Thursday, April 19, 2012

Didier Drogba: O diamante africano!

Há 34 anos, nasceu na Costa do Marfim, um dos maiores jogadores africanos da história. Avançado, ou não fosse ele proveniente do mesmo continente de Roger Milla, George Weah  ou Samuel Eto'o. O seu nome? Didier Yves Drogba Tébily, no mundo do futebol mais conhecido por Didier Drogba. Lapidado numa das melhores escolas de futebol do mundo, a francesa (teve passagens pelo Le Mans, Guingamp e Marselha), foi contratado pelo Chelsea (custou sensivelmente 35M€), no ínicio da temporada 2004/05, sendo um dos pedidos expressos de José Mourinho, que recém-chegado ao clube, logo ordenou a sua contratação.

Não tardou em deixar a sua marca, sendo hoje em dia, o melhor marcador estrangeiro da história do clube londrino e um dos seus vice-capitães. Com 3 Premier League como cartão de visita, acumula ainda 3 Taças de inglaterra, duas Taças da Liga Inglesa e duas Supertaças. Duas vezes melhor marcador da Premier League (2006/07 e 2009/10), e também, duas vezes melhor jogador africano do ano (2006 e 2009), falta no entanto um grande título continental ao jogador, seja a nível de clubes, ou pela sua selecção nacional. Se no Chelsea, leva já 5 meias finais da Liga dos Campeões (uma final perdida nas grandes penalidades frente ao Manchester United), pela Costa do Marfim leva já duas CAN perdidas...também nas grandes penalidades (na última edição, falhou um castigo máximo, que poderia ser decisivo, durante os 90 minutos regulamentares). Drogba já merecia uma pontinha de sorte!

Apresenta uma força física impressionante, ainda na passada quarta-feira, sozinho na frente de ataque, conseguiu com o seu poderio, colocar em sobressalto, durante os noventa minutos, toda a defensiva do Barcelona, tendo sido o autor do único golo da partida, que acalenta esperanças aos Blues...e a si próprio para o jogo da segunda mão em Camp Nou. Muito forte no jogo de cabeça, com grande capacidade técnica, segura a bola de costas para a baliza, permitindo que a sua equipa suba no terreno (manobra muito usada no jogo da primeira mão), como muito poucos jogadores da sua posição. Quem não se recorda da maneira como Mourinho venceu a sua 1ª Premier League (o esforço de Drogba na frente, praticamente a jogar numa ilha, aliás, algo que tem sido apanágio em toda a sua carreira). Dada a falta de títulos de dimensão continental, podemos incluí-lo num patamar abaixo de jogadores como Weah (marcante na sua época e considerado o melhor do Mundo em 1995) ou de Eto'o (com 3 LC no currículo, de longe o futebolista de África com mais troféus...se aliarmos títulos e qualidade futebolística será o melhor jogador africano de todos os tempos). Em final de contrato com o clube londrino, muito se tem falado da possibilidade de Didier rumar ao clube chinês Shanghai Shenhua, no qual o seu ex-companheiro, Nicolas Anelka, é agora jogador e treinador. Apesar dos 34 anos, o seu lugar é ainda nos grandes palcos, nas grandes competições. Todos os verdadeiros amantes do futebol pensam...Não vás Drogba! Na sua opinião, qual o lugar de Drogba no top dos futebolistas africanos de todos os tempos? Estamos perante um dos melhores avançados mundiais das últimas duas décadas?

A. Carvalho