Sunday, April 22, 2012

Cristiano Ronaldo: «O melhor jogador português de todos os tempos» pode juntar mais um recorde ao seu já vasto currículo; Van Persie eleito melhor jogador da Premier League (Kyle Walker venceu o prémio de "melhor jovem")

Cristiano Ronaldo - O melhor jogador português de todos os tempos (ler aqui), que (como está na imagem ao lado) respondeu ao empate do Barcelona, com o 2-1 e soltou um: "Calma, eu estou aqui", pode juntar mais um recorde ao seu já vasto currículo. Se facturar na próxima jornada ao Maiorca passa a ser o único jogador da La Liga a marcar a todas as equipas do campeonato a mesma época. O maior goleador do Mundo (ler aqui), depois de em duas épocas consecutivas ter passado a barreira dos 40 golos (algo que nunca tinha acontecido nas principais ligas europeias), parece estar mesmo destinado a quebrar todos os recordes a nível de golos (pelo menos os mais importantes do futebol mundial em termos individuais). Conseguirá CR7 vencer a Bota de Ouro (pelo 2º ano consecutivo) e principalmente a Bola de Ouro em 2012? Nesta fase ainda se pode questionar o facto de Ronaldo ser o melhor jogador português de todos os tempos? A juntar à sua qualidade, o seu currículo individual supera todos os outros futebolistas portugueses.

Premier League - Robin van Persie, foi eleito, pela Associação de Jogadores Profissionais (PFA), o melhor jogador da Premier League. O holandês do Arsenal, levou a melhor na votação sobre Joe Hart, Sergio Aguero, David Silva (todos do Man. City), Wayne Rooney (Man United) e Scott Parker (Tottenham). Já o lateral-direito Kyle Walker (Tottenham), foi eleito o melhor jogador jovem da competição, suplantando Danny Welbeck, Daniel Sturridge, Alex Oxlade-Chamberlain, Sergio Aguero e Gareth Bale. Destaque ainda para aquela que é a melhor equipa do ano para a PFA: Joe Hart (Man. City), Kyle Walker, (Tottenham), Coloccini (Newcastle), Kompany (Man. City), Leighton Baines (Everton), Yaya Touré (Man. City), Scott Parker (Tottenham), David Silva (Man. City), Gareth Bale (Tottenham), Van Persie (Arsenal) e Wayne Rooney (Man. United). VM - Não concordamos com o timing desta eleição, principalmente porque nestes últimos 3 jogos algo ainda pode mudar. Se o City for campeão Aguero merecia o prémio (3º melhor marcador da prova, e uma peça fundamental nos Citizens, aliás bateu todos os recordes do clube na sua época de estreia), e por outro lado Rooney pode ainda ser o melhor marcador da prova (só tem menos 1 golo que RVP). Noutro âmbito, apesar de Walker ter sido uma das grandes revelações da prova, se Aguero estava nomeado para melhor jovem (aos 23 anos perto de fazer 24 já não faz sentido, mas são os critérios da PFA, por isso é que o VM estabelece sempre uns muito próprios) devia ser o eleito. Por último, admitimos que vamos ter dificuldades em colocar algum elemento do Man Utd (seja ou não campeão) na equipa do Ano da Premier League. Qual foi o MVP da Premier League esta época? O melhor jovem? E a equipa do Ano?

Resultados - O Vit. Guimarães derrotou a U. Leiria por 3-2 e aproximou-se do 5º lugar (6 pontos). Soudani foi a grande figura da partida, ao apontar 2 golos (Bruno Teles marcou o outro do Vitória, enquanto que Bruno Moraes e Djaniny marcaram para os leirienses). Na fuga à despromoção, o Feirense derrotou o Vit. Setúbal por 1-0 (Buval) e espera agora por um deslize da Académica (2 pontos de diferença). Gil Vicente e Rio Ave não saíram do 0-0. Em Itália, a Juventus ganhou importante vantagem sobre o AC Milan, depois de golear a AS Roma por 4-0 (Vidal x2, Pirlo e Marchisio). Os rossoneri estão a 3 pontos da vecchia signora, depois de empatarem em casa frente ao Bolonha (1-1, com Ibrahimovic a marcar aos 90 minutos). Em França, o PSG goleou o Sochaux por 6-1, mas quem continua na liderança é o Montpellier (1-0 ao Valenciennes).

Modalidades - O Sporting ganhou por 31-29 ao Wacker Thun e ficou mais próximo de chegar à final da Taça Challenge em Andebol (falta a 2ª mão na Suíça); FC Porto mais perto do título de Andebol, mesmo após empate 24-24 frente ao Madeira SAD (o Benfica perdeu 29-31 frente ao ABC); Benfica sobe à liderança do campeonato de Hóquei, depois de bater a Juv. Viana por 9-4, tendo beneficiado do deslize do FC Porto frente à Ac. Espinho (8-4); FC Porto-CAB Madeira e Benfica-Lusitânia são os jogos das meias finais do playoff da Liga de Basquetebol; Depois de 7 finais perdidas de forma consecutiva para Djokovic, Rafael Nadal deu finalmente um ar da sua graça. Em terra batida, o espanhol é o melhor, ainda por cima no Masters de Monte Carlo, onde vinha com uma série de 7 triunfos (hoje elevou para 8, um recorde em qualquer torneio ATP). Nadal não deu hipóteses ao sérvio, venceu por 6-3/6-1 e coleccionou o seu 20º Masters da sua carreira (mais 1 que Federer). Rui Machado chegou à 1ª final da temporada, mas foi incapaz de bater o espanhol Roberto Bautista-Agut no challenger de Roma. A partida terminou ao fim de 2h45m com os parciais de 6-7, 6-4 e 6-3 favoráveis ao nº149 do ranking ATP. Sebastian Vettel venceu o GP do Bahrain, naquela que foi a sua primeira conquista em 2012. Kimi Raikkonen ficou na 2ª posição (regresso ao pódio, quase 3 anos depois), enquanto que Roman Grosjean fechou o pódio (melhor classificação de sempre). Mark Webber terminou pela 4ª vez consecutiva na 4ª posição. O bicampeão do Mundo, regressou à liderança do Mundial de Pilotos, com 53 pts (mais 4 que Lewis Hamilton).