Wednesday, March 21, 2012

Real Madrid volta a "escorregar" (Barcelona está a 6 pontos dos merengues); Man City vence Chelsea depois de uma reviravolta com uma contribuição decisiva de Carlos Tévez

Villarreal 1-1 Real Madrid - Ronaldo marcou primeiro (belo golo do português) e Senna empatou já perto do fim na sequência de um livre directo (Casillas foi muito mal batido). Destaques:
- Ronaldo leva já 33 golos no campeonato esta época, 100 no campeonato desde que está nos merengues e 130 em 130 jogos em todas as competições desde que assinou pelo Real Madrid. Notável.
- O Real voltou a jogar mal, a cometer muitos erros defensivos (principalmente na 1ª parte, já abordarmos essa questão aqui!), e principalmente denotou um nervosismo durante toda a partida inexplicável considerando a vantagem que apresenta em relação ao Barcelona;
- Rui Faria foi expulso ainda com o resultado em 0-0, Mourinho, Ozil e Sérgio Ramos receberam igualmente ordem de expulsão mas quando a partida estava empata a 1. Algo que está relacionado com o nervosismo dos merengues, mas igualmente com a falta de qualidade dos árbitros espanhóis. Apitam demasiado, dão um excesso de importância a situações paralelas ao jogo e permitem "rodinhas" e a pressão dos jogadores sobre as suas acções que apenas demonstram a sua fragilidade e falta de autoridade...o que depois se reflecte nas suas decisões.
- Pelo 2º jogo consecutivo o Real permitiu um empate na sequência de uma bola parada. Esta época já se está a tornar um hábito. Neste caso foi um livre directo a culpa é toda de Casillas (que como frisamos várias vezes nunca será um super-guardião como foi Buffon), mas em quase todos os jogos os merengues sofrem golos em situações de bola parada.
- Por último, com este empate o Barcelona está agora a 6 pontos do conjunto de Madrid. Como se sabe os catalães ainda vão receber os merengues e até final inclusive beneficiam de um calendário "mais acessível". Temos campeonato? Quem será campeão? Como se explicam estes erros (inclusive depois do 1-0 nunca conseguiram controlar a partida, algo que é habitual nas equipas de Mourinho) e nervosismo dos merengues?

Nos outros jogos da La Liga, destaque para as vitórias do Barcelona frente ao Granada (5-3 com hattrick de Messi), do Zaragoza no terreno do Valencia e do Atlético diante do Bilbao (Falcao bisou).  

Manchester City 2-1 Chelsea, Agüero (78 g.p.), Nasri (85); Cahill (60) - Momento mágico de Carlos Tévez no seu regresso à equipa principal do City, o argentino assistiu Nasri para o 2-1 e demonstrou que poderá ser uma peça-chave nas intenções dos Citizens em chegar ao título. Vitória da equipa da casa, depois de uma reviravolta emotiva, que coloca novamente os comandados de Mancini a um ponto dos rivais Man Utd (se os Red Devils vencerem este campeonato depois de terem sido humilhados na LC, LE e na própria Premier League é uma tremenda injustiça). Destaques: Nasri fez um excelente jogo (ainda não está ao nível do que demonstrou no Arsenal, mas quase), Balotelli desperdiçou uma "prenda" de Lampard, Aguero está com um nível exibicional (técnico e físico) cada vez mais perto dos 3/4 melhores do Mundo na actualidade e os Citizens voltaram a demonstrar mais uma vez que são claramente uma das 3 equipas com mais "argumentos" no futebol Mundial (a qualidade/quantidade de soluções que apresentam é gritante). No que diz respeito ao Chelsea, os londrinos voltaram a jogar muito pouco (até pareceram sempre mais interessados no empate). Tiveram em Cech o melhor elemento (nesta fase aquele rótulo: já não é como era antes da lesão, é injusto), Lampard foi uma nulidade, os laterais (Bosingwa e Cole) estão a milhas do que já fizeram no passado e este conjunto de Di Matteo se continuar a evidenciar este (pobre) futebol está ao alcance do Benfica. Actuaram novamente num 4-3-3 mas com Ramires a ser o elemento da direita no ataque (o que não resultou) e com Torres na frente (não dispôs de oportunidades, mas massacrou a defesa do City com a sua pressão).

Nos outros jogos da Premier League, destaque para o empate do Tottenham em casa diante do Stoke, para a derrota do Liverpool na casa do QPR por 3-2 (os Reds estiveram a ganhar por 2-0) e para o triunfo do Arsenal frente ao Everton.
Classificação:
1. Manchester United 70
2. Manchester City 69
3. Arsenal 55
4. Tottenham 54
5. Chelsea 49
6. Newcastle 47
7. Liverpool 42
Quem vai ser campeão? E que equipas vão conseguir ficar nos 4 primeiros lugares, ou seja, nos lugares de acesso à Liga dos Campeões? Como se explica que o Man Utd, que apresenta apenas o 4º ou 5º melhor plantel de Inglaterra, depois de ter sido humilhado na LC, na LE, e na própria Premier League (este ano já perdeu em casa frente ao City por 1-6) esteja ainda no 1º lugar e com francas possibilidades de ser campeão?