Monday, March 19, 2012

SL Benfica - FC Porto, meias finais da Taça da Liga: Encarnados estão melhor, mas já não vencem os dragões na Luz desde 2009. Competição desprezada pela maioria, pode ajudar a atenuar estragos esta época? Conseguirá o Benfica superar esta "espécie" de complexo de inferioridade em relação aos azuis e brancos durante a Era Jesus? Ou o Porto (apesar do péssimo futebol que apresenta) vai voltar a vencer na Luz?

Amanhã pelas 20h45, terá lugar no Estádio da Luz, a primeira meia final da Taça da Liga, competição que poderá valer o único título em 2012 a Benfica e FC Porto (caso o Braga vença o campeonato e a Taça da Liga, dragões e águias terminarão o ano de 2012 sem qualquer troféu).

Em relação ao clássico, as águias encontram-se ligeiramente em vantagem. Pois, apesar de estarem a criar uma espécie de um complexo de inferioridade em relação ao FC Porto (algo muito semelhante com o que se verifica entre o Real e o Barça), já que desde 2009 não os conseguem derrotar em sua própria casa e na Era Jesus permitiram aos azuis e brancos no Estádio da Luz o festejo do título de campeão da equipa dirigida por Villas Boas após derrota dos encarnados por 1-2, a eliminação nas meias-finais da Taça de Portugal depois de desaire por 1-3, e recentemente perderam para o campeonato diante do conjunto de Vítor Pereira (resultado que pode ser decisivo nas contas pelo título), o facto do jogo ser na Luz, aliado ao futebol deprimente praticado pelo FC Porto actualmente, bem como devido aos azuis e brancos não poderem contar com Fernando, claramente o seu melhor jogador esta época, fazem pender a balança para o lado do Benfica (que não estando no melhor momento exibicional da época, está em termos futebolísticos a apresentar outra qualidade em comparação com o rival).

Frequentemente menosprezada pela maioria, a Taça da Liga poderá servir para minimizar estragos esta temporada, pelo que ambos os emblemas, se não entrarem no relvado na máxima força amanhã, pelo menos estarão lá perto. No lado do SL Benfica, Eduardo renderá Artur, mas o resto do onze deverá ser o mais utilizado por Jorge Jesus até ao momento. Do lado do FC Porto, por opção técnica, apenas Helton não foi convocado entre os habituais titulares, e dado que Vítor Pereira já na fase de grupos optou por colocar os melhores jogadores em cada jogo, amanhã também não deverá fugir à regra. Na opinião do VM, Mangala seria a melhor opção para o lugar de Fernando (o caudal ofensivo dos encarnados é muito superior ao do Nacional, pelo que é preferível um jogador com características mais defensivas).  

Qual o seu prognóstico para amanhã? Dada a possibilidade dos dois clubes não conquistarem nenhum troféu em 2012, na sua opinião, a Taça da Liga é agora mais valorizada? Qual o substituto ideal para Fernando? Defour ou Mangala? Que 11's vão apresentar os treinadores? É justo afirmar que o Benfica está a criar uma "espécie" de complexo de inferioridade em relação ao Porto que muito tem contribuído (é visível que isso afecta os jogadores e Jesus) para os sucessivos desaires (principalmente nos últimos 3 anos) nos clássicos entre as duas equipas?

A. Carvalho