Thursday, April 19, 2012

Eredivisie: Golos, "vendavais ofensivos" e grande nível técnico; Porém, longe vão os tempos de glória europeia para os clubes, aliás, nesta fase os jogadores da liga holandesa já "olham" para o campeonato português como uma "rampa de lançamento" mais eficaz para os principais clubes europeus

Através de uma pesquisa, relacionada com a presente época, em relação à assistência média e respectiva taxa de ocupação, bem como da percentagem de jogadores holandeses presentes nas dezoito equipas da Liga, podemos concluir que a Eredivisie, para os mais desatentos, primeira divisão holandesa, será porventura, uma das ligas secundárias europeias mais agradáveis para os espectadores.

Com uma excelente taxa de ocupação (média de 89,36%) a Eredivisie proporciona grandes espectáculos de futebol ofensivo aos espectadores, que são "brindados" com uma média de 3,2 golos por partida (a mais alta no top 10 do ranking de países da Uefa). Numa competição claramente vocacionada para o ataque, não fosse a Holanda uma grande escola de formação de avançados, a maior parte dos jogadores são também holandeses (61.43%), factos que possibilitam uma relação de grande proximidade entre clubes e adeptos. Tal pode ser transmitido, pelo denominado "clubismo de bairro", muito semelhante ao presenciado na Premier League inglesa, que faz com que clubes como o Heracles, Heerenveen ou Venlo, provenientes de pequenas cidades, apresentem sempre uma elevada taxa de ocupação nos seus jogos caseiros.

Porém, nem tudo é um mar de rosas para os clubes holandeses, pois longe vão os tempos do PSV de Eric Gerets e Ronald Koeman campeão europeu em 1988, ou do grande Ajax de 1995, composto por Van der Sar, Davids, Litmamen, Seedorf, entre outros, que conquistou a Liga dos Campeões. Hoje em dia, apenas na Liga Europa, os principais clubes holandeses terão possibilidades de aparecer nas fases mais adiantadas das provas europeias. São claramente conjuntos formadores, e posteriormente, exportadores. E mesmo a nível da "exportação", nesta fase ocorre um fenómeno interessante. Os jogadores cada vez mais encaram a Liga portuguesa como um campeonato que lhes pode dar a intensidade e visibilidade necessária antes de darem o salto para um colosso europeu. Bas Dost, Van der Wiel, Christian Eriksen, Luuk de Jong, Guidetti, Wijnaldum ou Matavz, entre outros, poderão ser os próximos a passar por esse processo. Apesar de um bom nível de vida da sua população, os clubes holandeses não cometem "loucuras". Os poucos investimentos extra formação, são realizados em jovens jogadores estrangeiros, com potencial para serem rentabilizados. Quem não se lembrará de Romário e Ronaldo, ou ultimanente de Bryan Ruiz e Luis Suarez, que tiveram passagens pela primeira divisão holandesa nas fases iniciais das suas carreiras.

Que jogadores destaca da Eredivisie? Liga a explorar pelos clubes portugueses? Tendo em conta as populações nacionais portuguesa e holandesa (sensivelmente 10 e 16,5 milhões, respectivamente), estamos perante os dois melhores formadores de jogadores do mundo, na proporção qualidade/praticantes? Como se explica, que como aconteceu com Wolfswinkel e Labyad, os jogadores da Eredivisie nesta fase encarem a Liga Zon-Sagres como um campeonato superior? Efeitos das transferências recentes de Di Maria, Coentrão, entre tantos outros, para aquelas 10/11 equipas que estão acima de todas as outras (as que são mais ambicionadas pelos jogadores) a nível Mundial?

A. Carvalho