Monday, April 16, 2012

Equipa de futebol do Sporting em "blackout"; Godinho afirma que o orçamento dos leões na próxima época, devido à ausência na Liga dos Campeões, vai baixar entre 6 a 8 milhões

Os leões entraram em "blackout" esta segunda-feira, depois da reunião entre elementos da SAD leonina. A partir deste momento, nenhum jogador, treinador ou dirigente do Sporting tem autorização para falar à comunicação social, excepto nas ocasiões em que são obrigados pelos regulamentos. Os leões lançaram o seguinte comunicado: "A administração da Sporting Clube de Portugal, Futebol SAD, decretou o 'blackout' na equipa de futebol profissional, numa medida que vigorará a partir do dia de hoje. Qualquer informação apenas poderá ser obtida no site oficial do clube, sem prejuízo de estarem asseguradas as presenças regulamentares previstas pela UEFA (Liga Europa), Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga Zon Sagres) e Federação Portuguesa de Futebol (Taça de Portugal)". Medida acertada por parte do Sporting? A que se deve esta tomada de decisão?

Noutro âmbito, devido à provável ausência dos leões da Liga dos Campeões, Godinho Lopes afirmou à Agência Lusa que o orçamento do clube vai baixar entre 6 e 8 milhões de euros para a temporada 2012-2013: "O Sporting tem compromissos e responsabilidades para assumir e tem de viver em função das receitas que gera. Se queremos competir na Europa, temos de ter as contas de acordo com o 'fair-play' financeiro que a UEFA impõe". Devido aos problemas financeiros, GL referiu que os leões precisam de reduzir custos, mas que irá manter a maior parte dos jogadores do actual plantel. As contratações para o Sporting 2012-2013 "serão cirúrgicas e em função das saídas que vierem a ocorrer" e só sairá algum jogador "se surgir uma proposta que tenha correspondência com a valia técnica, desportiva e financeira". Até que ponto o próximo defeso leonino será afectado por esta decisão? Irão os leões tentar arrecadar 50 milhões de euros com a venda de elementos como Capel, Patrício, João Pereira, André Santos, Carriço, Wolfswinkel e Adrien Silva? Que jogadores devem entrar e sair? É justo afirmar que Domingos Paciência (ele que deixou o Sporting em 5º lugar, sem fio de jogo e a apresentar um futebol de péssima qualidade) é o principal responsável pelo não apuramento dos leões para a próxima edição da LC?