Wednesday, March 28, 2012

Sporting vs Metalist: Leões defrontam adversário recheado de estrelas; Equipa de Sá Pinto é favorita mas não pode subestimar o melhor ataque da Liga Europa

Depois do brilhante apuramento perante o Manchester City, o Sporting tem pela frente os ucranianos do Metalist nos quartos de final da Liga Europa. Analisando o adversário, importa dizer que venceu o seu grupo, à frente do AZ Alkmaar, despachou o Salzburgo facilmente e eliminou o líder do campeonato grego, o Olympiacos, no seu terreno. Apesar de serem o 3º classificado do campeonato ucraniano, nos últimos anos reduziram bastante as diferenças para Shakhtar e D.Kiev, à custa de  um investimento muito forte na equipa de futebol (o Metalist apresenta um orçamento muito superior ao do Sporting, a prova disso é a aquisição de vários craques sul-americanos que eram estrelas no campeonato argentino e brasileiro). O 11 habitualmente titular, disposto num 4231 ou 442, apresenta elementos como Villagra (lateral bastante ofensivo), Torsiglieri e Gueye (2 centrais com mais de 1m90), Juan Torres (médio defensivo), Cleiton Xavier (a estrela da equipa a organizar o jogo), Sosa (ex-Bayern e Nápoles e habitual titular na selecção argentina), Taison (jogador muito rápido que na esquerda ou no meio cria desequilíbrios com facilidade), Blanco ou Marlos (ambos bastante técnicos) e Cristaldo, ou seja, é praticamente composto por brasileiros e argentinos promissores e de grande qualidade (há que também ter cuidado com Devic, excelente avançado ucraniano). É um conjunto bastante técnico, rápido e muito perigoso nas transições ofensivas, mas que não gosta de assumir os encontros, o que pode explicar que obtenham melhores resultados fora de portas.

Na equipa de Sá Pinto (nesta fase em termos europeus parece já ter definido o seu 11 base) não deverão haver grandes novidades, Carriço e Schaars regressarão ao meio campo (Rinaudo seria bastante importante para travar a velocidade dos homens do Metalist), Matias e Izmailov ficarão encarregues de criar o jogo ofensivo dos leões, e Capel e João Pereira com a missão de dar profundidade à equipa. Patricio, Polga, Xandão, Insua e Wolfswinkel serão os restantes titulares. Se a turma verde e branca conseguir não sofrer golos, dará um passo muito importante no que toca ao apuramento (poderá ser a chave da eliminatória). Apesar de o Sporting ser favorito, não deve subestimar o Metalist (que apesar de pouco mediático é um conjunto muito perigoso), encarando este adversário com o máximo respeito. Não cometer erros na transição defensiva (o Sporting não se pode expor ao contra-ataque do Metalist) e explorar o sector defensivo do Metalist (é claramente o ponto fraco dos ucranianos) e as situações de bola parada (apesar da presença de Gueye e Torsiglieri no seu todo o adversário leonino é uma equipa baixa e que defende mal estas situações) podem ser os trunfos para que os leões vençam o jogo de amanhã. Prognósticos? Qual será o 11 de Sá Pinto? É justo afirmar que jogadores como Taison, Sosa, Cleiton Xavier, Marlos e Cristaldo seriam titulares de caras por exemplo no Braga, equipa que lidera a Liga Zon-Sagres? Um 0-0 em casa, perante o melhor ataque da Liga Europa, e considerando a importância de não sofrer golos no seu terreno nas competições europeias e as características do adversário (joga melhor fora onde pode explorar as transições ofensivas do que no seu terreno onde tem de assumir o jogo e fica mais exposto defensivamente) pode ser um bom resultado para o Sporting?