltimo lugar (o antepenúltimo obriga a jogar um playoff).

Ligue 1 - O Montpellier tropeçou na deslocação a Lorient, mas continua na liderança da Liga Francesa, pois o PSG não fez melhor que um empate em Auxerre. A equipa do sul de França perdeu por 2-1, enquanto que os parisienses empataram 1-1 (o Montpellier tem 2 pontos de vantagem). O Lille (4-1 ao Ajaccio) aproveitou para aproximar-se novamente do 1º lugar (menos 7 pontos). No fundo da tabela, o Auxerre parece já condenado, enquanto que 8 equipas estão separadas por apenas 4 pontos.

Eredivisie - O Ajax derrotou o De Graafschap por 3-1 e ficou mais perto do bicampeonato. O clube de Amsterdão tem 6 pontos de vantagem para o AZ Alkmaar, quando sobram 12 pontos em disputa. O PSV acabou por derrotar o AZ Alkmaar por 3-2, o que acabou por dar preciosa ajuda ao seu rival Ajax. O Twente empatou 2-2 com o NAC Breda, enquanto que Feyenoord (3-0 ao Excelsior) e Heerenveen (4-2 ao NEC) ganharam. O 2º lugar, que dá acesso ao playoff da Liga dos Campeões, está ao rubro, com AZ e Feyenoord com 58 pts e Twente, Heerenveen e PSV com 57 pts.

Escócia - Paulo Sérgio levou o Hearts à final da Taça da Escócia, depois de bater o Celtic por 2-1. Craig Beattie, ex-jogador dos católicos, marcou o golo decisivo, de grande penalidade, aos 90 minutos. O Heart of Midlothian vai disputar a final frente ao grande rival de Edimburgo, o Hibernian. Depois da vitória do Kilmarnock na Taça da Liga, Celtic e Rangers ficam afastados de conquistar qualquer Taça interna, pela 1ª vez desde 1989-90 (o Aberdeen tinha ganhou as 2 desse ano).

Ciclismo - Depois de Manuel Cardoso ter vencido a 1ª etapa da Volta a Castela e Leão, foi a vez de Tiago Machado brilhar, ao terminar a prova na 5ª posição. O português ganhou terreno na última etapa, pois tinha partido na 10ª posição da geral. Rui Costa terminou a conceituada Amstel Gold Race (clássica das Ardenas) na 19ª posição, numa corrida ganha pelo italiana Enrico Gasparotto.

Ténis - João Sousa conquistou o seu 2º título da carreira, depois de bater o espanhol Javier Marti no Challenger de Mersin, na Turquia. O actual nº172 do ranking ATP bateu o nº 187 por 6-4, 0-6 e 6-4.

Fórmula 1 - Nico Rosberg venceu o GP da China, naquela que foi a sua 1ª vitória na F1. O piloto alemão foi mais rápido que Jenson Button e Lewis Hamilton, que ocuparam os restantes lugares do pódio. Hamilton segue na liderança dos pilotos, com 45 pts (três 3ºs lugares).