Tuesday, March 20, 2012

Sp. Braga: Primeiro objectivo superado; Conseguirão os minhotos alcançar os 3 que faltam?

Com a derrota do Sporting frente ao Gil Vicente, o Braga praticamente assegurou um lugar na Liga dos Campeões na próxima época, concretizando assim um dos grandes objectivos para esta temporada. No entanto, a época não acabou e os minhotos pretendem dar ainda mais brilho a 2011-2012 definindo 3 metas (pela respectiva ordem de importância) até final do ano:
3.º - Conquistar a Taça da Liga: Salvador há muito procura alcançar um título (algo que ainda não conseguiu desde que assumiu a presidência do Braga, pois a Intertoto não permite propriamente erguer um troféu e mais não é que um estatuto para a equipa que vai mais longe na UEFA das que participaram por esta via de apuramento);
2.º - Terminar a temporada na 2ª posição: Iria não só permitir a entrada directa na fase de grupos da LC (o que em termos financeiros teria um impacto decisivo nas contas do clube e na preparação da próxima época no que diz respeito a entrada e saída de jogadores), como proporcionar um lugar à frente de 2 dos denominados "grandes" (sejam eles Sporting e Benfica ou Sporting e Porto), o que seria mais um passo decisivo na afirmação do estatuto (ainda reconhecido por poucos) do Braga no futebol português;
1º - Conquistar a Liga Zon-Sagres 2011-12: Daria igualmente o 1º título a Salvador e seria um marco histórico no futebol nacional, ainda para mais considerando que Porto, Benfica e Sporting, apresentam respectivamente os seus maiores orçamentos da história.

Conseguirá o Braga chegar a algum destes objectivos? A 2 ou a nenhum? Até que ponto o calendário (vai à Luz e a Alvalade) e as lesões (Salino é mais um dos muitos casos que complicou a tarefa de Jardim esta época) vão impedir a missão dos gverreiros? Independentemente do que vier a acontecer é justo afirmar que o Braga neste momento já é um "grande"?