Wednesday, April 11, 2012

Jornada 26 (tal como o VM afirmou) revelou-se decisiva. Um provável FC Porto campeão, será o pior da última década em termos de qualidade futebolística

Tal como o VM havia afirmado (ver aqui), a última jornada da Liga Zon-Sagres revelou-se extremamente decisiva para aquele que deverá ser o desfecho final da competição. A vitória do FC Porto em Braga, e consequentemente, a derrota do Benfica em Alvalade, permitiu que os dragões encarem agora as quatro jornadas finais, com 4 e 5 pontos de vantagem (que na prática são 5 e 6), sobre águias e bracarenses, respectivamente. Sem dúvida uma grande injecção motivacional para alguns jogos que se antevêem complicados (deslocação à Madeira na 28ª jornada e recepção ao Sporting na 29ª, principalmente). Com a possibilidade de ainda averbarem uma derrota, ou noutro caso, dois empates, cálculos estes tendo em conta que os seus dois mais directos adversários somariam a totalidade dos pontos possíveis, só mesmo uma grande reviravolta (mais uma!) impedirá o FC Porto de conquistar o seu 26º título de campeão.

Num campeonato atípico, onde FC Porto e SL Benfica sempre pareceram não querer assumir a responsabilidade do primeiro lugar (inexplicáveis, tanto a perda repentina da vantagem por parte dos encarnados, como a primeira parte dos azuis e brancos frente à Académica, no Dragão, depois de uma vitória na Luz, entre outros exemplos). A inconsistência exibicional dos dragões foi gritante ao longo da época, inclusivamente durante o mesmo jogo existiram períodos completamente distintos, pelo que ao que tudo indica, teremos o pior campeão em termos de qualidade futebolística, da última década (dourada do futebol português, com três títulos europeus por intermédio dos dragões e uma final da Taça Uefa, através do Sporting). Tivemos o FC Porto de José Mourinho, e o de André Villas-Boas, o Sporting de José Peseiro, o próprio Benfica, no único título de Jorge Jesus, apresentou durante um largo período da época, um futebol espectacular, extremamente ofensivo, aplicando diversas goleadas aos adversários. Já este FC Porto de Vítor Pereira, versão 2011/2012, é um verdadeiro "pãozinho sem sal", nada cativante, apenas num ou outro lance de génio de Hulk ou James consegue levantar as bancadas. Em termos de qualidade futebolística, é pior que o Benfica frio e calculista de Trapattoni de 2004/2005 (o italiano não tinha metade dos recursos que os encarnados e os azuis e brancos dispõe nos dias de hoje) ou o Porto versão holandesa de Co Adriaanse na época seguinte (tentou, muitas vezes sem sucesso, utilizar variantes do 3-5-2, bem como do 3-4-3). Com grandes probabilidades de arrecadar o título, os azuis e brancos conquistaram a actual vantagem, acima de tudo, pelo seu desempenho nos jogos contra águias e gverreiros (10 pontos em 12 possíveis, contra 5 dos encarnados e apenas 1 dos bracarenses)...nunca pelo seu nível exibicional. Na sua opinião, caso o FC Porto venha a conquistar o título, estamos perante o pior campeão da última década em termos exibicionais? É justo afirmar que este possível campeonato dos azuis e brancos é mais demérito de Benfica e Sporting do que mérito dos portistas? Após a jornada 26, que aspirações ainda podem ter SL Benfica e SC Braga?

A. Carvalho