Friday, April 20, 2012

Mercado: Mauro Caballero, Julián Velázquez e Bartosz Salamon associados ao Benfica; Fernando apontado ao AC Milan; Fiorentina quer Hugo Viana; Schaars na mira de Sunderland e Fulham

Depois de ter sido associado ao Inter, Fernando é agora apontado ao AC Milan pela imprensa transalpina. O campeão italiano vê no médio do Porto o substituto ideal para Van Bommel (o holandês está em fim de contrato). VM - O brasileiro tem sido uma das melhores unidades dos azuis e brancos esta temporada, e depois de ter pedido para sair do Dragão a temporada passada, não será de todo surpreendente que esteja a cumprir os últimos meses ao serviço do líder da Liga Zon-Sagres. Última época de Fernando no Porto? Qual o seu valor de mercado? Importa recordar que em Setembro foi noticiado que os azuis e brancos ofereceram o brasileiro ao Cluj por 5 milhões de euros mais os restantes 20% do passe de Alvaro Pereira (na altura o médio recusou mudar-se para a Roménia). No Braga, a notícia é o interesse da Fiorentina em Hugo Viana. O clube italiano quer reforçar o seu meio campo (Montolivo vai sair a custo zero) e parece disposto a pagar os 2,5 milhões de euros da cláusula de rescisão do português. VM - Viana está a realizar mais uma excelente época no Minho e depois do interesse do Génova no seu concurso, não surpreende esta cobiça por parte de emblemas internacionais (principalmente italianos) no médio bracarense. Conseguirá Salvador segurar um dos seus elementos mais influentes? Como se explica a constante desconsideração de Paulo Bento em relação a Hugo Viana (na nossa opinião não é uma unidade para ser titular no 11 de Portugal, mas justifica claramente uma presença entre os 23 que vão estar no Euro2012)?

Mais a Sul, a imprensa holandesa dá conta do interesse de Fulham e Sunderland em Schaars. O médio do Sporting já tinha sido em tempos associado ao Marselha e a clubes russos. VM - Uma das melhores contratações dos leões esta temporada. Barato (menos de 1 milhão de euros), profissional, acrescentou claramente liderança, competência e cultura táctica ao meio campo leonino. Caso esteja presente no Euro2012 ao serviço da Holanda não será surpreende que o rol de interessados no seu concurso aumente e que permita ao Sporting realizar um bom encaixe financeiro (o Sunderland é dos clubes da Premier League que paga melhor, a título de exemplo pagou 11 milhões por Craig Gordon, o pouco utilizado guardião, foi na altura o guarda-redes mais caro da história do campeonato inglês, só batido este ano por De Gea). Qual o valor de mercado de Schaars? No ranking das melhores contratações do Sporting da actual temporada, em que lugar coloca o holandês?

Por último, no Benfica, vários são os nomes apontados aos encarnados pela imprensa internacional: Mauro Caballero (avançado de 17 anos e 1m77 do Libertad do Paraguai), Julián Velázquez (central que pode actuar igualmente a lateral de 21 anos e 1m84 do Independiente da Argentina) e Bartosz Salamon (médio de 20 anos e 1m94 do Brescia). VM - Salamon pode ser uma contratação a pensar na possível saída de Javi, no entanto, parece ser mais uma tentativa do seu empresário em valorizar o seu passe (já tinha feito o mesmo com o Sporting em Janeiro), já Caballero - não é habitual um jogador de 17 anos actuar na equipa A de um clube da I Liga -  enquadra-se claramente na recente política de contratações dos encarnados (apostar em jogadores jovens, não só para os colocar na equipa B como para os valorizar na nossa Liga como aconteceu com Melgarejo). Por último, Velázquez é um dos bons valores da Liga Argentina e não surpreende que seja associado a clubes portugueses (o VM já tinha dado conta disso em Outubro), o facto de actuar igualmente como lateral direito iria colmatar uma das lacunas do plantel encarnado. Bons reforços? Ou apenas nomes a somar a muitos outros que vão aparecer na imprensa nacional e internacional até dia 1 de Setembro? Até que ponto as eleições no Benfica no último trimestre deste ano, poderá levar a que Vieira cometa algumas loucuras neste Verão? Teremos reforços sonantes na Luz em 2012-13 (um pouco para tentar escamotear mais uma época de falhanços)? Se sim, que nomes podem ser alvo dos encarnados?