Tuesday, April 17, 2012

Liedson, Nélson Oliveira, Vaz Tê, Hugo Vieira, Rudy, João Tomás, Rui Fonte ou Nuno Gomes: Qual deveria ser o 3º avançado de Portugal no Euro 2012?

Partindo do princípio que Postiga e Hugo Almeida vão ser chamados por Paulo Bento para o Euro 2012, e que o seleccionador vai levar um 3º avançado centro (algo que nem é adquirido já que PB pode optar por incluir mais um extremo na convocatória e deixar o ataque a Postiga, Almeida e ao próprio Ronaldo), quem deverá ocupar essa 3ª vaga? Sendo certo que tal como para o lugar de titular, as opções são escassas e de 2ª linha, deixamos as únicas soluções que restam ao nosso seleccionador. 
Como sabem, o critério principal para o VM na selecção é a chamada de apenas jogadores que são titulares nos seus clubes:
- Liedson: Estrela no Corinthians, apesar dos seus 34 anos ainda é o nosso avançado mais talentoso;
- Vaz Tê: Joga numa equipa de II divisão, no entanto o Championship apresenta várias equipas com um orçamento muito superior a todos os nossos clubes da I Liga exceptuando os 3 grandes, bem como ambientes (estádios com médias superiores a 20 mil espectadores por jogo) fervorosos. É o 2º melhor marcador português esta época nos campeonatos profissionais (ler aqui);
- João Tomás: Melhor marcador português na I Liga, aos 36 anos dificilmente como aconteceu no passado (ler aqui) será opção para Paulo Bento;
- Hugo Vieira: Um avançado menos posicional e que potencia melhor o seu futebol nas transições ofensivas. Demonstrou qualidade esta época e seria certamente uma opção com características diferentes das de Postiga e Almeida.
- Rudy: Leva 10 golos na liga Belga, competição onde é um dos destaques e está a ser cobiçado por emblemas da Bundesliga, Série A e Ligue 1. Alto (1m87), jovem (23 anos) faz da polivalência uma das suas armas: joga a avançado centro, 2ª avançado, nº 10 ou ala.
Caso Paulo Bento opte por um jogador que não é titular (aliás como tem sido seu apanágio):
- Nuno Gomes: Pouco ou nada utilizado no Braga fruto da boa forma de Lima, tem a seu favor a experiência;
- Nélson Oliveira: Mereceu a confiança de PB na última convocatória, necessita de melhorar o seu "Killer instinct", a táctica e o estilo de jogo do Benfica não beneficia as suas características, mas é dos poucos avançados portugueses que dá garantias de afirmação no futebol nacional;
- Rui Fonte: Só apontou 3 golos pelo Espanyol esta época, mas a verdade é que por exemplo em comparação com Nélson Oliveira no princípio da temporada relegou o benfiquista para o banco de suplentes nos Sub-21 e em termos de titularidade já foi 7 vezes titular na La Liga este ano ao contrário do jogador das águias que fez parte da equipa titular do Benfica na Liga Zon-Sagres apenas por duas vezes.

PS - Não sendo um jogador de Top (aliás longe disso), admitimos que a nossa escolha para 3º avançado seria o Éder da Académica. No entanto, desde Janeiro (por motivos que se conhece) não joga o que impossibilita a sua chamada. Jogador alto, potente, joga bem no 4-3-3, não sendo um goleador é alguém que pressiona a defensiva contrária, ganha muitas situações e podia ajudar na estratégia da nossa selecção. Não apresenta qualidade para ser titular num dos "grandes" do nosso futebol, mas considerando (as fracas) opções que temos para a selecção, o critério de ser titular e até o bom momento que apresentava, era o que reunia melhores condições. Por outro lado, não deixa de ser preocupante e revelador das nossas lacunas assistir a selecções como a espanhola, francesa e inglesa que apresentam 6/7 soluções para avançado centro muito superiores ao nosso leque de escolhas, como são o caso de Torres, Llorente, Villa, Soldado, Adrian, Negredo, Raul, Giroud, Cisse, Benzema, Remy, Gameiro, Gomis, Welbeck, Rooney, Defoe, Bent, Abgonlahor até Crouch, Zamora e Carroll, entre outros.