Tuesday, April 10, 2012

Jorge Jesus: Três anos depois, a conquista de apenas um campeonato não chega para superar as teimosias (Roberto, Emerson), os falhanços (o Benfica apresenta pelo 3º ano consecutivo o seu maior orçamento de sempre) e os constantes erros/invenções...Fim da linha?

Jorge Jesus encontra-se novamente numa posição delicada (já no final da época passada depois dos sucessivos desaires frente ao Porto a sua saída parecia uma certeza, e era inclusive pedida pelos adeptos encarnados, na altura Vieira acabou por optar pela continuidade de JJ). Com a presente temporada na sua recta final, podemos constatar  que Jesus voltou a falhar em vários momentos. É um facto, que nas três temporadas ao serviço do clube, o Benfica apresentou qualidade técnica, sempre com grande intensidade (tirando a brilhante época do FC Porto com André Villas-Boas, os encarnados foram quase sempre superiores aos rivais nas exibições efectuadas), aliada a um futebol com grande vocação ofensiva. Só que o futebol ofensivo e bonito, por si só, não é sinónimo de resultados, e Jesus tem "apenas" um campeonato nacional e duas Taças da Liga (no próximo Sábado, os encarnados são os grandes favoritos à conquista do quarto troféu consecutivo, na mesma competição). Ou seja, pouco. Pouco para um clube com um elevado investimento (pelo 3º ano consecutivo o maior de sempre do clube), e excelentes elencos (na opinião do VM esta temporada é o melhor plantel da Liga, com diversas soluções de qualidade no banco). Num campeonato, que foi claramente a aposta principal dos encarnados esta temporada, é inexplicável a maneira como com 5 pontos de vantagem sobre o FC Porto, os encarnados se encontram actualmente a 4+1 pontos dos dragões. E se tivermos em conta que os azuis e brancos têm sido extremamente irregulares, praticando inclusive um futebol sofrível, ao passo que o Sporting (por razões conhecidas) está a realizar um campeonato claramente abaixo das suas reais capacidades, são factos que em nada abonam a favor de Jorge Jesus. Mais uma vez, as águias vacilaram fisicamente na fase decisiva da temporada (por vezes, dado o calendário exigente, é necessário acalmar o jogo, mas Jorge Jesus parece querer sempre mais um golo, mais um ataque).

Voltamos a referir que em termos técnicos, tácticos e ao nível da capacidade de potenciar jogadores Jesus é um dos melhores, o problema é que neste momento a sua capacidade de incutir algo de novo no Benfica esgotou. Os jogadores não estão com ele, os resultados são insuficientes, falhou nos momentos capitais (jogo com o Braga para a Liga Europa, quase todos os encontros com o Porto, não só perdendo como sendo humilhado como foi o caso dos 5-0 e da derrota que permitiu aos azuis e brancos festejar o título no Estádio da Luz) e a tudo isto ninguém pode ficar indiferente à teimosia/arrogância evidenciava pelo técnico encarnado. Primeiramente foi Roberto, um guarda-redes claramente sobrevalorizado, uma aposta falhada do treinador, que custou pontos atrás de pontos ao clube. Esta temporada, Emerson tem realizado exibições sofríveis, não apresenta sequer qualidade para fazer parte do plantel do clube (curiosamente, um dos seus melhores jogos foi a defesa central contra o Chelsea, nos quartos-de-final da Liga dos Campeões), mas continua dono e senhor da lateral esquerda da defesa. Mas antes tinha acontecido o mesmo com Peixoto. Já para não referir a maneira como lidou com Ruben Amorim (apesar de ser um jogador normal era de uma utilidade tremenda no plantel encarnado e nos últimos 2 meses a sua ausência foi notória). Na opinião do leitor estará Jesus no fim da linha como técnico encarnado? Ou deverá cumprir um 4º ano à frente dos encarnados? Caso venha a sair, quem deverá substituir JJ? Se tivermos em conta que o Benfica apenas conquistou dois títulos de campeão nos últimos 15 anos está também em risco o projecto conjunto de Luís Filipe Vieira e de Rui Costa (as eleições nos encarnados estão próximas)?

A. Carvalho